Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Projetos
 
Disciplina: AUP2019 - MOP: Design Experimental
EDM: Experimental Design

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Projetos experimentais de diferentes peças, produtos e serviços, experimentação de novas possibilidades de uso de materiais e processos a partir da relação suporte, estrutura, morfologia, composição, fenomenologia e uso tendo em vista o contexto e cultura contemporâneos. Experimentação de possibilidades de peças inusitadas, tendo em vista a flexibilização de funcionalidades, formas e utilidades. Estruturação de métodos para o projetar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
506352 - Cristiane Aun Bertoldi
2095550 - Daniela Kutschat Hanns
2861485 - Sara Miriam Goldchmit
 
Programa Resumido
Idéias: da concepção, à elaboração de um raciocínio projetual. Espaço social e de interação: o indivíduo e o mundo que o cerca. A experiência com a diversidade de resultados da produção em design. Experimentação, verificação, reflexão e descoberta. Meios de representação para comunicação de ideias, processos, procedimentos e projetos. A experiência realizada sistematiza conhecimentos.
 
 
 
Programa
Compreender as etapas que envolvem o desenvolvimento de idéias da concepção, à elaboração de um raciocínio projetual. Reconhecer a dimensão espacial, social, humana e cognitiva do design e sua relação com aspectos decorrentes das necessidades e das ações. Propiciar ao aluno a experiência com a diversidade de resultados da produção em design. Estimular o aluno a vivenciar procedimentos de experimentação, verificação, reflexão e descoberta. Levar o aluno a compreender a importância dos meios de representação para comunicar processos, procedimentos e resultados. Perceber que a experiência realizada sistematiza conhecimentos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades em salas de aula e seminários. Trabalhos analíticos e projetos realizados pelos alunos. Atendimento aos alunos durante o desenvolvimento dos projetos.
Critério
Avaliação continuada de processo e resultados de projeto. Exercícios e participação (2 pontos). Apresentação de seminário (3 pontos). Do pré-projeto ao desenvolvimento do projeto e apresentação final (5 pontos).
Norma de Recuperação
Haverá a possibilidade de recuperação através de novo trabalho a ser desenvolvido logo após o término do curso.
 
Bibliografia
     
BAUMANN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. BONSIEPE, Gui. Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC, 1997 KAZAKIAN, Thierry. Haverá a idade das coisas leves. São Paulo: SENAC, 2005 MUNARI, Bruno. A arte como ofício. Lisboa: Presença, 1993 MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual. PAPANEK, Victor. Arquitetura e design. Ecologia e Ética. Lisboa: Edições 70, 1995.: architecture, art and design, (V&A Contemporaries). London: V&A Publications, 2006. CALVINO, Italo. Cidades Invisíveis. São Paulo: Cia. das Letras, 1990. CORTAZAR, Júlio. História de Cronópios e de Famas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. ECO, Umberto. A estrutura ausente. São Paulo, Perspectiva, 1997. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo, Perspectiva, 1983. FLUSSER, Vilem. O Mundo Codificado.São Paulo, Cosac & Naify, 2007. FLUSSER, Vilem. O Universo das Imagens Técnicas. São Paulo, Annablume, 2007. FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1999. Guia de normalização de relatórios técnicos, monografias, dissertações e teses da USP. MARCOLI, Atillio. Teoria del Campo. Corso de educazione alla visione. Sansoni, 1998 (1971) MOGGRIDGE, Bill. People and Prototypes. In: Designing Interactions. Cambridge: The MIT Press, 2006. p.641-736. WIENER, Norbert. “Cybernetics in History,” The Human Use of Human Beings (1954). In: PACKER, Randall; JORDAN, Ken (ed.). Multimedia: from Wagner to virtual reality. Expanded edition. Nova Iorque: W.W. Norton & Company, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para AUP2019

Clique para consultar o oferecimento para AUP2019

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP