Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Projetos
 
Disciplina: AUP2002 - Projeto Integrado
Integrated Project

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 180 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Promover o exercício projetual a partir da integração das áreas de design visual, design de produto e design
de serviços de modo a permitir ao aluno a compreensão dos pontos de tangência das diferentes
competências do design. Visa incentivar projetos para cenários distintos como organizações, órgãos
públicos, serviços de governança ou projetos para empresas, considerando possíveis ações para promover o
bem-estar, a qualidade de vida, a cidadania e a sustentabilidade com visão de negócio.
Realizar projetos que compreendam aspectos de inter-relação entre os vários campos, tais como: projetos
que compreendam criação de produtos e linhas de produtos, aspectos de identidade e marca e seus
desdobramentos, tais como aplicação em embalagens, projetos de espaços expositivos e mobiliários
urbanos que incluam sistemas de informação ao usuário de serviços públicos, websites e aplicativos que
apoiem serviços, entre outros.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
506352 - Cristiane Aun Bertoldi
2095550 - Daniela Kutschat Hanns
532442 - Denise Dantas
7753890 - Marcelo Silva Oliveira
2861485 - Sara Miriam Goldchmit
 
Programa Resumido
Aspectos metodológicos do design nos campos de produto, visual e de serviços.
Aspectos de pesquisa sobre necessidades dos usuários nos três campos
Implementação de projetos considerando os aspectos de produção visual, de produto e de implantação do
serviço.
Desenvolvimento de projeto
Apresentação de projeto: elaboração de documentação
Apresentação oral: características e organização de apresentação profissional de projetos integrados.
 
 
 
Programa
Metodologia de projeto para design: aspectos teóricos e práticos das etapas de projeto para as áreas de design de produto, design visual e design de serviços.
Definição de técnicas de pesquisa para identificação de problemas interdisciplinares Identificação de necessidades dos usuários: ferramentas de pesquisa com usuários (entrevistas, observação
não participantes, análise de tarefas, análise de atividades, aspectos aspiracionais)
Técnicas para definição de conceitos no projeto: painéis semânticos, produção de imagem-síntese,
elaboração de palavras-conceito
Desenvolvimento de projeto: definição do problema abordando as 3 áreas do design citadas, levantamento
e tratamento de dados sobre o problema do projeto, definição dos requisitos de projeto, criação.
Implementação de projetos considerando os aspectos de produção visual, de produto e de implantação do
serviço: definição de materiais e processos produtivos
Elaboração de documentação necessária para apresentação e comunicação dos resultados: relatório de
desenvolvimento, pranchas físicas de visualização, desenhos esquemáticos, ilustrações de uso do
produto/sistema, desenhos de implantação, manual de identidade, arquivos de implantação do projeto
gráfico, plantas técnicas ou equivalentes para as artes, desenhos técnicos para os produtos, blueprint do
serviço.
Características e organização de apresentação profissional de projetos integrados: organização dos
conteúdos, pranchas virtuais de apresentação, organização do tempo e ritmo de apresentação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas expositivas Exercícios em sala Leitura e discussão de textos Visitas técnicas e pesquisa de campo Desenvolvimento de projeto assistido em sala Apresentação de projetos Acompanhamento individual no desenvolvimento do projeto Apresentação de todas as etapas solicitadas nos prazos estabelecidos Capacidade de apresentação do projeto e argumentação Qualidade final do material apresentado.
Critério
Os projetos serão desenvolvidos por equipes de até três alunos. As atividades práticas serão desenvolvidas individualmente ou em grupo, em decorrência de suas características e demandas e sua apresentação corresponderá uma entrega de trabalho, com atribuição de nota. As avaliações referentes ao conteúdo teórico do curso poderão ser realizadas por meio de trabalhos escritos de produção individual. Participação Apresentação de seminários Projeto e documentação de projeto
Norma de Recuperação
Apresentação dos projetos desenvolvidos na disciplina, acompanhados de relatório técnico com documentação dos procedimentos adotados e reflexão sobre resultados obtidos.
 
Bibliografia
     
ARCHER, Bruce. Whatever became of Design Methodology? Design Studies, v. 1, n. 1, p. 17-20, jul. 1979.
BAXTER, Mike. Projeto de produto: Guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. São Paulo:
Blücher, 1998 e 2000.
BONSIEPE, G. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Edgard Blücher, 2011.
BOYLSTON, SCOTT. Designing sustainable packaging. London: LAURENCE KING, 2009.
BÜRDEK, B. E. Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo, Edgard Blücher, 2006.
CALVER, G. O que é design de embalagens? Porto Alegre: Bookman, 2009.
CULLEN, C D, HALLER, L. Design secrets: products 2. 50 real-life projects uncovered. Gloucester: Rockport
Publishers, 2004.
CUREDALE, R. Design Thinking. Process & Methods. 3rd ed. Topanga: Design Community College, 2016.
FRIIS, S.K. Co-Creation Cards. Købenjaven: U Press, 2015
GOODWIN, K. Design for digital age. How to create human-centered products and services. Indianopolis:
Wiley Publishing, Inc., 2011.
HANINGTON, Bruce e MARTIN, Bella. Universal methods of design: 100 Ways to research complex
problems, develop innovative ideas, and design effective solutions. Beverly (Massachusetts): Rockport,
2012.
HOFFMAN, D. P. Inteligência visual. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
JEDLICKA, W.. Packaging sustainability. Tools, systems and strategies for innovation package design. New
Jersey: John Wiley Trade, 2009.
LIBÂNIO, Claudia; AMARAL, Fernando. Aspectos da gestão de design abordados em dissertações e teses no
Brasil: uma revisão sistemática. Revista Produção Online, v. 11, 565L594, 2011.
LÖBACH, Bernd. Design Industrial. Bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Blücher,
2001
MILTON, A., RODGERS, P. . Research methods for product design. London: Laurence King Publishing Ltd,
2013.
MOZOTA, Brigitte. Gestão do Design. Canada: Allworth Press, 2011.
MUNARI, B. Design e Comunicação visual. São Paulo: Martins fontes: 1998
NEGRÃO, C. CAMARGO, E. Design de embalagem. Do marketing à produção. São Paulo: Novatec, 2008.
NORMAN, D. A. O design do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
WILSON, C. Handbook of User-Centered Design Methods. Morgan Kaufmann, 2011.
WONG, W. Princípios de Forma e Desenho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
WRIGHT, P.; MCCARTHY, J.; CARROLL, J. Experience-Centered Design: Designers, Users, and Communities in
Dialogue (Synthesis Lectures on Human-Centered Informatics). Morgan & Claypoll, 2010.
 

Clique para consultar os requisitos para AUP2002

Clique para consultar o oferecimento para AUP2002

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP