Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Projetos
 
Disciplina: AUP2326 - Laboratório da Imagem
Image Laboratory

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Introduzir princípios básicos de produção da imagem gráfica, fotográfica, videográfica e sintética. Desenvolver reflexão sobre a linguagem visual e suas manifestações e capacitar para a criação e produção de imagens. Criar ambiente de domínio de procedimentos no uso de laboratório e ou estúdio como atelier de experimentação e de design. Apresentar um histórico e panorama da produção no passado e na cultura contemporânea. Estudar as especificidades de suportes analógico e digital para a produção e leitura de imagens.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
651017 - Clice de Toledo Sanjar Mazzilli
2095550 - Daniela Kutschat Hanns
2861485 - Sara Miriam Goldchmit
 
Programa Resumido
- noções de produção de imagem mecânica, fotográfica e fílmica em suportes analógicos e digitais
- projetos de design visual que envolvam a imagem para múltiplos fins
 
 
 
Programa
Aura, Reprodutibilidade Técnica e Imagem Digital. A imagem: documento, poética e design. Processos de geração de imagem visual, grafo-visual, audiovisual e algorítmica no design visual. Análise de projetos de design visual vinculados à imagem reprodutível em meios analógicos e digitais. Desenvolvimento de projetos
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aprendizado prático e teórico de manipulação das linguagens e processos. Os alunos serão avaliados em relação ao desenvolvimento e resultados obtidos com exercícios e projeto.
Critério
Em todos os trabalhos serão avaliados os seguintes aspectos: - adequação do trabalho à proposta - pontualidade - qualidade da apresentação - originalidade da solução Aulas teórico-práticas Seminários, palestras e exposições Exercícios de laboratório
Norma de Recuperação
De acordo com o previsto pelas normas vigentes.
 
Bibliografia
     
ADAMS, Ansel. O Negativo, SENAC, São Paulo, 2000.
ADAMS, Ansel. A Cópia, SENAC, São Paulo, 2001.
ADAMS, Ansel. A Câmera, SENAC, São Paulo, 2000.
BALSIS, Algis. The Darkroom Book, Morgan & Morgan, New York, 1980.
BENDAZZI, Giannalberto. CARTOONS, one hundred years of cinema animation. Londres, John Libbey, 1999.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de reprodutibilidade técnica. Apresentação, tradução e notas de Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado. Porto Alegre, Zouk, 2014.
CRAWFORD, William. The Keepers of Light, Morgan & Morgan, New York, 1979.
CLERC, L. P. Photography Theory and Pratice, Focal Press, London, 1970.
DELEUZE, Guiles. A imagem tempo. São Paulo: Editora Brasiliense SA, 1990.
DYER, Geoff. O Instante Contínuo, Companhia das Letras, São Paulo, 2005
EISENSTEIN, Sergei Mikhaillovitch. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
EISNER, Will. Narrativas Gráficas. São Paulo, Devir Livraria, 1996.
EISNER, Will. Quadrinhos e a arte seqüencial. São Paulo, Martins Fontes, 1995.LEONE, Eduardo;
FERNANDES & PATROCÍNIO (orgs). MACHINIMA. São Paulo, CINUSP, 2012.
FREEMAN, Michael. The photographer’s eye: composition and design for better digital photos. Lewes, Ilex, 2007.
HAIST, Grant Milford. Modern photographic processing. Wiley, Interscience publication, 1979.
HENDRICKS, Gordon. Eadweard Muybridge: the father of the motion picture. Mineola, Dover, 2001.
KODAK, Eastman Company. Filmes profissionais em preto e branco. Kodak, 1976
KRASNER, John. Motion Graphic Design, applied history and aesthetics. New York, Focal Press, 2008.
KODAK, Eastman, Photographic chemistry. Library of Congress Catalog Card NE 65, 1965.
KODAK, Eastman Company, Quality Enlarging, 1982.
LUCENA JR, Alberto. Arte da animação, técnicas e estética através da história. São Paulo, SENAC, 2002.
MANNHEIM, L.A. The Focal Encyclopedia of Photography, Focal Press, london, 1975.
MANNONI, Laurent. A Grande Arte da Luz e Sombra, arqueologia do cinema. São Paulo, Editora UNESP / SENAC, 2003.
MOURÃO, Maria Dora. Cinema e Montagem. São Paulo: Editora Ática, 1987.
PEREIRA, Raul, A Interpretação da Luz, Olhar Impresso, São Pauo, 1994.
PITTARO, Ernest. The Compact Photo LAB Índex, Morgan & Morgan, 1979.
PLAZA, Julio & TAVARES, Monica. Processos criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo, Hucitec, 1998.
SCHISLER, Millard. A Imagem com Qualidade, Martins Fontes, SENAC, 1995.
COMPLEMENTAR:
HANHARDT, John (org.). Video Culture: A Critical Investigation. Rochester: Visual Studies Workshop Press, 1986.
IUPPA, Nicholas V. Designing interactive digital video. London: Focal Press, 1998.
KRUPNICK, M. A. The Electric image: Examining basic TV technology. London: Focal Press, 1990.
MACIEL, Kátia (org). Transcinemas. Rio de Janeiro, Editora Contracapa, 2009.
MIYAZAKI, Hayao. From Idea to Film 1. IN Starting Point 1979-1996. São Francisco, VIZ Media LCC, 1995.
MIYAZAKI, Hayao. The pictures are already moving inside my head. IN Starting Point 1979-1996. São Francisco, VIZ Media LCC, 1995.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
WHITNEY, John. On the Complementarity of Music and Visual Art. Los Angeles, Bype Books- a MCGRAW-HILL Publication, 1980.
 

Clique para consultar os requisitos para AUP2326

Clique para consultar o oferecimento para AUP2326

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2023 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP