Promover o exercício projetual a partir da integração das áreas de design visual, design de produto e design de serviços de modo a permitir ao aluno a compreensão dos pontos de tangência das diferentes competências do design. Visa incentivar projetos para cenários distintos como organizações, órgãos públicos, serviços de governança ou projetos para empresas, considerando possíveis ações para promover o bem-estar, a qualidade de vida, a cidadania e a sustentabilidade com visão de negócio. Realizar projetos que compreendam aspectos de inter-relação entre os vários campos, tais como: projetos que compreendam criação de produtos e linhas de produtos, aspectos de identidade e marca e seus desdobramentos, tais como aplicação em embalagens, projetos de espaços expositivos e mobiliários urbanos que incluam sistemas de informação ao usuário de serviços públicos, websites e aplicativos que apoiem serviços, entre outros.
Aspectos metodológicos do design nos campos de produto, visual e de serviços. Aspectos de pesquisa sobre necessidades dos usuários nos três campos Implementação de projetos considerando os aspectos de produção visual, de produto e de implantação do serviço. Desenvolvimento de projeto Apresentação de projeto: elaboração de documentação Apresentação oral: características e organização de apresentação profissional de projetos integrados.
Metodologia de projeto para design: aspectos teóricos e práticos das etapas de projeto para as áreas de design de produto, design visual e design de serviços. Definição de técnicas de pesquisa para identificação de problemas interdisciplinares Identificação de necessidades dos usuários: ferramentas de pesquisa com usuários (entrevistas, observação não participantes, análise de tarefas, análise de atividades, aspectos aspiracionais) Técnicas para definição de conceitos no projeto: painéis semânticos, produção de imagem-síntese, elaboração de palavras-conceito Desenvolvimento de projeto: definição do problema abordando as 3 áreas do design citadas, levantamento e tratamento de dados sobre o problema do projeto, definição dos requisitos de projeto, criação. Implementação de projetos considerando os aspectos de produção visual, de produto e de implantação do serviço: definição de materiais e processos produtivos Elaboração de documentação necessária para apresentação e comunicação dos resultados: relatório de desenvolvimento, pranchas físicas de visualização, desenhos esquemáticos, ilustrações de uso do produto/sistema, desenhos de implantação, manual de identidade, arquivos de implantação do projeto gráfico, plantas técnicas ou equivalentes para as artes, desenhos técnicos para os produtos, blueprint do serviço. Características e organização de apresentação profissional de projetos integrados: organização dos conteúdos, pranchas virtuais de apresentação, organização do tempo e ritmo de apresentação.
ARCHER, Bruce. Whatever became of Design Methodology? Design Studies, v. 1, n. 1, p. 17-20, jul. 1979. BAXTER, Mike. Projeto de produto: Guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: Blücher, 1998 e 2000. BONSIEPE, G. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Edgard Blücher, 2011. BOYLSTON, SCOTT. Designing sustainable packaging. London: LAURENCE KING, 2009. BÜRDEK, B. E. Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo, Edgard Blücher, 2006. CALVER, G. O que é design de embalagens? Porto Alegre: Bookman, 2009. CULLEN, C D, HALLER, L. Design secrets: products 2. 50 real-life projects uncovered. Gloucester: Rockport Publishers, 2004. CUREDALE, R. Design Thinking. Process & Methods. 3rd ed. Topanga: Design Community College, 2016. FRIIS, S.K. Co-Creation Cards. Købenjaven: U Press, 2015 GOODWIN, K. Design for digital age. How to create human-centered products and services. Indianopolis: Wiley Publishing, Inc., 2011. HANINGTON, Bruce e MARTIN, Bella. Universal methods of design: 100 Ways to research complex problems, develop innovative ideas, and design effective solutions. Beverly (Massachusetts): Rockport, 2012. HOFFMAN, D. P. Inteligência visual. Rio de Janeiro: Campus, 2000. JEDLICKA, W.. Packaging sustainability. Tools, systems and strategies for innovation package design. New Jersey: John Wiley Trade, 2009. LIBÂNIO, Claudia; AMARAL, Fernando. Aspectos da gestão de design abordados em dissertações e teses no Brasil: uma revisão sistemática. Revista Produção Online, v. 11, 565L594, 2011. LÖBACH, Bernd. Design Industrial. Bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Blücher, 2001 MILTON, A., RODGERS, P. . Research methods for product design. London: Laurence King Publishing Ltd, 2013. MOZOTA, Brigitte. Gestão do Design. Canada: Allworth Press, 2011. MUNARI, B. Design e Comunicação visual. São Paulo: Martins fontes: 1998 NEGRÃO, C. CAMARGO, E. Design de embalagem. Do marketing à produção. São Paulo: Novatec, 2008. NORMAN, D. A. O design do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2006. WILSON, C. Handbook of User-Centered Design Methods. Morgan Kaufmann, 2011. WONG, W. Princípios de Forma e Desenho. São Paulo: Martins Fontes, 1998. WRIGHT, P.; MCCARTHY, J.; CARROLL, J. Experience-Centered Design: Designers, Users, and Communities in Dialogue (Synthesis Lectures on Human-Centered Informatics). Morgan & Claypoll, 2010.