Desenvolver projetos de objetos, comunicação e serviços voltados para atividades de lazer. Considerar os aspectos da cultura brasileira e das brincadeiras vernaculares para o desenvolvimento dos produtos. Articular aspectos da relação entre ação, espaço e experiência do usuário para conceber novas propostas que atendam ao lazer em diversas faixas etárias.
Este Módulo Optativo de Projeto: Design para o lazer – tem por objetivo desenvolver projetos de design voltados a resolver situações de brincadeiras ou lazer no âmbito da cultura brasileira. Abordará os aspectos psicológicos relacionados aos momentos de lazer e do brincar. Desenvolverá produtos, sistemas e serviços de lazer ou brincadeiras a partir da análise de situações possíveis dentro do contexto brasileiro. Procurará atender aos aspectos de experiência do usuário para o desenvolvimento de novas propostas utilizando ferramentas de análise e de validação das propostas. Também considerará os aspectos de implementação do projeto a partir de análise de viabilidade.
Conceito de brincar, brincadeira e brinquedo Conceito de lazer Brincadeiras e brinquedos na cultura brasileira Conceitos de psicologia social e humanista aplicados à percepção do sujeito como elemento central do processo projetual Aplicação de técnicas de análise dos usuários em diferentes idades Questões referentes aos aspectos pedagógicos atrelados ao desenvolvimento de objetos voltados ao público infantil Questões referentes aos aspectos ergonômicos e psicológicos atrelados ao desenvolvimento de objetos voltados ao público adulto Elaboração de alternativas e desenvolvimento do projeto Técnicas para validação da proposta: interação com os usuários Apresentação do projeto e contextualização sociocultural
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