Implementar a reflexão crítica sobre a prática projetual, qualificando e explicitando o agenciamento dos espaços segundo critérios de adequação constituídos objetivamente. Desenvolvimento e constituição, em aula, de um elenco de estudo de diversas obras de arquitetura contemporânea, selecionadas segundo critério pré-estabelecido, confrontadas entre si. Pretende-se, com esse processo, a construção, compartilhada pelo grupo, de critérios de análise e compreensão dos espaços construídos.
Promove o raciocínio espacial e a compreensão da organização do espaço apoiado no estudo comparativo e complementar dos meios bidimensionais e tridimensionais. Procura compreender e caracterizar, criticamente, o processo projetual e suas relações com os processos construtivos. Desenvolve recursos plásticos e gráficos voltados para a análise do espaço arquitetônico. Problematiza a relação dos meios de representação com a vivência, a documentação, o estudo e a prática projetual da arquitetura e do urbanismo.
Critérios de adequação e condicionantes para a arquitetura: sistema construtivo, o local, a topografia, o entorno. Usos, legislação. Geometria, dimensões e construção. Percursos, olhar e representações nas relações espaciais. Espaço interno, espaço externo, espaço de transição. Espaço público e espaço privado. Dimensões do espaço. Processos construtivos. Singularidades no espaço urbano.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Rio de Janeiro: Eldorado Tijuca, 19?.GREGOTTI, Vittorio. Território da Arquitetura. São Paulo: Perspectiva, 1975.HALL, Edward T. A dimensão oculta. São Paulo: Martins Fontes, 2005.MARTINEZ, Alfonso Corona. Ensaio sobre o projeto. Brasília: Ed. Univ. de Brasília, 2000.SAINZ, Jorge. El dibujo de arquitectura: Teoría e historia de un lenguaje gráfico. Barcelona: Editorial Reverté, 2005.SENNET, Richard. O artífice. Rio de Janeiro: Record, 2009.ZEVI, Bruno. Saber ver a arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1992.