- Introduzir os estudantes no campo de conhecimentos dos sistemas de identidade visual, abordando seus aspectos teóricos e práticos. - Desenvolver a prática do projeto de sistemas de identidade visual.
- O sistema gráfico como princípio articulador de mensagens visuais heterogêneas. - O sistema de identidade visual e sua expansão em direção ao conceito de gestão de marca (branding). - Desenvolvimento de projetos de sistemas de identidade visual
- O sistema gráfico como princípio articulador de famílias de mensagens visuais heterogêneas emitidas por grupos, instituições e empresas. - Histórico dos sistemas de identidade visual, desde os postulados do design corporativo definidos no final da década de 1950 até o atual conceito de gestão de marca (branding). - As estratégias de projeto e implantação de sistemas de identidade visual. - Os componentes da sintaxe dos sistemas de identidade visual: códigos, sinais, tipos, cores, módulos. - Desenvolvimento de projetos de sistemas de identidade visual. - Procedimentos didáticos: atividades em salas de aula (aulas expositivas), em estúdio (desenvolvimento de projeto) e no Laboratório de Produção Gráfica (produção de modelos). As atividades em laboratório devem obrigatoriamente ser precedidas por treinamento em normas de segurança
- 365: AIGA Year in Design 24. Nova York: AIGA, 2004. - ADG -- Associação de Designers Gráficos. 7ª Bienal de Design Gráfico. São Paulo: ADG, 2004. - AICHER, O. Sistemas de signos en la comunicación visual. Barcelona: Gustavo Gili, 1977. - Graphis Logo 6 (Graphis Logo Design). Nova York: Graphis Press, 2004. - HOLLIS, R. Design gráfico -- Uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. - LEITE, J. S. A herança do olhar -- O design de Aloisio Magalhães. Rio de Janeiro: Artviva, 2003. - MARTINO, L. Codificação e decodificação: programa de identidade Villares. São Paulo: FAU USP (Tese de doutorado), 1972. - MOLLERUP, P. Marks of Excellence. Londres: Phaidon Press, 1997. - WHEELER, A. R. Designing Brand Identity -- A Complete Guide to Creating, Building and Maintaining Strong Brands. Nova York: Wiley, John & Sons, 2003. - WOLLNER, A. Design visual -- 50 anos. São Paulo, Cosac & Naify, 2003