Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Projetos
 
Disciplina: AUP2310 - Projeto Visual V - Design em Movimento
Visual Design Studio V - Motion Design

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
Apresentar um breve histórico e um panorama da produção do design em movimento no passado e na cultura contemporânea. Estudar as especificidades do design voltado à imagem em movimento. Desenvolver projetos de design que envolvam a imagem em movimento em suportes analógico e digital.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2095550 - Daniela Kutschat Hanns
752681 - Leandro Manuel Reis Velloso
 
Programa Resumido
Introduzir as noções do design em movimento em suportes analógicos e digitais (animação, vídeo, motiongraphics). Desenvolver projetos de design visual que envolvam a imagem em movimento para múltiplos fins.
 
 
 
Programa
As mídias eletrônicas como campo de conhecimento do design na cultura contemporânea. Breve histórico e panorama da produção atual. Os principais processos de animação digital no design visual. Análise de projetos de design visual vinculados à imagem em movimento. Desenvolvimento de projetos de design em movimento.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas ministradas pelo professor.
- Seminários, trabalhos analíticos e projetos realizados pelos alunos.
- Atendimento aos alunos durante o desenvolvimento dos projetos, realizado pelo professor.
Critério
Resultados alcançados pelos alunos nos seminários, nos trabalhos analíticos e nos projetos.
Norma de Recuperação
Haverá a possibilidade de recuperação através de novo trabalho a ser desenvolvido logo após o término do curso.

 
Bibliografia
     
BENDAZZI, Giannalberto. CARTOONS, one hundred years of cinema animation. Londres, John Libbey, 1999.
DELEUZE, Guiles. A imagem tempo. São Paulo: Editora Brasiliense SA, 1990.
EISENSTEIN, Sergei Mikhaillovitch. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
EISNER, Will. Narrativas Gráficas. São Paulo, Devir Livraria, 1996.
EISNER, Will. Quadrinhos e a arte seqüencial. São Paulo, Martins Fontes, 1995.LEONE, Eduardo; MOURÃO, Maria Dora. Cinema e Montagem. São Paulo: Editora
Ática, 1987.
FERNANDES & PATROCÍNIO (orgs). MACHINIMA. São Paulo, CINUSP, 2012.
KRASNER, John. Motion Graphic Design, applied history and aesthetics. New York, Focal Press, 2008.
LUCENA JR, Alberto. Arte da animação, técnicas e estética através da história. São Paulo, SENAC, 2002.
MANNONI,Laurent. A Grande Arte da Luz e Sombra, arqueologia do cinema. São Paulo, Editora UNESP / SENAC, 2003.

COMPLEMENTAR:
HANHARDT, John (org.). Video Culture: A Critical Investigation. Rochester: Visual Studies Workshop Press, 1986.
IUPPA, Nicholas V. Designing interactive digital video. London: Focal Press, 1998.
KRUPNICK, M. A . The Electric image: Examining basic TV technology. London: Focal Press, 1990.
MACIEL, Kátia (org). Transcinemas. Rio de Janeiro, Editora Contracapa, 2009.
MIYAZAKI, Hayao. From Idea to Film 1. IN Starting Point 1979-1996. São Francisco, VIZ Media LCC, 1995.
MIYAZAKI, Hayao. The pictures are already moving inside my head. IN Starting Point 1979-1996. São Francisco, VIZ Media LCC, 1995.
WHITNEY, John. On the Complementarity of Music and Visual Art. Los Angeles, Bype Books- a MCGRAW-HILL Publication,1980.
 

Clique para consultar os requisitos para AUP2310

Clique para consultar o oferecimento para AUP2310

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP