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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design
 
Projetos
 
Disciplina: AUP2428 - Introdução ao Design de Serviços
Introduction to Service Design

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Carga Horária de Extensão: 80 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Introduzir fundamentos e conceitos que abordam a atividade de projeto em design de serviços, a partir de envolvimento em nível estratégico e operacional na concepção de serviços, assim como o de tratar das ferramentas, técnicas e métodos necessários à prática de design de serviços. Apresenta abordagem integrada de múltiplas disciplinas de design, tais como design de produtos, design gráfico, design de ambientações e design de experiências e envolve uma visão sistêmica de projeto. Esta disciplina busca a compreensão sobre influência e potencial das transformações culturais e comportamentais, da tecnologia, negócios e contexto organizacional na concepção e implementação de projetos em design de serviços, nos setores públicos e privados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
506352 - Cristiane Aun Bertoldi
752681 - Leandro Manuel Reis Velloso
 
Programa Resumido
Introdução aos fundamentos e conceitos que envolvem a atividade de projeto em design de serviços e das ferramentas, técnicas e métodos mais utilizados na prática de design de serviços.
 
 
 
Programa
Reflexão sobre as transformações ocorridas ao longo da história acerca da concepção de artefatos, infraestruturas, organizações e serviços e como estes se relacionam uns com os outros.
 Princípios e métodos de design do serviço e sua aplicação no desenvolvimento de projetos.
 Compreensão da natureza subjacente do design de serviços e sistemas e sua influência na experiência do usuário. 
Desenvolvimento de propostas de design de serviços, considerando-se questões relacionadas à experiência do usuário visando sua implementação. 
Uso de técnicas de concepção e comunicação de design de serviços voltados aos setores públicos e provados.
Influência de fatores ligados a cultura organizacional, habilidades e capacitação humana, capacitação tecnológica, infraestrutura e restrições comerciais na busca por inovação em serviços.
Contexto social, ético, ambiental e de negócios para projeto em design de serviços.
Conteúdos 
Introdução aos princípios e métodos de design de serviço e experiência 
Introdução aos princípios e métodos do Design centrado no humano
 Mapeamento de experiência e blueprinting de serviços.
Contexto organizacional no serviço público e no privado Sustentabilidade e inovação em serviços Design de interface - sistemas digitais e interatividade Cultura, comportamento e consumo e implicações para a inovação no serviço público.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas expositivas Exercícios em sala Leitura e discussão de textos Visitas técnicas e pesquisa de campo Desenvolvimento de projeto assistido em sala Apresentação de projetos Os projetos serão desenvolvidos por equipes de até quatro alunos. As atividades práticas serão desenvolvidas individualmente ou em grupo, em decorrência de suas características e demandas e sua apresentação corresponderá uma entrega de trabalho, com atribuição de nota. As avaliações referentes ao conteúdo teórico do curso poderão ser realizadas por meio de trabalhos escritos de produção individual.
Critério
Os projetos serão desenvolvidos por equipes de até quatro alunos. As atividades práticas serão desenvolvidas individualmente ou em grupo, em decorrência de suas características e demandas e sua apresentação corresponderá uma entrega de trabalho, com atribuição de nota. As avaliações referentes ao conteúdo teórico do curso poderão ser realizadas por meio de trabalhos escritos de produção individual. Todos os trabalhos e projetos serão avaliados segundo critérios relativos a: - adequação à proposta - apresentação de todos os itens previstos no projeto - qualidade da apresentação e comunicação de projeto - originalidade da solução
Norma de Recuperação
Apresentação dos projetos desenvolvidos na disciplina, acompanhado de relatório técnico com documentação dos procedimentos adotados e reflexão sobre resultados obtidos.
 
Bibliografia
     
BAXTER, M. Projeto de produto. São Paulo, Edgard Blucher Ltda, 1998.
BONSIEPE, G. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Edgard Blücher, 2011
BÜRDEK, B. E. Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo, Edgard Blücher, 2006.
CUREDALE, R. Design thinking. Process & methods. 3rd ed. Topanga: Design Community College, 2016.
DREYFUSS, H. Designing for people. Nova Iorque: Grossman Publishers. 1974.
GOODWIN, K. Design for digital age. How to create human-centered products and services. Indianopolis: Wiley Publishing, Inc., 2011.
KELLEY, T. The art of innovation. Nova Iorque: Corrency Doubleday, 2001.
KIMBELL, L; SEIDEL, V P. Designing for Services - Multidisciplinary Perspectives. Oxford: Oxford Press, 2008.
KUMAR, V. 101 Design Methods, a structured approach for driving innovation in your organization. New Jersey, Wiley & Sons, 2013. 
MAGER, B. Service Design – A Review. Köln: Köln International School of Design, 2004. 
MANZINI, E; COAD, R. Design, When Everybody Designs. An Introduction to Design for Social Innovation. Cambridge: The MIT Press, 2015. 
MIETTINEN, S KOIVISTO, M (ed): Designing Services with Innovative Methods. Keuruu: Otava Book Printing Ltd, 2009. ISBN 13 978 952 5018 42
POLAINE, A; LOVILE, L; REASON, B. Service Design: From Insight to Implementation. New York: Rosenfeld Media, 2013. ISBN-10: 1933820330
RAMASWAMY, R. Design and Management of Service Design. Massachusets: Addison-Wesley, 1996. 
STICKDORN, M; SCHNEIDER, J. This is service design thinking. New Jersey: John Wiley & Sons, 2011. 
http://www.service-design-network.org/
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Grupos sociais com demandas de melhorias em serviços, que possam estar caracterizados como usuários em potencial, ou agentes envolvidos na prestação do serviço.
Objetivos da atividade
Desenvolvimento de design de serviços para promover melhorias na experiência e/ou no desempenho de atividades dos usuários ou agentes envolvidos.
Descrição da atividade
Imersão junto ao contexto do grupo social e suas demandas, levantamento e tratamento de dados, criação da jornada do usuário, reenquadramento do problema, geração de alternativas, prototipagem, testes e comunicação dos resultados.
Indicadores de avaliação da atividade
Aplicação de instrumento de avaliação qualitativa junto aos grupos de usuários e agentes envolvidos na atividade, durante as etapas de projeto, tais como: levantamento de dados, geração de alternativas e comunicação de resultados alcançados.

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