Esta disciplina tem por objetivo a realização de projetos de produtos e/ ou projetos visuais a partir da criação de elementos unitários e de seus conjuntos ou derivações que envolvem desenvolvimento de linha de produtos ou famílias, sistemas de produtos e sistemas de comunicação visual e identidade. Exemplos de projetos: identidade visual, design de tipos, sinalização, coleções de livros, utensílios domésticos, ferramentas, etc.
Desenvolvimento de projetos de design de elementos unitários e de seus conjuntos/ derivações, pautados em relação dialética entre estruturas de configuração nos níveis micro e macro.
Conhecimento e exploração de aspectos morfológicos e de configuração. Síntese formal - Coerência formal Forma e organização de seus elementos Operações de simetria (translação, especular, rotação, dilatação e suas combinações) Decomposição da forma e permutação das características dos produtos ou sistemas de produtos (Modificar eliminar, substituir, combinar, rearranjar, inverter) Linguagem dos produtos: Aspectos sintáticos, simbólicos e pragmáticos Padronização e intercambialidade de partes Variação e customização
BAXTER, M. Projeto de produto. São Paulo, Edgard Blucher Ltda, 1998. BONSIEPE, - Teoria e Prática do Desenho Industrial. Gustavo Gilli, Barcelona, 1978. ___________ Design: como prática de projeto. São Paulo: Edgard Blücher, 2009 BÜRDEK, B. E. Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo, Edgard Blücher, 2006. CULLEN, C D, HALLER, L.Design secrets: products 2. 50 real-life projects uncovered. Gloucester: Rockport Publishers, 2004 CHING, F.D.K.- Forma, espaço e ordem – São Paulo, Martins Fontes, 1999 CULLEN, C D, HALLER, L. Design secrets: products 2. 50 real-life projects uncovered. Gloucester: Rockport Publishers, 2004 DORFLES, G. - O design industrial e sua estética. Trad. Wanda Ramos. Presença, Lisboa, 1978. ELAM, Kimberly. Geometry of design: studies in proportion and composition. New York, Princeton Architectural Press, 2000. ENGEL, H.- Sistemas estruturais – Barcelona, G. Gili, 2001. HENRY, Kevin. Drawing for product designers. London: Laurence King Publishing Ltd, 2012. JULIÁN, F, ALBARRACÍN, J. Desenho para designers industriais. Lisboa: Editorial Estampa, 2005. LIDWELL. W, HOLDEN, K; BUTLER, J. Universal Principals of design. Beverly, Rockport Publishers, 2003. LIDWELL. William, MANACSA, Gerry. Desconstructing Product Design. Exploring the form, function, usability, sustainability, and commercial success of 100 amazing products. Beverly, Rockport Publishers, 2009. LÖBACH, Bernd. Trad. Freddy Van Camp. Design industrial: Bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 2001 MUNARI, B. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1989. ___________ Arte e Comunicação Visual.. Martins Fontes, São Paulo, 1997. NORMAN, Donald A, The design of everyday things. New York, Doubleday/Currency, 1990. PIPES, Alan. Dibujo para diseñadores. Técnicas, bocetos de concepto, sistemas informáticos, ilustración, médios, presentaciones, diseño per ordenador. Barcelona: Blume, 2008. THOMPSON, D. W.Sobre el crecimiento y la forma. Madrid: H.Blume,1980. WAKE, Warren. Design paradigms. A sourcebook for creative visualization. New York: John Wiley& Sons, 2000. WONG, W. Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.