Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Projetos
 
Disciplina: AUP2407 - Design de Brincadeiras e Brinquedos
Design for Play and Toys

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Objetivos gerais:
1. Desenvolver projetos de objetos para brincar resgatando a cultura brasileira e as brincadeiras vernaculares.
2. Desenvolver projetos de objetos para brincar sob a perspectiva do design centrado no usuário, considerando seus os aspectos metodológicos.
3. Utilizar elementos da psicologia do cotidiano aplicados ao design de brincadeiras para estabelecer relações entre o sujeito, o produto e a ação.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
532442 - Denise Dantas
 
Programa Resumido
Métodos de projeto para desenvolvimento de produto a partir do resgate de elementos da cultura vernacular brasileira. Sistema de validação das propostas a partir de interação com usuários.
 
 
 
Programa
Conceito de brincar, brincadeira e brinquedo
Brincadeiras e brinquedos na cultura brasileira: brincadeiras vernaculares, folclore e histórias.
Utilização de elementos culturais vernaculares como motivadores para a ação projetual
Conceitos de psicologia social e humanista aplicados à percepção do sujeito como elemento central do processo projetual
Aplicação de técnicas de análise dos usuários em diferentes idades
Questões referentes aos aspectos pedagógicos atrelados ao desenvolvimento de objetos voltados ao público infantil
Questões referentes aos aspectos ergonômicos e psicológicos atrelados ao desenvolvimento de objetos voltados ao público adulto
Elaboração de alternativas e desenvolvimento do projeto de brincadeira / brinquedo / jogo
Técnicas para validação da proposta: interação com os usuários
Apresentação do projeto e contextualização sócio-cultural.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Apresentação e entrega de etapas do projeto durante o semestre (E1, E2 e E3) e entrega do Projeto final E4.
Aulas expositivas
Aulas práticas para desenvolvimento de projeto
Seminários
Critério
Acompanhamento individual no desenvolvimento do projeto
Apresentação de todas as etapas solicitadas nos prazos estabelecidos
Capacidade de apresentação do projeto e argumentação
Qualidade final do material apresentado.
Norma de Recuperação
Esta disciplina não prevê recurso à recuperação.
 
Bibliografia
     
ALMEIDA, M. T. P. de. Jogos divertidos e brinquedos criativos. Petrópolis : Vozes, 2005.
ANDRADE, C. et all. Brincar: o brinquedo e a brincadeira na infância. São Paulo : CENPEC, 2009.
Brincadeira e cultura viajando pelo Brasil que brinca. São Paulo : Casa do Psicólogo, 2003.
Brinquedos e brincadeiras : patrimônio cultural da humanidade. Coordenadora Regina Márcia Moura Tavares. Campinas: CCA/PUCCAMP, 1994.
BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. São Paulo : Cortez, 2008.
CERTEAU, M. de. ALVES, E. F. A invenção do cotidiano : 1. artes de fazer. 2. ed. - Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
CLONINGER, S. C. Teorias da personalidade. São Paulo: , 1999.
EMILIANI, F. A realidade das pequenas coisas. A psicologia do cotidiano. São Paulo: Editora Senac Snao Paulo, 2009.
ENDSLEY, Mi. ;R., BOLTÉ, B.; JONES, D. J. Designing for situation awareness: na approach to user-centered design. Georgia, USA: Taylor & Francis, 2005.
Feira-atividade : brinquedos e brincadeiras populares. Fundação Joaquim Nabuco. Organização de Silvia Celeste da Fonseca Lima Brasileiro. Recife : Massangana, 1992
FERREIRA, K. Brincadeiras e brinquedos : da educação infantil à melhor idade. Petrópolis, RJ : Editora Vozes, 2010.
GUIMARÃES, J.G. M. Folclore : jogos, brinquedos e brincadeiras : subsídios para uma ação educacional. São Paulo : Fundação Cultural Cassiano Ricardo, 1990.
KISHIMOTO, T. M. A brincadeira e a cultura infantil. Recife, PE, 2005.
KISHIMOTO, T. M. Et. All. Guia para seleção de brinquedos : faixa etária - funções psicopedagógicas – fabricantes. São Paulo: Labrimp /FEUSP/Fund. ORSA, 1997.
KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2010.
KLANTEN, R.; EHMANN, S. Play all day. Design for children. Berlin: Gestaltlen, 2009
KUNIAVSKY, M. Observing the user experience: a practitioner’s guide to users research. San Francisco, USA: Morgan Kaufmann, Elsevier, 2003.
LUEDER, R.; RICE, V. J B. Ergonomics for children. Designing products and places for toddlers to teens. NW: Taylor & Francis Group, LLC, 2008.
MACHADO, M. M. O brinquedo-sucata e a criança. Importância do brincar atividades e materiais. São Paulo: Loyola, 1994.
MUNARI, B. Das coisas nascem coisas. São Paulo : Martins Fontes, 2008.
____________. Design e comunicação. São Paulo : Martins Fontes, 1968.
____________. Le machine di Munari. Mantova: Corraini, 2001.
NEIRA, M. G. Brincadeiras de rua. Cordenação Tizuko Morchida Kishimoto. São Paulo: FEUSP/FAFE/LABRIMP, 2009.
PICHON-RIVIÈRE, E.; QUIROGA, A. P. de. Psicologia da vida cotidiana. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
RICHARDSON, P. Designed for kids. London: Thames & Hudson, 2009.
RODRIGUES, A.; ASSMAR, E. M. L.; JABLONSKI, B. Psicologia social . Petropolis: Vozes, 2000.
SALERNO, S. Viagem Pelo Brasil em 52 Histórias. São Paulo: CIA das Letrinhas, 2006.
SANTA ROSA, N. S. Brinquedos e brincadeiras. [S.l.] : Moderna, 2001.
SARAIVA, J. A. et all. Palavras, brinquedos e brincadeiras : cultura oral na escola. Porto Alegre : Artmed, 2011.
VEGESAK, A. von. Kid size: the material world of childhood. Milan: Vitra Design Museum, 1997.
VERDELHO, V. Arte arteira : brinquedos, brinquedeiros, brincadeiras. São Paulo, SP : MD Comunicação e Editora, [1992?]
WILSON, C. Handbook of User-Centered Design Methods. Morgan Kaufmann, 2011.
WILSON, J. Children spaces: from zero to ten. New York: Ryland y Peters & Small, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para AUP2407

Clique para consultar o oferecimento para AUP2407

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP