1. Oferecer uma rede de referências teóricas e factuais destinadas a amparar e estimular a reflexão, em grau mais elevado de abstração, dos participantes da disciplina a respeito das múltiplas dimensões filosóficas e conceituais do campo do design.2. Estimular nos participantes o interesse por desenvolver compreensão mais aprofundada e informada de aspectos conceituais, metodológicos, estéticos, éticos e factuais do campo do design, a fim de que possam, com maior chance de êxito, mapear, localizar, entender e classificar manifestações mais gerais e abstratas com que se deparem do fenômeno do design.3. Desenvolver nos participantes confiança, auto-conhecimento e acutez em seus julgamentos e compreensões, em âmbito mais macroscópico, conceitual e abstrato, acerca de suas próprias atuações profissionais no campo do design.
Disciplina dedicada a expor os alunos a um conjunto de conceitos, terminologias, definições, escolas de pensamento, princípios gerais e outras referências teóricas notáveis que caracterizam a essência e a especificidade da atividade profissional do design gráfico, do design de produto e do design de serviços.
Conceitos, definições e terminologias. Design gráfico, design de produto e design de serviços. Especificidade do design. Especialidades do design. Limites e possibilidades do design. Relação entre o design e campos adjacentes. Princípios filosóficos, referências, fatos e projetos clássicos para compreensão do campo do design. Funcionalismo, “styling”, “kitsch”, bom design, “múltiplos” e outros marcos teóricos. Obsolescência programada. Design e propaganda. Marcos fundamentais no ensino do design. Características específicas da pedagogia de design. Aspectos metodológicos intrínsecos ao design. Aspectos técnicos do design. Aspectos semânticos e sintáticos do design. Estética do design. Objetividade e subjetividade no design. Campo e mercado do design. Autores clássicos do design. Designers mais significativos do Brasil e do mundo. Epistemologia do design. Ontologia do design. Dimensão multidisciplinar e identidade própria, específica e una do design. Excelência, mérito, proficiência e rigor projetual. Aspectos da ética do design. Crítica do design. Design social. Ecodesign. Design na contemporaneidade. Pesquisa em design. Futuro do design. Necessidade do design. Papel transformador e civilizatório do design.
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