Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
 
Tecnologia da Arquitetura
 
Disciplina: AUT0184 - Construção do Edifício 2
Building Construction 2

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
A disciplina busca construir junto ao estudante critérios para a escolha de soluções tecnológicas adequadas e possibilitar a vivência de processos de projeto, planejamento e construção utilizando materiais na sua escala natural estimulando a visão crítica do próprio trabalho.

Além disso, visa mostrar materiais cuja fabricação utiliza maior quantidade de energia e exige maior controle tecnológico e, por meio das visitas técnicas, incentivar a reflexão sobre aspectos diversos da cadeia produtiva;

 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
601511 - Caio Santo Amore de Carvalho
1108141 - José Eduardo Baravelli
2033442 - Reginaldo Luiz Nunes Ronconi
 
Programa Resumido
Estudo de soluções construtivas abrangendo as técnicas convencionais, os processos de racionalização e introduz os conceitos básicos das técnicas construtivas compostas por componentes pré-fabricados e da construção industrializada.  
Estende-se ainda ao estudo sistêmico das primeiras etapas da construção de edificações de pequeno porte, a saber: serviços preliminares e canteiro de obras. Seqüencialmente à apresentação das etapas da obra, é feita uma relação entre os custos admitidos e os conseqüentes resultados na organização da produção.
Apresenta os materiais com maior uso de energia na sua obtenção, técnicas construtivas mais comuns para estes materiais e seu controle tecnológico como parâmetro de qualidade.
 
 
 
Programa
Canteiro de obras: discute-se a organização do canteiro englobando todo o conjunto de ações e serviços a serem efetuados para dotar o local da obra, de infra-estrutura e suporte logístico, necessários para a execução da mesma. Apresentam-se exemplos de experiências de construção de habitações de interesse social com a produção organizada em diversas formas: em regime de autogestão e com o emprego de ajuda mútua, autoconstrução, cooperativas ou construídas por empreiteiras e construtoras. 
- Serviços preliminares: Inicia-se a discussão sobre a importância da definição de soluções adotadas em projeto como a(s) cota(s) da edificação, a locação da obra no terreno e a interferência da região circunvizinha à obra.
Discussão sobre a importância do conjunto de operações de escavação, carga, transporte, descarga, compactação e acabamentos executados a fim de se passar de um terreno no estado natural para uma nova conformação topográfica desejada.
- Sistemas construtivos industrializados: Introduz as técnicas da argamassa armada, ferrocimento, alvenaria armada, painéis compostos por tijolos e blocos, concreto pré-moldado, materiais compósitos, estruturas de aço carbono e madeiras transformadas (laminados, aglomerados etc.).
Construção de modelos com uso dos materiais na escala natural utilizando os meios existentes no Canteiro Experimental.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A disciplina se apóia metodologicamente nas idéias de Wilhelm Von Humboldt, Célestin Freinet e Paulo Freire.

Trabalhos práticos:
São desenvolvidos exercícios individuais abordando o conteúdo teórico apresentado durante o curso e exercícios executados em grupos elaborando construções no canteiro experimental.
Critério
Primeiro exercício:
Descrição de uma técnica construtiva compreendendo duas etapas: pesquisa bibliográfica e visita a uma obra em andamento ou concluída que tenha usado a técnica construtiva em questão.

Segundo exercício:
Cada equipe, composta por 7 ou 8 alunos, de fará um exercício próprio escolhendo uma das quatro técnicas construtivas citadas abaixo:
1. Ferro-Cimento
2. Argamassa Armada
3. Painéis de Tijolos
4. Alvenaria
Este exercício deverá ser concebido dentro de um limite de tamanho que é um cubo de 1,0 m de lado. Deverá ser entregue um relatório por equipe descrevendo, criticamente, o processo de execução dos dois exercícios. Deverão ser montadas 20 equipes. As equipes deverão obedecer o limite de 5 em cada técnica construtiva, ou seja, 5 equipes trabalhando com Ferro-Cimento, 5 equipes com Argamassa Armada

Método
Relatório sobre a pesquisa em obra, trabalho prático no canteiro experimental e participação no curso.

