Caracterizar a utilização do desenho como um conjunto de elementos aptos à comunicação do objeto possibilitando que do plano da idéia se passe para a representação gráfica do plano da realidade física.- Introduzir o aluno nos métodos de representação gráfica convencional. Utilização de normas e técnicas convencionais de representação.
Exercita e desenvolve o conhecimento sobre as formas de representação gráfica do desenho técnico da arquitetura. Introduz e explora os meios de representação gráfica da arquitetura nas diferentes escalas, especificidades e finalidades.
Materiais de desenho e seu uso. Convenções - normas e técnicas. Linguagem gráfica do projeto. Planta de execução. Planta oficial. Plantas de informações p/ especialidades técnicas (hidráulicas, elétricas, estruturas, etc.). Perspectiva como meio de representação.
ABNT - Norma Geral de Desenho Técnico – NBR 10647Norma de Execução de Desenho da Arquitetura – NBR 6492/94Norma de emprego de cotagem em desenho técnico – NBR 10126Norma de emprego em escala de desenho técnico - NBR8402Norma dimensões da folha de desenho – NBR 10068SARAPKA, M.E. [et al.] Desenho Arquitetônico Básico – São Paulo: Pini, 2009.