Objetivos:1. Oferecer uma visão panorâmica das várias modalidades, técnicas e ênfases representativas da prática mais técnica e rigorosa de projeto em design.2. Sistematizar conteúdos sobre métodos de projeto acumulados pelos alunos, de modo fragmentado e esparso, ao longo de suas formações.3. Subsidiar metodologicamente a evolução dos trabalhos dos alunos em seus projetos de conclusão de curso
Conceituações de “método”. Aspectos fundamentais dos métodos de projeto na área do design (gráfico e de produto) e seus desdobramentos em termos de técnicas específicas
Conceitos de “método”. Metodologia e método. Método como técnica, maneira, caminho. Fins e meios, “quês” e “comos”. Objetivos substantivos e objetivos operacionais. Especificidades do método clássico de projeto de design. Métodos alternativos de projeto. Método científico e método de projeto. Métodos nas artes plásticas e métodos no design. Desenvolvimento de projetos em design como processo heurístico e não como técnica algorítmica. Evoluções do método clássico de projeto em design. Fases genéricas essenciais de projetos de design. Design sistemático, fundamentado em pesquisa. Pesquisa e desenvolvimento. Pré-pesquisa. Definição do problema inicial. Graus de abstração e de recuo na enunciação do problema inicial, sob forma de solução concreta ou de problema abstrato. Definição das necessidades. Elaboração de cronogramas e planos de trabalho. Design centrado no usuário. Identificação das bases críticas de informação aplicáveis caso a caso. Técnicas de coleta de dados. Fontes de dados. Técnicas de tratamento e análise de dados. Elaboração do relatório de pesquisa, sistematizando e sintetizando informações. Redação técnica dos requisitos de projeto. Geração de alternativas. Técnicas específicas de criatividade em projetos de design. Formulação de critérios de filtragem. Matrizes de seleção quantitativas e qualitativas. Geração de subalternativas. Detalhamento de projeto. Técnicas de representação bidimensional – e, no caso de design de produto, também tridimensional – como ferramentas de projeto. Testes, ensaios e outras formas de feedback. Comunicação de resultados. Ética da interação interpessoal com clientes, fornecedores, informantes, auxiliares técnicos, especialistas, colegas da própria equipe e, acima de tudo, com usuários e seus correlatos. Fundamentos de apresentação oral de projetos. Panorama da bibliografia técnica especializada em metodologia de projeto em design
Bibliografia:ALEXANDER, Christopher. Notes on the synthesis of form. Cambridge: Harvard University Press, 1964. / ARCHER, Leonard Bruce. Systematic method for designers. Londres: Design Council, 1965. / ARCHER, Leonard Bruce. Design awareness and planned creativity in industry. Ottawa: Office of Design, Department of Industry, Trade and Commerce, 1974. / BACK, Nelson. Metodologia de projeto de produtos industriais. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1983. / BAXTER, Mike. Projeto de produto: Guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 1998 e 2000. / BOMFIM, Gustavo Amarante; NAGEL, Klaus-Dieter e ROSSI, Lia Mônica. Fundamentos de uma metodologia para desenvolvimento de produtos. Rio de Janeiro: Coppe/UFRJ, 1977. / BOMFIM, Gustavo Amarante. Metodologia para desenvolvimento de projetos. Campina Grande: Ed. Universitária da UFPB, 1995. / BONSIEPE, Gui. Teoría y práctica del diseño industrial: Elementos para una manualística crítica. Barcelona: Gustavo Gili, 1978. / BROADBENT, Geoffrey e outros. Metodología del diseño arquitectónico. Barcelona: Gustavo Gili, 1971. / CROSS, Nigel. Engineering Design Methods: Strategies for Product Design (4th ed.). Chichester (Inglaterra): Wiley, 2008. / JONES, John Christopher. Essays in design. Chichester (Inglaterra): Wiley, 1984. / JONES, John Christopher. Design methods (2nd. ed.). Nova Iorque: Van Nostrand Reinhold, 1992. / MOORE, Gary T. (ed.). Emerging methods in environmental design and planning. Cambridge: MIT Press, 1973. / MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998. / RODRÍGUEZ, Gerardo M. Manual de diseño industrial. Cidade do México: Gustavo Gili, 1986? / SCHMITTEL, Wolfgang. Process visual: Development of a corporate identity. Zurique: ABC, 1978.