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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Projetos
 
Disciplina: AUP2003 - MOP: Humor e Design
EDM: Humor and Design

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Introduzir, refletir sobre e exercitar a inserção do humor no campo do design.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2085253 - Giorgio Giorgi Junior
 
Programa Resumido
1. Problematização: Mapeamento de aspectos significativos da inserção do humor no campo do design. Estudo de casos selecionados de acordo com as prioridades eleitas para cada edição do curso. 2. Intervenções práticas.
 
 
 
Programa
1. Problematização: - Sentido, absurdo e non-sense. - Utilidade como álibi? - Kitsch e humor involuntário: estudo de casos. - Dada e Surrealismo: estudo de casos. - Design e arte contemporânea: estudo de casos. 2. Intervenções: - Seleção de objeto(s) de estudo. - Desconstrução e remontagem transgressiva do(s) objeto(s) de estudo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação nas aulas, nos atendimentos (desenvolvimento) e resultado do exercício final.
Critério
- Adequação à proposta. - Pertinência e originalidade. - Grau de definição (precisão e acabamento) do resultado do exercício.
Norma de Recuperação
Reapresentação e nova avaliação do exercício cujo resultado foi considerado insatisfatório.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica ALBERTI, Verena. O riso e o risível na história do pensamento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 1973. DELLEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 1982. LEITE, Sebastião. U. (Org.). Aventuras de Alice / Lewis Carroll. São Paulo: Summus, 1980. MOLES, Abraham. O kitsch: a arte da felicidade. São Paulo: Perspectiva,1971. PIGNATARI, Décio. Semiótica e literatura. São Paulo: Ateliê, 2004. SUDJIC, Deyan. A linguagem das coisas. Rio de Janeiro: Instrínseca, 2010. Bibliografia complementar BERGSON, H. O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. São Paulo: Martins Fontes, 2007. BRANZI, Andrea. The hot house: italian new wave design. Cambridge: The MIT Press, 1984. CAGE, John. De segunda a um ano. São Paulo: Hucitec, 1985. CAMPOS, Haroldo de (Org.). Ideograma: lógica, poesia, linguagem. DUCHAMP. Marcel. Escritos. Duchamp du signe.. Barcelona: Gustavo Gili, 1978. FREUD, Sigmund. Os chistes e sua relação com o inconsciente. Rio de Janeiro: Imago, 1977. HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980. KUENZLI, Rudolf. (Org.). Dada. New York: Phaidon, 2006. LEMINSKI, Paulo. Ensaios e anseios crípticos. Campinas: Unicamp, 2011. LIPPARD, Lucy. (Ed.). Dadas on art: Arp, Duchamp and others. New Jersey: Prentice-Hall, 1971. NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Rio de Janeiro: Ediouro, 1992. NORMAN, Donald A. Design emocional: por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008. PAZ, Octavio. Marcel Duchamp ou o castelo da pureza. São Paulo: Perspectiva, 2012. VALÉRY, Paul. Introdução ao método de Leonardo da Vinci. São Paulo: Editora 34, 1998.
 

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