Desenvolver exercícios de APO de ambientes no decorrer do uso voltados à aplicação em atividades projetuais e com vistas a qualidade da gestão do processo de projeto.
Aulas teóricas e exercícios práticos de Avaliação Pós-Ocupação (APO) como um dos instrumentais realimentadores do processo projetual de qualquer ambiente construído (como a habitação, a escola, o hospital, o escritório, o shopping-center ou ainda a praça e o parque) e posto em uso, a partir do reconhecimento dos erros e acertos ocorridos neste processo. Para tanto, são considerados não só os aspectos construtivos, funcionais, de conforto ambiental, de segurança e de acessibilidade em estudo de caso, mas sobretudo, os aspectos comportamentais, de satisfação do usuário e interdisciplinares do processo projetual. Procura desenvolver e aperfeiçoar continuamente os métodos de APO em concordância com a realidade nacional e regional, bem como apresentar diretrizes para implementação de melhorias e de manutenção dos ambientes construídos estudos de caso e recomendações para futuros projetos.
- O significado da APO/Métodos e Técnicas.- Fundamentos teóricos – conceituação de comportamento humano, psicologia ambiental, programação e outros.- A experiência americana e européia – estudos de caso.- A experiência nacional: habitação, edifícios de escritórios, hospitais, escolas.- Técnicas de medições, tabulação e análise de dados.- Formas de apresentação de diagnósticos e de recomendações (mapas de descobertas)- Apresentação e discussão das propostas de trabalhos dos alunos.- Seminários de avaliação com apresentação dos projetos desenvolvidos e fundamentados na APO.
BECHTEL, Robert B. Environment & Behavior: An Introduction. Thousand Oaks, California: Sage Publications, 1997.BECHTEL, Robert B.; MARANS, R.; MICHELSON, W. (Eds). Methods in Environmental and Behavioral Research. New York, Van Nostrand Reinhold, 1987.FEDERAL FACILITIES COUNCIL. Learning from our Buildings. A State-of-the Practice Summary of Post-Occupancy Evaluation. Washington, DC: National Academy Press, 2002 (Technical Report no 45). [http://Cart.nap.edu/cart/pdf/access]ORNSTEIN, Sheila com a colaboração de Marcelo Roméro. Avaliação Pós-Ocupação do Ambiente Construído. São Paulo, Studio Nobel, Editora da USP, 1992.ORNSTEIN, Sheila Walbe et al. Health Care Architecture in São Paulo, Brazil: Evaluating Acessibility and Fire Safety in Large Hospitals. Archnet – IJAR – International Journal of Architectural Research . vol. 1 - Issue 1: março, 2007 pp.13-25 [http://archnet.org/gws/IJAR].*PINHEIRO, José de Queiroz; GÜNTHER, Hartmut. Métodos de Pesquisa nos Estudos Pessoa-Ambiente. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.ROMÉRO, Marcelo de Andrade; ORNSTEIN, Sheila Walbe.(editores /coordenadores) Avaliação Pós-Ocupação. Métodos e Técnicas aplicados a Habitação Social. Porto Alegre, RS: Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2003 [www.antac.org.br]SANOFF, Henry. School Building Assessment Methods. Washington, DC: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2001 [www.edfacilities.org].*VOORDT, Theo JM van der; WEGEN, Herman BR van. Architecture In Use. An Introduction to the programming, design and evaluation of buidings. OK, UK: Elsevier, 2005.*ZEISEL, John. Inquiry by Design. Environment/Behavior/Neuroscience in Architecture, Interiors, Landscape, and Planning. New York: W.W. Norton & Company, 2006.