Critério
Presença em classe (lista de presença, comprovando a presença física).
Alunos com frequência inferior a 70% não terão direito ao aproveitamento de créditos de acordo com o artigo 84 do Estatuto da USP.

(N1) Notas do primeiro trabalho (seminário). Conteúdo abordado, organização das idéias, exemplos, referências, exposição.Nota máxima: 5,0
(N2) Notas do segundo trabalho (canteiro). Registro do processo, solução construtiva adotada, conteúdo do relatório, organização e peças gráficas (desenhos, fotografias etc). Nota máxima: 5,0

Nota final: N1 + N2
Norma de Recuperação
Haverá prova de recuperação.
Prova: dissertação sobre uma das técnicas construtivas apresentadas em aula teórica.
 
Bibliografia
     
ABCI - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA - "Manual Técnico de Alvenaria" – Editora Projeto - São Paulo - 1990.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND - "Construções de Argamassa Armada" - São Paulo, 1987.
BALLARIN, ADRIANO WAGNER - "Argamassa armada definição , histórico e desenvolvimento" - Associação Brasileira de Cimento Portland - São Paulo, 1987.
BONDUKI, NABIL - "Arquitetura e habitação social em São Paulo - 1989 - 1992" - Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos - 1993.
CENTRO DE PESQUISAS E DESENVOLVIMENTO - CEPED - "Como construir um silo de ferro cimento" - ABCP - São Paulo - 1985.
DESIDERI, PAOLO & NERVI Jr, PIER LUIGI & POSITANO, GIUSEPPE - "Pier Luigi Nervi" - Editora Gustavo Gili - Barcelona - 1981.
DIESTE ELADIO - La estructura ceramica" - Colección SOMOSUR - Editora Escala - Colômbia - 1987.
DIRECCIÓN GENERAL DE ARQUITECTURA E VIVIENDA (organizador) - "Eladio Dieste - 1943 - 1996 - Catalogo de la exposición" - Andalucia - 1996
DIRECCIÓN GENERAL DE ARQUITECTURA E VIVIENDA (organizador) "Metodologia del calculo" - Andalucia - 1996.
FATHY, HASSAN - "Construindo com o povo" - Editora Forense Universitária, 1982
FUNDAÇÃO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DAS APLICAÇÕES DE MADEIRAS NO BRASIL - "Taipa em painéis modulados" - MEC / CEDATE - Brasília - 1988.
GOHN, MARIA DA GLÓRIA - "Movimentos sociais e luta pela moradia" - Edições Loyola - São Paulo - 1991.
HANAI, JOÃO BENTO DE - "Construções em argamassa armada - Fundamentos Tecnológicos para projeto e execução" - Editora Pini - São Paulo - 1992.
HANAI, JOÃO BENTO DE - "Construções em argamassa armada : situação perspectivas e pesquisas" - Tese de doutorado - São Carlos - 1985.
KLICZKOWVIK, GUILLERMO R. - "Prefabricación - Sistema Beno" - Espaço Editorial - Buenos Aires - 1979.
RONCONI, REGINALDO L. N. - "Habitações construídas com gerenciamento pelos usuários, com organização da força de trabalho em regime de mutirão" - Dissertação de mestrado - USP - São Carlos - 1995.
STEELE, JAMES - "Hassan Fathy" - St. Martin Press - USA -1988.
TURNER, JOHN F.C. - "Vivienda todo el poder para los usuarios" - H. Blume Ediciones - Madrid - 1977.
VILLAÇA, FLÁVIO - "O que todo o cidadão precisa saber sobre habitação" - Global Editora - São Paulo, 1986.
VILLALBA, ANTONIO CASTRO - "Historia de la construcción arquitectónica" - Edicions UPC - Universitat Politècnica de Catalunya - Barcelona – 1996.
 

Clique para consultar os requisitos para AUT0184

Clique para consultar o oferecimento para AUT0184

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP