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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Projetos
 
Disciplina: AUP2013 - MOP: Design, Espaço, Ambientação
EDM: Design, Space, Ambiance

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Conceber, desenvolver e simular física e virtualmente projetos de artefatos e produtos para espaços construídos e ambientes permanentes, transitórios, itinerantes, efêmeros, considerando os usuários em contextos de atividades e usos. Explorar e simular ambientações para a diversidade das atividades humanas e situações de uso. Usar e explorar meios e recursos de representação e comunicação de projetos: desenhos, modelos, protótipos, prototipagem em produtos e instalações físicas e virtuais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
72637 - Cibele Haddad Taralli
651017 - Clice de Toledo Sanjar Mazzilli
754526 - Lara Leite Barbosa
1516571 - Paulo Eduardo Fonseca de Campos
2968017 - Tatiana Sakurai
 
Programa Resumido
- Projeto e desenvolvimento de artefatos, produtos e sistemas para espaços e ambientes abertos e fechados, considerando contextos de uso, fruição, experiência em atividades humanas. - Experimentações projetuais e modelagem física em processos de projeto e produção em design. - Conhecimento e aplicação de aspectos tecnológicos pertinentes à produção de produtos e espaços. - Simulação e verificação de resultados no local de uso com usuários.
 
 
 
Programa
Concepção e desenvolvimento de projetos de produtos e instalações para espaços e ambientes de baixa / alta complexidade, considerando as atividades e os usuarios envolvidos. Design para atividades e necessidades humanas de produtos e artefatos inseridos em espaços e ambientes. Concepção, experimentação e aplicação de linguagens e materialidades proporcionadas pelos diversos meios de representação e execução. Design na relação entre produtos, espaços, ambientação e ambientes em cenários reais e virtuais. Prospecção; produção, consumo e uso de objetos, artefatos únicos ou pertencentes a conjuntos e sistemas, que compõe espaços construídos e ambientes abertos e fechados. Representação e comunicação do projeto fisica e virtual. Conhecimento, seleção e uso de uma realidade produtiva e a sua simulação material, montagem e desmontagem: modelos, protótipos, prototipagem. Design e conhecimento de materiais e processos de fabricação e/ ou de processos gráficos para produtos de baixa/ alta complexidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas; leitura, discussão de textos. Visitas técnicas e pesquisas de campo e referencias. Exercícios em sala e oficinas / laboratórios FAU/USP. Desenvolvimento de projeto assistido em sala Modelagem, prototipagem física e virtual. Uso de meios de representação em projeto.
Critério
As atividades práticas serão desenvolvidas individualmente ou em grupo. Os trabalhos serão desenvolvidos em etapas segundo datas predefinidas, correspondendo à apresentação com entrega de trabalho (projetos e modelos), com atribuição de nota. As avaliações referentes ao conteúdo teórico do curso poderão ser realizadas por meio de trabalhos escritos de produção individual.
Norma de Recuperação
Apresentação dos projetos completos e modelos desenvolvidos disciplina. Apresentação de relatório técnico com documentação dos procedimentos do processo, do desenvolvimento e da execução do projeto e modelos, com reflexão sobre resultados obtidos.
 
Bibliografia
     
ASHBY, M.F. e JOHNSON, K. Materiais e Design: Arte e ciência da seleção de materiais no design de produto. (1a. Ed.). Rio de Janeiro: Campus, 2010. BONSIEPE, - Teoria e Prática do Desenho Industrial. Gustavo Gilli, Barcelona, 1978. ___________ Design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Edgard Blücher, 2011. BÜRDEK, B. E. Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo, Edgard Blücher, 2006. CULLEN, C D, HALLER, L. Design secrets: products 2. 50 real-life projects uncovered. Gloucester: Rockport Publishers, 2004 FERRARA, L. D’Aléssio. Design em espaços. São Paulo: Rosari, 2002. LATORRACA, Giancarlo (org.). João Filgueiras Lima, Lelé. São Paulo: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi; Lisboa: Editorial Blau, 1999. (Arquitetos Brasileiros) LEON, Ethel. Memórias do design brasileiro. São Paulo : SENAC, 2009. LIMA, Marco A. M. Introdução aos materiais e processos para designers. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda., 2006. MANZINI, Ezio. The material of invention. Cambridge. Massachusetts: The MIT Press, 1989. MANZINI, Ezio; VEZZOLI. Carlo. O Desenvolvimento de produtos sustentáveis. São Paulo: Edusp, 2002. MOLLERUP, P. Collapsible: the genius of space-saving design. San Francisco: Chronicle Books, 2001 MUNARI, B. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1989. NOMADS. Comportamento e espaços de morar. 2a. e-pesquisa nomads.usp. [artigo online] Disponível para download em Acesso em: 26 dez. 2004. NORMAN, Donald A. The design of everyday things. New York: Doubleday/Currency, 1990. PARSONS, T. Thinking: objects. Contemporary approaches to product design. Switzerland: AVAPublishers, 2009. SAVILLE, Laurel Design secrets: furniture. 50 real-life projects uncovered. Beverly: Rockport Publishers, 2006 TESTIEGE, Gerrit. The making of Design. From the first model to the final product. London: Birkhauser, 2009. THOMPSON, R. Prototyping and low-volume production. The manufacturing guides. New York: Thames & Hudson, 2011. TRAMONTANO, Marcelo; PRATSCHKE, Anja; MARCHETTI, Marcos. Um toque de imaterialidade: o impacto das novas mídias no projeto do espaço doméstico. [artigo online] Disponível em < http://www.nomads.usp.br/documentos/livraria/A14-Umtoquedeimaterialidade.pdf> Acesso em: agosto de 2014. VOLPATO, Neri. Prototipagem rápida. Tecnologia e aplicações. São Paulo: Edgard Blücher, 2007.
 

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