Avaliar as condições de usabilidade de produtos, especialmente bens de consumo, desde os seus aspectos mais qualitativos e sensoriais, passando pela análise das interfaces homem-produto, até os aspectos específicos de desempenho físico.
Conceituação de Usabilidade e de Desempenho de bens de consumo e produtos em geral e suas embalagens. Procedimentos qualitativos e quantitativos para medição e avaliação das condições de usabilidade, com destaque para os aspectos antropométricos, de conforto, de segurança e de manutenção. Avaliação das condições físicas de usabilidade. Avaliação do atendimento das necessidades e dos níveis de satisfação dos usuários.
1. Introdução aos conceitos de Usabilidade e de Desempenho no Design; 2. Introdução ao conceito de qualidade sob a ótica da usabilidade; 3. Aplicação do conceito de usabilidade na produção e no uso de produtos em geral; 4. Definição dos critérios antropométricos e de conforto, sob a ótica da usabilidade; 5. Definição dos critérios de segurança e de manutenção, sob a ótica da usabilidade; 6. Demonstração de exemplos práticos de aplicação do conceito de usabilidade no desempenho de bens de consumo; 7. Métodos e técnicas qualitativos para a medição e a avaliação das condições de usabilidade; 8. Métodos e técnicas quantitativos para a medição e a avaliação das condições de usabilidade; 9. Avaliação do atendimento das necessidades físicas de desempenho do produto versus níveis de satisfação dos usuários; 10. Apresentação dos produtos – objeto dos exercícios individuais sobre avaliação das condições de usabilidade; 11. Realização do Exercício I, em sala de aula; 12. Discussão em sala de aula sobre os resultados do Exercício I; 13. Realização do Exercício II, em sala de aula; 14. Discussão em sala de aula sobre os resultados do Exercício II; 15. Desenvolvimento, em equipe, do trabalho final; 16. Seminários de apresentação dos trabalhos finais.
BORGES, Adélia. Designer não é personal trainer. São Paulo: Edições Rosari, 2002. [Coleção TextosDesign]. BRANDÃO, Pedro (coordenador). O Chão da Cidade. Guia de avaliação do design de espaço público. Lisboa, Portugal: Centro Português de Design, 2002. CENTRO PORTUGUÊS DE DESIGN. Do Projecto ao Objecto. Manual de boas práticas de mobiliário urbano em centros históricos. Lisboa, Portugal: Centro Português de Design, 2005. HAYES, Bob E. Medindo a satisfação do cliente. Desenvolvimento e uso de questionários. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003. MATTAR, Fauze N. Pesquisa de marketing. São Paulo: Editora Atlas, 2000. PEREIRA, Júlio César Rodrigues. Análise de dados qualitativos. Estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, 2001. PREISER, Wolfgang F.E.; VISCHER, Jacqueline C. Assessing Building Performance. UK: Elsevier, 2005. ROMÉRO, Marcelo de Andrade; ORNSTEIN, Sheila Walbe (coordenadores / editores). Avaliação Pós-Ocupação. Métodos e técnicas aplicados à habitação social. Porto Alegre, RS: Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2003. SOLOMON, Michael R. O Comportamento do consumidor. Comprando, possuindo e sendo. Porto Alegre, RS: Bookman, 2002.