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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Projetos
 
Disciplina: AUP2007 - MOP: Laboratório do Futuro
EDM: Laboratory of the Future

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
1. Complementar o universo de experiências pedagógicas a que os alunos do Curso de Design da FAU estarão expostos, por meio do desenvolvimento de projetos com ênfase em inovação e em tecnologias digitais. 2. Propiciar aos alunos oportunidade para que deem asas à imaginação, em exercício projetual de inovação, prospecção e inventividade. 3. Estimular os alunos a perceberem a associação entre avanços tecnológicos e novas necessidades e arranjos na sociedade, também em transformação. 4. Facultar aos alunos experiências que os ajudem a compreender a esfera de intervenção da atividade do design em seu sentido mais profundo, como não estando apenas vinculada á especificação de aspectos meramente formais e superficiais dos projetos, mas, também – e, talvez, sobretudo –, como abrangendo a própria definição do conceito que dá origem aos mesmos. 5. Familiarizar os alunos com o potencial de aplicação de novas tecnologias digitais, procurando minimizar qualquer forma de intimidação que possam, eventualmente, sentir com relação a projetar interfaces de design que façam uso de tais tecnologias.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2095550 - Daniela Kutschat Hanns
5751435 - Luís Cláudio Portugal do Nascimento
 
Programa Resumido
Concepção de interfaces visuais e/ou tecnológicas com acentuado caráter inovador e experimental, aplicando tecnologias em desenvolvimento para situações de uso em contextos sociológicos também em transformação.
 
 
 
Programa
Ciência, tecnologia e design. Inovação. Inventividade. Processos analógicos e digitais. Realidades físicas e virtuais. Real e virtual na contemporaneidade. Futuro. Tempo. Unidade e diversidade. Parmênides e Heráclito. Linearidade e rotação. Estática e dinâmica. Transformações tecnológicas. Transformações sociológicas. Ética das transformações. Tendências sociais. Globalização e regionalização. Prospecção de necessidades humanas e de possibilidades tecnológicas. Panorama de avanços tecnológicos com potencial de aplicabilidade ao contexto do design visual, de produto e/ou de serviços. Revoluções paradigmáticas. Contemporaneidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exercícios de curta duração e projetos de baixa complexidade; individuais e/ou em grupo.
Critério
1. envolvimento dos alunos nas propostas de exercícios e projetos; 2. aderência dos grupos aos termos das propostas; 3. exuberância do processo de trabalho de alunos e grupos; 4. qualidade das soluções finais desenvolvidas; 5. completude e acabamento dos elementos de comunicação solicitados; 6. qualidade das apresentações orais intermediárias e finais; 7. participação respeitosa e proativa de cada aluno em classe; 8. evolução pessoal de cada aluno na experiência pedagógica Em havendo subdivisão da classe em grupos de alunos, a nota de cada aluno poderá, como se depreende, não ser a mesma dos demais integrantes de seu grupo.
Norma de Recuperação
Apresentação dos projetos desenvolvidos disciplina, acompanhados de modelos físicos e relatório técnico com documentação dos procedimentos adotados e reflexão sobre resultados obtidos
 
Bibliografia
     
BAXTER, Andrew (ed.) e MARZANO, Stefano. Vision of the future. Eindhoven (Holanda): Philips, 1996. BLEECKER, Julian (ed.); NOVA, Nicolas (ed.) TBD catalog. Los Angeles: Near Future Laboratory, 2014. BRAND, Stewart. The Media Lab: inventing the future at M. I. T. Nova Iorque: Viking Adult, 1987. DREW, Michael R. e WILLIAMS, Roy H. Pendulum: how past generations shape our present and predict our future. Nova Iorque: Vanguard, 2012. DUNNE, Anthony e RABY, Fiona. Speculative everything: design, fiction, and social creaming. Cambridge (Massachusetts): MIT Press, 2013. EHN, Pelle (ed.); NILSSON, Elisabet M. (ed.) e TOPGAARD, Richard (ed.). Making futures: marginal notes on innovation, design, and democracy. Cambridge (Massachusetts): MIT Press, 2014. JACOB, George. Museum Design: the future. North Charleston (Carolina do Sul): BookSurge, 2009. LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996. NORMAN, Donald A. The design of future things. Nova Iorque: Basic Books, 2009. QUINN, Bradley. Design futures. Londres: Merrell, 2011. ROSE, David. Enchanted objects: innovation, design, and the future of technology. Nova Iorque: Scribner, 2015. SHAPIRO, Alan; e CHOLODENKO Alan. Future design. (edição Kindle) Seattle (Washington): Amazon Digital Services, 2013. SHEDROFF, Nathan. Design is the problem: the future of design must be sustainable. Nova Iorque: Rosenfeld Media, 2009. SMITH, Rachel Charlotte (ed.); VANGKILDE, Kasper Tang (ed.); e outros. Design anthropological futures. Londres: Bloomsbury Academic, 2016. SUAREZ, J. Gerald. Leader of one: shaping your future through imagination and design. Charleston (Carolina do Sul): CreateSpace, 2014. SZERLIP, Alexandra B. The man who designed the future: Norman Bel Geddes and the invention of twentieth-century America. Brooklyn (Nova Iorque): Melville House, 2017. WUJEC, Tom. The future of making. Nova Iorque: Melcher Media, 2017. YELAVICH, Susan e ADAMS, Barbara. Design as future-making. Londres: Bloomsbury Academic, 2014.
 

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