Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Projetos
 
Disciplina: AUP2001 - MOP: Design para Mobilidade e Transporte
EDM: Design for Mobility and Transportation

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina tem por objetivo a realização de projetos de produtos e/ ou de serviços que envolvem mobilidade e transporte de pessoas e cargas por propulsão humana, mecânica, elétrica ou alternativa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
506352 - Cristiane Aun Bertoldi
7753890 - Marcelo Silva Oliveira
 
Programa Resumido
Desenvolvimento de projetos produtos e/ou de serviços voltados para mobilidade e transporte.
 
 
 
Programa
Instrumentar os alunos nas diversas etapas do desenvolvimento do projeto de produtos para o transporte, dando ênfase na interface: Design- Engenharia. Exercitar ferramentas de projeto para gerenciamento de equipes, organização de pesquisa e elaboração de produtos com adequação de linguagem ao público e ao contexto- sócio-histórico-cultural. Introdução a Design de transportes: O homem e sua mobilidade; Classificação e definição dos meios de transporte; Sistemas de transporte; Design para transportes; Veículos e meio ambiente; Introdução a projeto de veículos (ergonomia). Estrutura e Elementos de construção Introdução à estrutura veicular Elementos de construção – da arruela à nervura; Elementos de fixação; Materiais e processos mais utilizados em veículos. Busca pela forma e o “Package” Entendendo “Package” Posicionando o manequim Ispiração e proposições formais (O Sketch temático) Qualidade em projeto Conceitos básicos Sistemas de qualidade; Análise de falhas; Segurança.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas expositivas Exercícios em sala Leitura e discussão de textos Visitas técnicas e pesquisa de campo Desenvolvimento de projeto assistido em sala Apresentação de projetos.
Critério
Os projetos serão desenvolvidos por equipes de até três alunos. As atividades práticas serão desenvolvidas individualmente ou em grupo, em decorrência de suas características e demandas e sua apresentação corresponderá uma entrega de trabalho, com atribuição de nota. As avaliações referentes ao conteúdo teórico do curso poderão ser realizadas por meio de trabalhos escritos de produção individual.
Norma de Recuperação
Apresentação dos projetos desenvolvidos na disciplina, acompanhado de relatório técnico com documentação dos procedimentos adotados e reflexão sobre resultados obtidos.
 
Bibliografia
     
BAXTER, Mike. Projeto do Produto – guia prático para desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: Blucher, 2005. BÜRDEK, B. E. Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo, Edgard Blücher, 2006. LARICA, Neville Jordan. Design de transportes - Arte em função da mobilidade. Rio de Janeiro:2AB/PUC-Rio, 2003, 216p. LEFTERI, Chris. Como se faz – 82 Técnicas de fabricação para design de produtos. São Paulo: Blucher,2009. LIMA, Marco António Magalhães.Introdução aos materiais e processos em design para designers. Rio de Janeiro: Ciência moderna Ltda, 2006. LÖBACH, Bernd. Trad. Freddy Van Camp. Design industrial: Bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 2001 MACEY, Stuart. H-Point: The Fundamentals of Car Design & Packaging.Culver city, CA:Design Studio Press, 2008 PAZMINO, Ana Verônica. Como se cria – 40 Métodos para design de produtos.São Paulo: Blucher,2015, 279p. PAHL, Gerhard. Projeto na engenharia- Fundamentos do desenvolvimento eficaz de produtos, métodos e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 2005. REBELLO,Yopanan Conrado Pereira. A concepção estrutural e a arquitetura. São Paulo: Zigurate, 2000. WICKERT, Jonathan. Introdução à engenharia mecânica. São Paulo: Thompson, 2007.
 

Clique para consultar os requisitos para AUP2001

Clique para consultar o oferecimento para AUP2001

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP