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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Projetos
 
Disciplina: AUP2409 - Teoria do Design
Design Theory

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
1.  Oferecer uma rede de referências teóricas e factuais destinadas a amparar e estimular a reflexão, em grau mais elevado de abstração, dos participantes da disciplina a respeito das múltiplas dimensões filosóficas e conceituais do campo do design.
2. Estimular nos participantes o interesse por desenvolver compreensão mais aprofundada e informada de aspectos conceituais, metodológicos, estéticos, éticos e factuais do campo do design, a fim de que possam, com maior chance de êxito, mapear, localizar, entender e classificar manifestações mais gerais e abstratas com que se deparem do fenômeno do design.
3. Desenvolver nos participantes confiança, auto-conhecimento e acutez em seus julgamentos e compreensões, em âmbito mais macroscópico, conceitual e abstrato, acerca de suas próprias atuações profissionais no campo do design.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5751435 - Luís Cláudio Portugal do Nascimento
 
Programa Resumido
Disciplina dedicada a expor os alunos a um conjunto de conceitos, terminologias, definições, escolas de pensamento, princípios gerais e outras referências teóricas notáveis que caracterizam a essência e a especificidade da atividade profissional do design gráfico, do design de produto e do design de serviços.
 
 
 
Programa
Conceitos, definições e terminologias.  Design gráfico, design de produto e design de serviços.  Especificidade do design.  Especialidades do design.  Limites e possibilidades do design.  Relação entre o design e campos adjacentes.  Princípios filosóficos, referências, fatos e projetos clássicos para compreensão do campo do design.  Funcionalismo, “styling”, “kitsch”, bom design, “múltiplos” e outros marcos teóricos.  Obsolescência programada.  Design e propaganda.  Marcos fundamentais no ensino do design.  Características específicas da pedagogia de design.  Aspectos metodológicos intrínsecos ao design.  Aspectos técnicos do design.  Aspectos semânticos e sintáticos do design.  Estética do design.  Objetividade e subjetividade no design.  Campo e mercado do design.  Autores clássicos do design.  Designers mais significativos do Brasil e do mundo.  Epistemologia do design.  Ontologia do design.  Dimensão multidisciplinar e identidade própria, específica e una do design.  Excelência, mérito, proficiência e rigor projetual.  Aspectos da ética do design.  Crítica do design.  Design social.  Ecodesign.  Design na contemporaneidade.  Pesquisa em design.  Futuro do design.  Necessidade do design.  Papel transformador e civilizatório do design.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Sessões de exposição aos alunos de insumos teóricos e visuais, acompanhadas de sessões de discussão e indução de conhecimento, a partir deles, em exercícios de dialética crítica baseados em questões teóricas e em projetos profissionais de design gráfico e de produto.
Critério
Medida do percebido envolvimento de cada aluno com o conteúdo da matéria; além da medida da aderência à proposta do trabalho, da riqueza e exuberância do processo de realização do trabalho, do domínio técnico-formal na expressão dos resultados e da participação em classe.
Norma de Recuperação
Esta disciplina não prevê recurso à recuperação.
 
Bibliografia
     
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