Desenvolver a prática do projeto de produtos de baixa complexidade que podem envolver componentes mecânicos e que permitam a aproximação com a produção industrial. Evidenciar o caráter sistêmico do design. Introduzir conceitos de dimensionamento, escala e modularidade. Abordar aspectos de projeto relacionados a forma, função, uso, produção e descarte. Estabelecer procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de projetos de produto com ênfase nas necessidades e desejos dos usuários. Exercitar as diversas ferramentas para desenvolvimento e comunicação de projetos de produtos.
Desenvolvimento de projetos de design de baixa complexidade para compreensão das especificidades e condicionantes do design de produtos.
Identificação e análise presença do design na vida contemporânea. Identificação e análise das principais especificidades do produto industrial em relação ao objeto artesanal. Levantamento de mercado: análise de categorias de produtos de baixa complexidade e sua relação com os hábitos cotidianos e características de uso. Seleção de um ambiente doméstico, de estudo, lazer ou trabalho para desenvolvimento de novo produto: análise funcional e de uso do ambiente e seus produtos. Compreensão da estrutura física e desmontagem de produtos e sua representação: noções de escala, croquis cotados, desenho de peças, nominação, perspectiva explodida. Projeto de um novo produto que atenda à temática ou briefing estabelecido. Elaboração de modelos físicos necessários ao projeto. Elaboração de desenho técnico e rendering do produto e desenho de simulação de uso. Elaboração de apresentação para comunicação do projeto.
BAXTER, M. Projeto de produto. São Paulo, Edgard Blucher Ltda, 1998. BONSIEPE, G. Teoria e Prática do Desenho Industrial. Gustavo Gilli, Barcelona, 1978. ____________ Design: do material ao digital. Florianópolis: FIESC/EL, 1997. ___________ Design: como prática de projeto. São Paulo: Edgard Blücher, 2009 BÜRDEK, B. E. Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo, Edgard Blücher, 2006. CULLEN, C D, HALLER, L. Design secrets: products 2. 50 real-life projects uncovered. Gloucester: Rockport Publishers, 2004 DORFLES, G. - O design industrial e sua estética. Trad. Wanda Ramos. Presença, Lisboa, 1978. ELAM, Kimberly. Geometry of design: studies in proportion and composition. New York, Princeton Architectural Press, 2000. ENGEL, H.- Sistemas estruturais – Barcelona, G. Gili, 2001. HUDSON, J. Process: 50 product designs from concept to manufacture. London : Laurence King, 2008. KELLEY, T. (com Jonathan Littman). A arte da inovação. Lições de criatividade da IDEO, a maior empresa norte-americana de design. São Paulo: Futura, 2001. LEON, E. Memórias do design brasileiro. São Paulo : SENAC, 2009. LEFTERI, Ch. e ARAD, R. Metals: materials for inspirational design. East Sussex: Rotovision, 2004. LEFTERI, Ch. Glass: materials for inspirational design. East Sussex: Rotovision, 2004. ------------------. Wood: materials for inspirational design. East Sussex: Rotovision, 2003. ------------------. Ceramic: materials for inspirational design. East Sussex: Rotovision, 2003. ------------------. Plastic: materials for inspirational design. Gloucester: Rockport Publishers, 2001. LÖBACH, Bernd. Trad. Freddy Van Camp. Design industrial: Bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 2001 MALDONADO. T. El diseño industrial reconsiderado. Barcelona. Gustavo Gilli, 1993. MANZINI, E. A matéria da invenção. Porto: Porto Editora, 1993. MOLLERUP, P. Collapsible: the genius of space-saving design. San Francisco: Chronicle Books, 2001. MUNARI, B. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1989. ___________ Arte e Comunicação Visual.. Martins Fontes, São Paulo, 1997. NORMAN, Donald A. Design do dia-a-dia. São Paulo: Rocco, 2006. PAPANEK, V. Diseñar para el mundo real: ecología humana y cámbio social. Tradução: Luis Cortés de Alvaro. Madrid: H.Blume, 1977. WAKEWarren. Design paradigms. A sourcebook for creative visualization. New York: John Wiley& Sons, 2000.