Discutir e desenvolver narrativas visuais explorando sua relação com as características sensoriais e estruturais do suporte “livro”. Projetar e executar livros com tais características, sejam estes destinados ao público adulto ou infantil.
Livro-objeto, livro-imagem, livro ilustrado O Livro e suas poéticas Design e produção do livro
1. Livros organizados a partir de narrativas predominantemente visuais, com uso de imagens gráficas (desenho, gravura etc.), fotográficas e/ou digitais. Livro-objeto, livro-imagem, livro ilustrado. 2. Livro: território poético. Conjunções entre materialidade, sintaxe, significação e narrativa. 3. Design e produção do livro. Criação e desenvolvimento de projeto de livro com atenção ao processo de design relacionado à natureza poética da proposta.
BONSIEPE, Guy. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Editora Blucher, 2011. CHILDREN’S CORNER. Libri d’artista per bambini. Mantova: Corraini Edizioni, 2008 DERDIK, Edith. Entre ser um e ser mil: o objeto livro e suas poéticas. São Paulo: Senac, 2013. FAWCETT-TANG, Roger. O livro e o designer I: embalagem, navegação, estrutura e especificação. São Paulo: Ed. Rosari, 2007. HASLAM, Andrew. O livro e o designer II: como criar e produzir livros. São Paulo: Ed. Rosari, 2007. LIMA, Guilherme Cunha. O Gráfico Amador. As origens da moderna tipografia brasileira. Rio de Janeiro: Verso Brasil Editora, 2014. LUPTON, Ellen. Intuição, Ação, Criação. Graphic Design Thinking. São Paulo: Gustavo Gili, 2013. MAFFEI, Giorgio. Munari. I Libri. Mantova: Corraini Edizioni, 2008 MILLER, Steve. 500 HANDMADE BOOKS: inspiring interpretations of a timeless form. New York: Lark Books, 2008. MORAES, Odilon; HANNING, Rona, PARAGUAÇU, Maurício. Traço e Prosa. Entrevistas com ilustradores de livros infanto juvenis. São Paulo: Cosac Naify, 2012. MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2008. _______. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 2001. _______. Fantasia. Invenzione, creatività e immaginazione nelle comunicazioni visive. Bari: Editori Laterza, 2017. NOBLE, Ian; RUSSEL, Bestley. Pesquisa Visual. Introdução às metodologias de pesquisa em design gráfico. NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011. OLIVEIRA, Ieda et al. (Orgs.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. PAIVA, Ana Paula Mathias de. A aventura do livro experimental. São Paulo: Edusp, 2009. PLAZA, Julio. O livro como forma de arte (I). Arte em São Paulo. São Paulo, n. 6, abr.1982. [sem paginação]. SILVEIRA, Paulo. A página violada. Porto Alegre: Ed. Universidade / UFRGS, 2008. SMITH, Esther. How to make books. New York: Potter Craft, 2007. VAN DER LINDEN, Sophie. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011. WALTY, Ivete Lara C.; FONSECA, Maria N.S.; CURY, Maria Zilda F. Palavra e imagem: leituras cruzadas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.