Compreender a natureza sintática do pensamento projetual através de experimentações de fundamentação empírica e intuitiva, explorando materialidades e espacialidades.Discutir projeto como um arranjo organizado de materialidades.Desenvolver a matriz invariante, o conceito estrutural responsável por conferir coerência material/formal ao objeto, tornando assim possível sua constituição enquanto fato concreto.Conceber o processo de desenvolvimento de projeto através de uma experiência direta e colada à exploração do meio, do suporte físico, do próprio material disponível à ação do pensamento traduzida em intervenções e gestos aplicados em sua superfície ou volume.Flagrar hipóteses de intervenções em objetos e estruturas, traduzindo procedimentos de projeto inovadores e transgressores.
Estudar e traçar percursos cognitivos que acompanhem a trajetória do processo de criação, entre a experimentação e o projeto propriamente dito.Propor, desenvolver e discutir resultados a partir da experimentação no processo de projeto de objetos e estruturas presentes no espaço construído.Investigar e gerar especulações projetuais que estabeleçam a interlocução entre Design e Arquitetura.
1. O ensino de projeto através de experimentações: escolas e propostas; 2. Aprendizado através da experiência: o raciocínio projetual e a obra de designers e arquitetos selecionados;3. Sintaxe dos materiais e sintaxe do pensamento projetual; 4. A experiência do desenho através da manipulação do suporte físico; 5. Lazló Moholy-Nagy : o laboratório material e os moduladores do tempo/espaço com seus atributos sensíveis; 6. Bruno Munari: experimentações visuais e tridimensionais; máquinas úteis e inúteis.7. Espacializar, organizar e montar.8. Vilém Flusser e Richard Sennet: ação mental e manual, e a consciência da materialidade durante o ato projetual; 9..Práticas em laboratório de modelo que traduzam as experiências da experimentação ao projeto, com foco na tríade: material, forma e espacialidade.
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