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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Tecnologia da Arquitetura
 
Disciplina: AUT0135 - Avaliação Pós-ocupação (apo) Como Metodologia de Projeto
Post-Occupancy Evaluation (POE) as Design Methodology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Desenvolver exercícios de APO de ambientes no decorrer do uso voltados à aplicação em atividades projetuais e com vistas a qualidade da gestão do processo de projeto.
 
 
 
Programa Resumido
Aulas teóricas e exercícios práticos de Avaliação Pós-Ocupação (APO) como um dos instrumentais realimentadores do processo projetual de qualquer ambiente construído (como a habitação, a escola, o hospital, o escritório, o shopping-center ou ainda a praça e o parque) e posto em uso, a partir do reconhecimento dos erros e acertos ocorridos neste processo. Para tanto, são considerados não só os aspectos construtivos, funcionais, de conforto ambiental, de segurança e de acessibilidade em estudo de caso, mas sobretudo, os aspectos comportamentais, de satisfação do usuário e interdisciplinares do processo projetual. Procura desenvolver e aperfeiçoar continuamente os métodos de APO em concordância com a realidade nacional e regional, bem como apresentar diretrizes para implementação de melhorias e de manutenção dos ambientes construídos estudos de caso e recomendações para futuros projetos.
 
 
 
Programa
-	O significado da APO/Métodos e Técnicas.
- Fundamentos teóricos – conceituação de comportamento humano, psicologia ambiental, programação e outros.
- A experiência americana e européia – estudos de caso.
- A experiência nacional: habitação, edifícios de escritórios, hospitais, escolas.
- Técnicas de medições, tabulação e análise de dados.

- Formas de apresentação de diagnósticos e de recomendações (mapas de descobertas)
- Apresentação e discussão das propostas de trabalhos dos alunos.
- Seminários de avaliação com apresentação dos projetos desenvolvidos e fundamentados na APO.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- aulas teóricas com foco sobretudo em demonstrações de exemplos de após aplicadas e dos seus impactos possíveis nos projetos de intervenção ou de reforma nos ambientes estudos de caso;
- seminários para apresentação dos resultados das após aplicadas e dos projetos decorrentes;


- trabalhos práticos, no decorrer da aula, fundamentados em pesquisa de campo na área de APO, para edifícios e/ou espaços abertos previamente selecionados, situados preferencialmente na cidade de São Paulo e que estejam em uso;
- acompanhamento dos trabalhos práticos realizados pelos alunos.
- Desenvolvimento de projetos (redesenhos, intervenções, recomendações) nos ambientes estudos de caso.
Critério
Os alunos serão avaliados a partir da participação individual nas diversas atividades do curso (módulos teórico e prático) e, particularmente em equipe, no desenvolvimento e resultados da APO e dos projetos.

Apresentação em seminário do trabalho em equipe NS x 3,5
Avaliação do trabalho final em equipe NF x 6,5

Média ponderada final NS x 3,5 + NF x 6,5 /10
Norma de Recuperação
Os trabalhos práticos serão desenvolvidos em equipe, que deverá entregar, ao final do período de recuperação, um relatório detalhado, contendo desenhos, planilhas, gráficos, fluxogramas, projetos e textos.
 
Bibliografia
     
BECHTEL, Robert B. Environment & Behavior: An Introduction. Thousand Oaks, California: Sage Publications, 1997.
BECHTEL, Robert B.; MARANS, R.; MICHELSON, W. (Eds). Methods in Environmental and Behavioral Research. New York, Van Nostrand Reinhold, 1987.
FEDERAL FACILITIES COUNCIL. Learning from our Buildings. A State-of-the Practice Summary of Post-Occupancy Evaluation. Washington, DC: National Academy Press, 2002 (Technical Report no 45). [http://Cart.nap.edu/cart/pdf/access]
ORNSTEIN, Sheila com a colaboração de Marcelo Roméro. Avaliação Pós-Ocupação do Ambiente Construído. São Paulo, Studio Nobel, Editora da USP, 1992.
ORNSTEIN, Sheila Walbe et al. Health Care Architecture in São Paulo, Brazil: Evaluating Acessibility and Fire Safety in Large Hospitals. Archnet – IJAR – International Journal of Architectural Research . vol. 1 - Issue 1: março, 2007 pp.13-25 [http://archnet.org/gws/IJAR].
*PINHEIRO, José de Queiroz; GÜNTHER, Hartmut. Métodos de Pesquisa nos Estudos Pessoa-Ambiente. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.
ROMÉRO, Marcelo de Andrade; ORNSTEIN, Sheila Walbe.(editores /coordenadores) Avaliação Pós-Ocupação. Métodos e Técnicas aplicados a Habitação Social. Porto Alegre, RS: Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2003 [www.antac.org.br]
SANOFF, Henry. School Building Assessment Methods. Washington, DC: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2001 [www.edfacilities.org].
*VOORDT, Theo JM van der; WEGEN, Herman BR van. Architecture In Use. An Introduction to the programming, design and evaluation of buidings. OK, UK: Elsevier, 2005.
*ZEISEL, John. Inquiry by Design. Environment/Behavior/Neuroscience in Architecture, Interiors, Landscape, and Planning. New York: W.W. Norton & Company, 2006.
 

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