1. Oferecer uma visão panorâmica das várias modalidades, técnicas, estratégias, posturas e ênfases representativas da prática mais técnica e rigorosa de projeto em design. 2.Sistematizar conteúdos sobre métodos de projeto apresentados aos alunos, com o propósito de fornecer-lhes uma moldura referencial que os apoie nas várias abordagens de projeto que desenvolverão ao longo do curso e de suas vidas profissionais. 3. Desenvolver nos alunos a autoconsciência dos processos de projeto em design.
Aspectos essenciais da metodologia de projeto em design (visual, de produto e de serviços), incluindo seus desdobramentos em termos de técnicas específicas.
Conceitos de “método”. Metodologia e método. Método como técnica, maneira, caminho. Fins e meios. Objetivos substantivos e objetivos operacionais. Especificidades do método clássico de projeto de design. Métodos alternativos de projeto. Método científico e método de projeto. Métodos nas artes plásticas e métodos no design. Desenvolvimento de projetos em design como processo heurístico e não como técnica algorítmica. Evoluções do método clássico de projeto em design. Fases genéricas essenciais de projetos de design. Design sistemático, fundamentado em pesquisa. Pesquisa e desenvolvimento. Pré-pesquisa. Definição técnica do problema inicial. Graus de abstração e de recuo na enunciação do problema inicial, sob forma de solução concreta ou de problema abstrato. Definição das necessidades. Elaboração de cronogramas e planos de trabalho. Design centrado no usuário. Identificação das bases críticas de informação aplicáveis caso a caso. Técnicas de coleta de dados. Fontes de dados. Técnicas de tratamento e análise de dados. Elaboração do relatório de pesquisa, sistematizando e sintetizando informações. Redação técnica dos requisitos de projeto. Geração de alternativas. Técnicas específicas de criatividade em projetos de design. Formulação de critérios de filtragem. Matrizes de seleção quantitativas e qualitativas. Geração de subalternativas. Detalhamento de projeto. Técnicas de representação bidimensional – e, no caso de design de produto, também tridimensional – como ferramentas de projeto. Testes, ensaios e outras formas de feedback. Comunicação de resultados. Ética da interação interpessoal com clientes, fornecedores, informantes, auxiliares técnicos, especialistas, colegas da própria equipe e, acima de tudo, com usuários e seus correlatos. Elementos de apresentação oral de projetos. Panorama da bibliografia técnica especializada, clássica e atual, em metodologia de projeto em design.
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