Objetivos gerais:1. Desenvolver projetos de objetos para brincar resgatando a cultura brasileira e as brincadeiras vernaculares.2. Desenvolver projetos de objetos para brincar sob a perspectiva do design centrado no usuário, considerando seus os aspectos metodológicos.3. Utilizar elementos da psicologia do cotidiano aplicados ao design de brincadeiras para estabelecer relações entre o sujeito, o produto e a ação.
Métodos de projeto para desenvolvimento de produto a partir do resgate de elementos da cultura vernacular brasileira. Sistema de validação das propostas a partir de interação com usuários.
Conceito de brincar, brincadeira e brinquedoBrincadeiras e brinquedos na cultura brasileira: brincadeiras vernaculares, folclore e histórias.Utilização de elementos culturais vernaculares como motivadores para a ação projetualConceitos de psicologia social e humanista aplicados à percepção do sujeito como elemento central do processo projetualAplicação de técnicas de análise dos usuários em diferentes idadesQuestões referentes aos aspectos pedagógicos atrelados ao desenvolvimento de objetos voltados ao público infantilQuestões referentes aos aspectos ergonômicos e psicológicos atrelados ao desenvolvimento de objetos voltados ao público adultoElaboração de alternativas e desenvolvimento do projeto de brincadeira / brinquedo / jogoTécnicas para validação da proposta: interação com os usuáriosApresentação do projeto e contextualização sócio-cultural.
ALMEIDA, M. T. P. de. Jogos divertidos e brinquedos criativos. Petrópolis : Vozes, 2005.ANDRADE, C. et all. Brincar: o brinquedo e a brincadeira na infância. São Paulo : CENPEC, 2009.Brincadeira e cultura viajando pelo Brasil que brinca. São Paulo : Casa do Psicólogo, 2003. Brinquedos e brincadeiras : patrimônio cultural da humanidade. Coordenadora Regina Márcia Moura Tavares. Campinas: CCA/PUCCAMP, 1994.BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. São Paulo : Cortez, 2008.CERTEAU, M. de. ALVES, E. F. A invenção do cotidiano : 1. artes de fazer. 2. ed. - Rio de Janeiro: Vozes, 1994.CLONINGER, S. C. Teorias da personalidade. São Paulo: , 1999.EMILIANI, F. A realidade das pequenas coisas. A psicologia do cotidiano. São Paulo: Editora Senac Snao Paulo, 2009.ENDSLEY, Mi. ;R., BOLTÉ, B.; JONES, D. J. Designing for situation awareness: na approach to user-centered design. Georgia, USA: Taylor & Francis, 2005.Feira-atividade : brinquedos e brincadeiras populares. Fundação Joaquim Nabuco. Organização de Silvia Celeste da Fonseca Lima Brasileiro. Recife : Massangana, 1992FERREIRA, K. Brincadeiras e brinquedos : da educação infantil à melhor idade. Petrópolis, RJ : Editora Vozes, 2010.GUIMARÃES, J.G. M. Folclore : jogos, brinquedos e brincadeiras : subsídios para uma ação educacional. São Paulo : Fundação Cultural Cassiano Ricardo, 1990.KISHIMOTO, T. M. A brincadeira e a cultura infantil. Recife, PE, 2005.KISHIMOTO, T. M. Et. All. Guia para seleção de brinquedos : faixa etária - funções psicopedagógicas – fabricantes. São Paulo: Labrimp /FEUSP/Fund. ORSA, 1997.KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2010.KLANTEN, R.; EHMANN, S. Play all day. Design for children. Berlin: Gestaltlen, 2009KUNIAVSKY, M. Observing the user experience: a practitioner’s guide to users research. San Francisco, USA: Morgan Kaufmann, Elsevier, 2003.LUEDER, R.; RICE, V. J B. Ergonomics for children. Designing products and places for toddlers to teens. NW: Taylor & Francis Group, LLC, 2008.MACHADO, M. M. O brinquedo-sucata e a criança. Importância do brincar atividades e materiais. São Paulo: Loyola, 1994.MUNARI, B. Das coisas nascem coisas. São Paulo : Martins Fontes, 2008.____________. Design e comunicação. São Paulo : Martins Fontes, 1968.____________. Le machine di Munari. Mantova: Corraini, 2001.NEIRA, M. G. Brincadeiras de rua. Cordenação Tizuko Morchida Kishimoto. São Paulo: FEUSP/FAFE/LABRIMP, 2009.PICHON-RIVIÈRE, E.; QUIROGA, A. P. de. Psicologia da vida cotidiana. São Paulo: Martins Fontes, 1998.RICHARDSON, P. Designed for kids. London: Thames & Hudson, 2009.RODRIGUES, A.; ASSMAR, E. M. L.; JABLONSKI, B. Psicologia social . Petropolis: Vozes, 2000.SALERNO, S. Viagem Pelo Brasil em 52 Histórias. São Paulo: CIA das Letrinhas, 2006.SANTA ROSA, N. S. Brinquedos e brincadeiras. [S.l.] : Moderna, 2001.SARAIVA, J. A. et all. Palavras, brinquedos e brincadeiras : cultura oral na escola. Porto Alegre : Artmed, 2011.VEGESAK, A. von. Kid size: the material world of childhood. Milan: Vitra Design Museum, 1997.VERDELHO, V. Arte arteira : brinquedos, brinquedeiros, brincadeiras. São Paulo, SP : MD Comunicação e Editora, [1992?]WILSON, C. Handbook of User-Centered Design Methods. Morgan Kaufmann, 2011.WILSON, J. Children spaces: from zero to ten. New York: Ryland y Peters & Small, 2001.