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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design
 
Projetos
 
Disciplina: AUP2430 - Introdução ao Projeto de Produto
Introduction to Product Design

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Carga Horária de Extensão: 80 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Desenvolver a prática do projeto de produtos de baixa complexidade que podem envolver componentes mecânicos e que permitam a aproximação com a produção industrial. 
Evidenciar o caráter sistêmico do design.
Introduzir conceitos de dimensionamento, escala e modularidade.
Abordar aspectos de projeto relacionados a forma, função, uso, produção e descarte.
 Estabelecer procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de projetos de produto com ênfase nas necessidades e desejos dos usuários. 
Exercitar as diversas ferramentas para desenvolvimento e comunicação de projetos de produtos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
506352 - Cristiane Aun Bertoldi
532442 - Denise Dantas
5751435 - Luís Cláudio Portugal do Nascimento
7753890 - Marcelo Silva Oliveira
 
Programa Resumido
Desenvolvimento de projetos de design de baixa complexidade para compreensão das especificidades e condicionantes do design de produtos.
 
 
 
Programa
Identificação e análise presença do design na vida contemporânea.
Identificação e análise das principais especificidades do produto industrial em relação ao objeto artesanal.
Levantamento de mercado: análise de categorias de produtos de baixa complexidade e sua relação com os hábitos cotidianos e características de uso.
Seleção de um ambiente doméstico, de estudo, lazer ou trabalho para desenvolvimento de novo produto: análise funcional e de uso do ambiente e seus produtos.
Compreensão da estrutura física e desmontagem de produtos e sua representação: noções de escala, croquis cotados, desenho de peças, nominação, perspectiva explodida. 
Projeto de um novo produto que atenda à temática ou briefing estabelecido.
Elaboração de modelos físicos necessários ao projeto.
Elaboração de desenho técnico e rendering do produto e desenho de simulação de uso.
Elaboração de apresentação para comunicação do projeto.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas expositivas Exercícios em sala Leitura e discussão de textos Visitas técnicas e pesquisa de campo Desenvolvimento de projeto assistido em sala Apresentação de projetos Os projetos serão desenvolvidos por equipes de até quatro alunos. As atividades práticas serão desenvolvidas individualmente ou em grupo, em decorrência de suas características e demandas e sua apresentação corresponderá uma entrega de trabalho, com atribuição de nota. As avaliações referentes ao conteúdo teórico do curso poderão ser realizadas por meio de trabalhos escritos de produção individual.
Critério
Os projetos serão desenvolvidos por equipes de até quatro alunos. As atividades práticas serão desenvolvidas individualmente ou em grupo, em decorrência de suas características e demandas e sua apresentação corresponderá uma entrega de trabalho, com atribuição de nota. As avaliações referentes ao conteúdo teórico do curso poderão ser realizadas por meio de trabalhos escritos de produção individual. Todos os trabalhos e projetos serão avaliados segundo critérios relativos a: - adequação à proposta - apresentação de todos os itens previstos no projeto - qualidade da apresentação e comunicação de projeto - originalidade da solução
Norma de Recuperação
Apresentação dos projetos desenvolvidos disciplina, acompanhados de modelos físicos e relatório técnico com documentação dos procedimentos adotados e reflexão sobre resultados obtidos.
 
Bibliografia
     
BAXTER, M. Projeto de produto. São Paulo, Edgard Blucher Ltda, 1998.
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LEFTERI, Ch. e ARAD, R. Metals: materials for inspirational design. East Sussex: Rotovision, 2004.
LEFTERI, Ch. Glass: materials for inspirational design. East Sussex: Rotovision, 2004.
------------------. Wood: materials for inspirational design. East Sussex: Rotovision, 2003.
------------------. Ceramic: materials for inspirational design. East Sussex: Rotovision, 2003.
------------------. Plastic: materials for inspirational design. Gloucester: Rockport Publishers, 2001.
LÖBACH, Bernd. Trad. Freddy Van Camp. Design industrial: Bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 2001
MALDONADO. T. El diseño industrial reconsiderado. Barcelona. Gustavo Gilli, 1993.
MANZINI, E. A matéria da invenção. Porto: Porto Editora, 1993.
MOLLERUP, P. Collapsible: the genius of space-saving design. San Francisco: Chronicle Books, 2001.
MUNARI, B. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
___________ Arte e Comunicação Visual.. Martins Fontes, São Paulo, 1997.
NORMAN, Donald A. Design do dia-a-dia. São Paulo: Rocco, 2006. 
PAPANEK, V. Diseñar para el mundo real: ecología humana y cámbio social. Tradução: Luis Cortés de Alvaro. Madrid: H.Blume, 1977.
WAKEWarren. Design paradigms. A sourcebook for creative visualization. New York: John Wiley& Sons, 2000.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Grupos sociais com demandas de melhorias em produtos, que possam estar caracterizados como usuários em potencial, ou agentes envolvidos na produção do design.
Objetivos da atividade
Desenvolvimento de projetos de produto para promover melhorias nos objetos e/ou no desempenho de atividades dos usuários ou agentes envolvidos.
Descrição da atividade
Imersão junto ao contexto do grupo social e suas demandas, levantamento e tratamento de dados, geração de alternativas, prototipagem, testes e comunicação dos resultados.
Indicadores de avaliação da atividade
Aplicação de instrumento de avaliação qualitativa junto aos grupos de usuários e agentes envolvidos na atividade, durante as etapas de projeto, tais como: levantamento de dados, geração de alternativas e comunicação de resultados alcançados.

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