Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Projetos
 
Disciplina: AUP2318 - Linguagens Visuais
Visual Languages

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
- Sendo esta uma disciplina do primeiro ano e, simultaneamente, a primeira de Programação Visual a ser oferecida aos alunos de recente ingresso ao Curso de Design, tem como objetivos oferecer informações aos alunos sobre:
. a presença dos pensamentos lógicos e associativos na geração de figuras e imagens visuais;
. as relações entre territórios expressivos; tais como cinema, literatura, paisagem urbana e outros;
. as múltiplas possibilidades expressivas do Design Visual.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
651017 - Clice de Toledo Sanjar Mazzilli
1664945 - Takashi Hukusima
 
Programa Resumido
Discussão de questões vinculadas à linguagem visual e seus elementos a partir de estímulos gráficos, fotográficos, videográficos e/ou interativos.
Desenvolvimento de trabalhos práticos, em técnicas variadas, buscando-se explorar os processos e procedimentos de criação da imagem de natureza visual.
 
 
 
Programa
O olhar, os sentidos, a percepção, a memória, o cotidiano, a desautomatização.
Os elementos de linguagem visual, e os modos de projetá-las.
Os processo de significação e estruturação da imagem.
Processos associativos e suas possibilidades na geração de estruturas visuais .
Desenvolvimento de trabalhos práticos a partir de estímulos visuais/sensoriais.

O curso está organizado em 4 ciclos. Os estímulos oferecidos aos alunos em cada ciclo são dados por temas vinculados às questões de linguagem e processos criativos.
A apresentação do tema dá-se por meio de estímulos visuais de várias naturezas tais como cinema, performance, produtos interativos. Diante dos conceitos abordados, espera-se que cada aluno formule questões que servirão de base para o exercício de cada ciclo. Nos exercícios busca-se dar expressões visuais ao problema formulado. Cada aluno desenvolve um exercício por tema, nas linguagens e técnicas especificadas pelos professores.
A dinâmica de cada ciclo se dá assim: apresentação do tema/estímulo; atendimento com os professores e desenvolvimento de trabalhos; entrega dos trabalhos; avaliação, apreciação e discussão e da produção com os alunos em sala de aula. Eventualmente, os ciclos podem ser intercalados com aulas especiais de modelo vivo e atividades performáticas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação se dá a partir da realização dos trabalhos práticos, participação e envolvimento do aluno nas atividades propostas.
Critério
Atribuição de conceitos de 0 a 10.
Norma de Recuperação
não há.
 
Bibliografia
     
ALBERS, Joseph. Interaction of color. Yale University Press, 1975.
ARNHEIN, Rudolf. Arte e Percepção Visual. São Paulo: Pioneira, 1980.
BERGER, John. Modos de ver. São Paulo: Ed. Rocco, 1999.
BELUZZO, Ana Maria. Carmela Gross. São Paulo: Cosac Naify, 2000.
COHEN, Renato. Performance Contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2006.
COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2009.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1996.
DERDIK, Edith. Disegno, desenho, desígnio. São Paulo: Ed. SENAC. 2007.
DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
DWORECKI, Silvio. Em busca do traço perdido. São Paulo: EDUSP, Scipione cultural 1998.
ITTEN, Johannes. The art of color. New York: Reinhold, 1976.
KOSSOVITCH, Leon; LAUDANNA, Mayra; RESENDE. RIBENBOIM, Ricardo. Gravura: a arte brasileira do século XX. São Paulo: Cosac & Naify: Itaú Cultural, 2000.
LUPTON, Ellen. Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
____ Pensar com tipos: um guia para designers, escritores, editores e estudantes. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
MASSIRONI, M. Ver pelo desenho. São Paulo: Martins Fontes, 1970.
MORAES, Angélica de (org). Regina Silveira: cartografias da sombra. São Paulo: Edusp,1996.
NERUDA, Pablo. Livro das perguntas. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
____ Fantasia. Bari (Itália): Editori Laterza, 2010.
____ Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
NOVAES, Adauto et al. O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras,1988.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Rio de Janeiro: Imago, 1999.
___ Universos da arte. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1991.
SALLES, Cecília A. Gesto inacabado. Processo de criação artística. São Paulo: Anna Blume, 2004.
WIRTH, Kurt. Drawing: a creative process. Drawing in visual communication. Zurique: ABC, 1976.

Filmografia
O Fabuloso Destino de Amelie Poulain. Direção: Jean-Pierre Jeunet. França, 2001.
Janela da Alma. Direção: João Jardim, Walter Carvalho. Documentário, Brasil, 2002.
O Livro de Cabeceira. Direção: Peter Greenway. França, Inglaterra, Holanda, Luxemburgo, 1996.
O Cheiro do Ralo. Direção: Heitor Dhalia. Brasil, 2007.
 

Clique para consultar os requisitos para AUP2318

Clique para consultar o oferecimento para AUP2318

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP