Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Projetos
 
Disciplina: AUP2403 - Metodologia de Projeto de Design
Design Methodology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Objetivos:
1. Oferecer uma visão panorâmica das várias modalidades, técnicas e ênfases representativas da prática mais técnica e rigorosa de projeto em design.
2. Sistematizar conteúdos sobre métodos de projeto acumulados pelos alunos, de modo fragmentado e esparso, ao longo de suas formações.
3. Subsidiar metodologicamente a evolução dos trabalhos dos alunos em seus projetos de conclusão de curso
 
 
 
Programa Resumido
Conceituações de “método”.  Aspectos fundamentais dos métodos de projeto na área do design (gráfico e de produto) e seus desdobramentos em termos de técnicas específicas
 
 
 
Programa
Conceitos de “método”.  Metodologia e método.  Método como técnica, maneira, caminho.  Fins e meios, “quês” e “comos”.  Objetivos substantivos e objetivos operacionais.  Especificidades do método clássico de projeto de design.  Métodos alternativos de projeto.  Método científico e método de projeto.  Métodos nas artes plásticas e métodos no design.  Desenvolvimento de projetos em design como processo heurístico e não como técnica algorítmica.  Evoluções do método clássico de projeto em design.  Fases genéricas essenciais de projetos de design.  Design sistemático, fundamentado em pesquisa.  Pesquisa e desenvolvimento.  Pré-pesquisa.  Definição do problema inicial.  Graus de abstração e de recuo na enunciação do problema inicial, sob forma de solução concreta ou de problema abstrato.  Definição das necessidades.  Elaboração de cronogramas e planos de trabalho.  Design centrado no usuário.  Identificação das bases críticas de informação aplicáveis caso a caso.  Técnicas de coleta de dados.  Fontes de dados.  Técnicas de tratamento e análise de dados.  Elaboração do relatório de pesquisa, sistematizando e sintetizando informações.  Redação técnica dos requisitos de projeto.  Geração de alternativas.  Técnicas específicas de criatividade em projetos de design.  Formulação de critérios de filtragem.  Matrizes de seleção quantitativas e qualitativas.  Geração de subalternativas.  Detalhamento de projeto.  Técnicas de representação bidimensional – e, no caso de design de produto, também tridimensional – como ferramentas de projeto.  Testes, ensaios e outras formas de feedback.  Comunicação de resultados.  Ética da interação interpessoal com clientes, fornecedores, informantes, auxiliares técnicos, especialistas, colegas da própria equipe e, acima de tudo, com usuários e seus correlatos.  Fundamentos de apresentação oral de projetos.  Panorama da bibliografia técnica especializada em metodologia de projeto em design
 
 
 
Avaliação
     
Método
Método de ensino:
Aulas expositivas teóricas, acompanhadas de sessões de discussão e de sessões de trabalho assistido em classe.

Avaliação:

Método:
Vários trabalhos programados ao longo do semestre.
Critério
(1) Medida do percebido envolvimento de cada aluno com o conteúdo da matéria, (2) medida da percebida aderência à proposta dos trabalhos, (3) medida da percebida transparência comunicada pelos alunos no processo de evolução de seus resultados, (4) medida da percebida riqueza e exuberância do processo de realização dos trabalhos, (5) medida do percebido domínio técnico-formal na expressão dos resultados e (6) medida da percebida participação em classe.
Norma de Recuperação

Esta disciplina não prevê recurso à recuperação.

 
Bibliografia
     
Bibliografia:
ALEXANDER, Christopher. Notes on the synthesis of form. Cambridge: Harvard University Press, 1964. / ARCHER, Leonard Bruce. Systematic method for designers. Londres: Design Council, 1965. / ARCHER, Leonard Bruce. Design awareness and planned creativity in industry. Ottawa: Office of Design, Department of Industry, Trade and Commerce, 1974. / BACK, Nelson. Metodologia de projeto de produtos industriais. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1983. / BAXTER, Mike. Projeto de produto: Guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 1998 e 2000. / BOMFIM, Gustavo Amarante; NAGEL, Klaus-Dieter e ROSSI, Lia Mônica. Fundamentos de uma metodologia para desenvolvimento de produtos. Rio de Janeiro: Coppe/UFRJ, 1977. / BOMFIM, Gustavo Amarante. Metodologia para desenvolvimento de projetos. Campina Grande: Ed. Universitária da UFPB, 1995. / BONSIEPE, Gui. Teoría y práctica del diseño industrial: Elementos para una manualística crítica. Barcelona: Gustavo Gili, 1978. / BROADBENT, Geoffrey e outros. Metodología del diseño arquitectónico. Barcelona: Gustavo Gili, 1971. / CROSS, Nigel. Engineering Design Methods: Strategies for Product Design (4th ed.). Chichester (Inglaterra): Wiley, 2008. / JONES, John Christopher. Essays in design. Chichester (Inglaterra): Wiley, 1984. / JONES, John Christopher. Design methods (2nd. ed.). Nova Iorque: Van Nostrand Reinhold, 1992. / MOORE, Gary T. (ed.). Emerging methods in environmental design and planning. Cambridge: MIT Press, 1973. / MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998. / RODRÍGUEZ, Gerardo M. Manual de diseño industrial. Cidade do México: Gustavo Gili, 1986? / SCHMITTEL, Wolfgang. Process visual: Development of a corporate identity. Zurique: ABC, 1978.
 

Clique para consultar os requisitos para AUP2403

Clique para consultar o oferecimento para AUP2403

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP