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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Projetos
 
Disciplina: AUP2432 - Metodologia de Projeto em Design
Design Methodology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
1. Oferecer uma visão panorâmica das várias modalidades, técnicas, estratégias, posturas e ênfases representativas da prática mais técnica e rigorosa de projeto em design. 2.Sistematizar conteúdos sobre métodos de projeto apresentados aos alunos, com o propósito de fornecer-lhes uma moldura referencial que os apoie nas várias abordagens de projeto que desenvolverão ao longo do curso e de suas vidas profissionais. 3. Desenvolver nos alunos a autoconsciência dos processos de projeto em design.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
532442 - Denise Dantas
5751435 - Luís Cláudio Portugal do Nascimento
5811716 - Priscila Lena Farias
 
Programa Resumido
Aspectos essenciais da metodologia de projeto em design (visual, de produto e de serviços), incluindo seus desdobramentos em termos de técnicas específicas.
 
 
 
Programa
Conceitos de “método”. Metodologia e método. Método como técnica, maneira, caminho. Fins e meios. Objetivos substantivos e objetivos operacionais. Especificidades do método clássico de projeto de design. Métodos alternativos de projeto. Método científico e método de projeto. Métodos nas artes plásticas e métodos no design. Desenvolvimento de projetos em design como processo heurístico e não como técnica algorítmica. Evoluções do método clássico de projeto em design. Fases genéricas essenciais de projetos de design. Design sistemático, fundamentado em pesquisa. Pesquisa e desenvolvimento. Pré-pesquisa. Definição técnica do problema inicial. Graus de abstração e de recuo na enunciação do problema inicial, sob forma de solução concreta ou de problema abstrato. Definição das necessidades. Elaboração de cronogramas e planos de trabalho. Design centrado no usuário. Identificação das bases críticas de informação aplicáveis caso a caso. Técnicas de coleta de dados. Fontes de dados. Técnicas de tratamento e análise de dados. Elaboração do relatório de pesquisa, sistematizando e sintetizando informações. Redação técnica dos requisitos de projeto. Geração de alternativas. Técnicas específicas de criatividade em projetos de design. Formulação de critérios de filtragem. Matrizes de seleção quantitativas e qualitativas. Geração de subalternativas. Detalhamento de projeto. Técnicas de representação bidimensional – e, no caso de design de produto, também tridimensional – como ferramentas de projeto. Testes, ensaios e outras formas de feedback. Comunicação de resultados. Ética da interação interpessoal com clientes, fornecedores, informantes, auxiliares técnicos, especialistas, colegas da própria equipe e, acima de tudo, com usuários e seus correlatos. Elementos de apresentação oral de projetos. Panorama da bibliografia técnica especializada, clássica e atual, em metodologia de projeto em design.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exercícios de curta duração e projetos de baixa complexidade, desenvolvidos individualmente e/ou em grupo.
Critério
1. envolvimento dos alunos nas propostas de exercícios e projetos; 2. aderência dos grupos aos termos das propostas; 3. exuberância do processo de trabalho de alunos e grupos; 4. qualidade das soluções finais desenvolvidas; 5. completude e acabamento dos elementos de comunicação solicitados; 6. qualidade das apresentações orais intermediárias e finais; 7. participação respeitosa e proativa de cada aluno em classe; 8. evolução pessoal de cada aluno na experiência pedagógica Em havendo subdivisão da classe em grupos de alunos, a nota de cada aluno poderá, como se depreende, não ser a mesma dos demais integrantes de seu grupo.
Norma de Recuperação
Esta disciplina não prevê recurso à recuperação.
 
Bibliografia
     
ALEXANDER, Christopher. Notes on the synthesis of form. Cambridge: Harvard University Press, 1964. ARCHER, Leonard Bruce. Systematic method for designers. Londres: Design Council, 1965. ARCHER, Leonard Bruce. Design awareness and planned creativity in industry. Ottawa: Office of Design, Department of Industry, Trade and Commerce, 1974. BACK, Nelson. Metodologia de projeto de produtos industriais. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1983. BAXTER, Mike. Projeto de produto: Guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: Blücher, 1998 e 2000. BOMFIM, Gustavo Amarante; NAGEL, Klaus-Dieter e ROSSI, Lia Mônica. Fundamentos de uma metodologia para desenvolvimento de produtos. Rio de Janeiro: Coppe/UFRJ, 1977. BOMFIM, Gustavo Amarante. Metodologia para desenvolvimento de projetos. Campina Grande: Ed. Universitária da UFPB, 1995. BONSIEPE, Gui. Teoría y práctica del diseño industrial: Elementos para una manualística crítica. Barcelona: Gustavo Gili, 1978. BROADBENT, Geoffrey e outros. Metodología del diseño arquitectónico. Barcelona: Gustavo Gili, 1971. CROSS, Nigel (ed.). Developments in design methodology. Chichester (Inglaterra): Wiley, 1984. CROSS, Nigel. Engineering design methods: strategies for product design (4a. ed.). Chichester (Inglaterra): Wiley, 2008. CUREDALE, R. Design thinking. process & methods (2a. ed.). Topanga (Califórnia): Design Community College, 2016. FRIIS, S. K. Co-Creation Cards. Købenjaven: U Press, 2015. HANINGTON, Bruce e MARTIN, Bella. Universal methods of design: 100 Ways to research complex problems, develop innovative ideas, and design effective solutions. Beverly (Massachusetts): Rockport, 2012. JONES, John Christopher. Essays in design. Chichester (Inglaterra): Wiley, 1984. JONES, John Christopher. Design methods (2a. ed.). Nova Iorque: Van Nostrand Reinhold, 1992. IDEO. Ideo method cards: 51 ways to inspire design. Richmond (Califórnia): William Stout, 2003. KARJALUOTO, Eric. The design method: a philosophy and process for functional visual communication. São Francisco (Califórinia): New Riders, 2013. KUMAR, Vijay. 101 design methods: astructured approach for driving innovation in your organization. Hoboken (Nova Jérsey): Wiley, 2012. MOORE, Gary T. (ed.). Emerging methods in environmental design and planning. Cambridge: MIT Press, 1973. MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998. PAZMINO, Ana Veronica. Como se cria: 40 métodos para design de produto. São Paulo: Blücher, 2015. RODRÍGUEZ, Gerardo M. Manual de diseño industrial. Cidade do México: Gustavo Gili, 1986? SCHMITTEL, Wolfgang. Process visual: development of a corporate identity. Zurique: ABC, 1978.
 

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