Obter maior desenvoltura na linguagem gráfica usada no processo de produção do espaço da arquitetura:- ampliar a capacidade de fazer representações gráficas do espaço e do objeto, transformando imagens concebidas em figuras que transmitam informações de modo inteligente e inteligível;- sistemas gráficos de representação do espaço.
Desenvolve o raciocínio espacial e a compreensão dos meios de expressão e representação gráfica em arquitetura. Estuda os fundamentos da geometria aplicada à organização tridimensional do espaço. Propicia, de modo sistemático e específico, o desenvolvimento da capacidade de organizar graficamente o pensamento visual e habilidade de desenhar.
Meios de representação do espaço. Instrumentos de desenho e construção. Escalas de projeto. Fundamentos do raciocínio espacial em arquitetura e suas representações. O desenho como suporte para a percepção e configuração do espaço .Introdução às convenções para o desenho arquitetônico.
ABNT - REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA - NBR 6492/2021 ABNT - ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS E URBANÍSTICOS - PARTE 1: DIRETRIZES E TERMINOLOGIA - NBR16636-1/2017 CHING, FRANCIS D. K. DICIONÁRIO VISUAL DE ARQUITETURA. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 2000. ________________. REPRESENTAÇÃO GRÁFICA EM ARQUITETURA. PORTO ALEGRE : BOOKMAN, 2011. DEUSEBIO, MAURO E PAGANO, CLARA. LA TECNICA AL SERVIZIO DELL ́UOMO. TORINO: IL CAPITELLO, 1992. MACHADO, ARDEVAN. PERSPECTIVA. SÃO PAULO: PINI, 1988. PORTER, TOM E GREENSTREET, BOB. MANUAL DE TÉCNICAS GRÁFICAS PARA ARQUITECTOS, DISEÑADORES Y ARTISTAS. BARCELONA: GUSTAVO GILI, 1987. SARAPKA, M.E. [ET AL.]. DESENHO ARQUITETÔNICO BÁSICO. SÃO PAULO: PINI, 2009.