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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Projetos
 
Disciplina: AUP2007 - MOP: Laboratório do Futuro
EDM: Laboratory of the Future

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
1.  Complementar o universo de experiências pedagógicas a que os alunos do Curso de Design da FAU estarão expostos, por meio do desenvolvimento de projetos com ênfase em inovação e em tecnologias digitais.
2.  Propiciar aos alunos oportunidade para que deem asas à imaginação, em exercício projetual de inovação, prospecção e inventividade.
3.  Estimular os alunos a perceberem a associação entre avanços tecnológicos e novas necessidades e arranjos na sociedade, também em transformação.
4. Facultar aos alunos experiências que os ajudem a compreender a esfera de intervenção da atividade do design em seu sentido mais profundo, como não estando apenas vinculada á especificação de aspectos meramente formais e superficiais dos projetos, mas, também – e, talvez, sobretudo –, como abrangendo a própria definição do conceito que dá origem aos mesmos.
5.  Familiarizar os alunos com o potencial de aplicação de novas tecnologias digitais, procurando minimizar qualquer forma de intimidação que possam, eventualmente, sentir com relação a projetar interfaces de design que façam uso de tais tecnologias.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2095550 - Daniela Kutschat Hanns
5751435 - Luís Cláudio Portugal do Nascimento
 
Programa Resumido
Concepção de interfaces visuais e/ou tecnológicas com acentuado caráter inovador e experimental, aplicando tecnologias em desenvolvimento para situações de uso em contextos sociológicos também em transformação.
 
 
 
Programa
Ciência, tecnologia e design.  Inovação.  Inventividade.  Processos analógicos e digitais.  Realidades físicas e virtuais.  Real e virtual na contemporaneidade.  Futuro.  Tempo.  Unidade e diversidade.  Parmênides e Heráclito.  Linearidade e rotação.  Estática e dinâmica.  Transformações tecnológicas.  Transformações sociológicas.  Ética das transformações.  Tendências sociais.  Globalização e regionalização.  Prospecção de necessidades humanas e de possibilidades tecnológicas.  Panorama de avanços tecnológicos com potencial de aplicabilidade ao contexto do design visual, de produto e/ou de serviços.   Revoluções paradigmáticas.  Contemporaneidade.  
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exercícios de curta duração e projetos de baixa complexidade; individuais e/ou em grupo.
Critério
1. envolvimento dos alunos nas propostas de exercícios e projetos; 2. aderência dos grupos aos termos das propostas; 3. exuberância do processo de trabalho de alunos e grupos; 4. qualidade das soluções finais desenvolvidas; 5. completude e acabamento dos elementos de comunicação solicitados; 6. qualidade das apresentações orais intermediárias e finais; 7. participação respeitosa e proativa de cada aluno em classe; 8. evolução pessoal de cada aluno na experiência pedagógica Em havendo subdivisão da classe em grupos de alunos, a nota de cada aluno poderá, como se depreende, não ser a mesma dos demais integrantes de seu grupo.
Norma de Recuperação
Apresentação dos projetos desenvolvidos disciplina, acompanhados de modelos físicos e relatório técnico com documentação dos procedimentos adotados e reflexão sobre resultados obtidos
 
Bibliografia
     
BAXTER, Andrew (ed.) e MARZANO, Stefano.  Vision of the future.  Eindhoven (Holanda): Philips, 1996.
BLEECKER, Julian (ed.); NOVA, Nicolas (ed.) TBD catalog. Los Angeles: Near Future Laboratory, 2014.
BRAND, Stewart.  The Media Lab: inventing the future at M. I. T.  Nova Iorque: Viking Adult, 1987.
DREW, Michael R. e WILLIAMS, Roy H.  Pendulum: how past generations shape our present and predict our future.  Nova Iorque: Vanguard, 2012.
DUNNE, Anthony e RABY, Fiona.  Speculative everything: design, fiction, and social creaming.  Cambridge (Massachusetts): MIT Press, 2013.
EHN, Pelle (ed.); NILSSON, Elisabet M. (ed.) e TOPGAARD, Richard (ed.).  Making futures: marginal notes on innovation, design, and democracy.  Cambridge (Massachusetts): MIT Press, 2014.
JACOB, George.  Museum Design: the future.  North Charleston (Carolina do Sul): BookSurge, 2009.
LÉVY, Pierre.  O que é o virtual?  São Paulo: Editora 34, 1996.
NORMAN, Donald A.  The design of future things.  Nova Iorque: Basic Books, 2009.
QUINN, Bradley.  Design futures.  Londres: Merrell, 2011.
ROSE, David. Enchanted objects: innovation, design, and the future of technology. Nova Iorque: Scribner, 2015.
SHAPIRO, Alan; e CHOLODENKO Alan.  Future design. (edição Kindle)  Seattle (Washington): Amazon Digital Services, 2013.
SHEDROFF, Nathan.  Design is the problem: the future of design must be sustainable.  Nova Iorque: Rosenfeld Media, 2009.
SMITH, Rachel Charlotte (ed.); VANGKILDE, Kasper Tang (ed.); e outros.  Design anthropological futures.  Londres: Bloomsbury Academic, 2016.
SUAREZ, J. Gerald.  Leader of one: shaping your future through imagination and design.  Charleston (Carolina do Sul): CreateSpace, 2014.
SZERLIP, Alexandra B. The man who designed the future: Norman Bel Geddes and the invention of twentieth-century America.  Brooklyn (Nova Iorque): Melville House, 2017.
WUJEC, Tom.  The future of making.  Nova Iorque: Melcher Media, 2017.
YELAVICH, Susan e ADAMS, Barbara.  Design as future-making.  Londres: Bloomsbury Academic, 2014.
 

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