1. Atender, desenvolver e informar processos de criação no campo do Design Visual através de Seminários e Oficinas específicos.2. Apoiar em particular os TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Design e os TFG – Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da FAUUSP.2.1 Apoiar os demais trabalhos de projeto de alunos da FAUUSP.3. Oferecer espaço de liberdade criativa para aprendizado, desenvolvimento e reflexão crítica sobre processos, estratégias e técnicas que favoreçam a realização de trabalhos em Design Visual.
A disciplina abordará os processos de criação no campo do Design Visual por meio de seminários e oficinas, buscando explorar as diversas linguagens que permeiam os projetos dessa área específica.
1. Seminários:• Processos de Criação em Design Visual. • Direção de Arte em Design Visual: mídia impressa, web design e imagem em movimento (televisão, cinema, vídeo, mobile e game).• Artes Gráficas, Ilustração, Infografia e Programação Visual.• Motion Design, Animação e Game.2. Workshops:• Programação visual: projetos e mídias.• Artes gráficas: ilustração, pintura, desenho, gravura e colagens (pós-produção).• Motion design e animação. • Web design, infografia e game.
• Ali, Fatima. A arte de editar revistas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. • ALSTYNE, G.; LOGAN, R. K. Designing for Emergence and Innovation: redesigning design. In: ARTIFACT - 2007 - Volume I, Issue 2 - Pages 83–94.• ARNHEIN, Rudolf. Arte e Percepção Visual. São Paulo Pioneira, 1995.• AUMONT, Jacques. A Imagem. 9 ed. Campinas: Editora Papirus, 2004.• AUMONT, Jacques. O olho interminável: cinema e pintura. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.• BERRY, J. D. (ed.). Contemporary Newspaper Design. West New York (EUA): Batty, Mark, 2004. • BONSIEPE, Gui. Design, do material ao digital. Florianópolis: FIESC/ IEL, 1997.• BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins, 2009.• ______ . Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins, 2009.• BROWN, Tim. Design Thinking. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.• CANEVACCI, Massimo. Antropologia da comunicação visual. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.• COUCHOT, Edmond . “A segunda interatividade. 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Algumas Referências para Ilustração:• Quadrinhos: V DE VINGANÇA Alan Moore e David LloydA LIGA EXTRAORDINÁRIA VOLUMES 1 e 2 Alan Moore e Kevin O'NeillWATCHMEN Alan Moore e Dave GibbonsDO INFERNO Alan Moore e Eddie CampbellA PIADA MORTALl Alan Moore e Brian BollandSIN CITY Frank MillerBATMAN ANO UM Frank Miller e MazzuchelliCAVALEIRO DAS TREVAS 1 Frank MillerOS 300 DE ESPARTA Frank MillerSUPERMAN: AS QUATRO ESTAÇÕES Jeph Loeb e Tim SaleBATMAN: O LONGO DIA DAS BRUXAS Jeph Loeb e Tim SalePIRATAS DO TIETÊ LaerteOVERMAN LaerteGARFIELD Jim DavisPEANUTS Charles SchulzMAFALDA QuinoCALVIN & HAROLDO Bill WattersonARAGONÉS DESTRÓI O UNIVERSO DC Sérgio AragonésARAGONÉS MASSACRA O UNIVERSO MARVEL Sérgio AragonésNOME DO JOGO Will EisnerAVENIDA DROPSIE Will EisnerSANDMAN Neil Gaiman.Veja também:• Andrew Loomis: CREATIVE ILLUSTRATION, DRAWING FIGURE FOR ALL IT´S WORTH, DRAWING HEADS AND HANDS, e FUN WITH A PENCIL.