Capacitar os alunos a identificar as relações existentes entre o design, as questões ambientais, e as implicações em sua atividade profissional. Orientá-los sobre procedimentos para a inserção de considerações ambientais visando a redução de impactos potenciais de seus projetos sobre o ambiente. Propiciar aos alunos experiências de aplicação prática na utilização de critérios ambientais no design, a partir integração com disciplinas de projeto.
Discute as relações entre modelo de desenvolvimento, questões sócio-ambientais e design. Analisa os conceitos de ecologia, sustentabilidade e afins. Aborda os princípios do ecodesign, o ciclo de vida dos produtos, as ferramentas de avaliação e gestão ambiental. Discute as relações entre design, estilo de vida, cultura e inovação social para a sustentabilidade.
- Modelo de desenvolvimento e crise ambiental: relações com o design.- Os “fazedores de lixo”: a relação entre cultura e consumo.- Conceitos e discursos de ecologia, ecodesenvolvimento e sustentabilidade. - Carta da Terra e Agenda 21.- Conceitos de ecodesign, design para sustentabilidade e afins.- Integração de requisitos ambientais no desenvolvimento de produtos.- Cadeia de produção / consumo e impacto ambiental.- Legislação, normas, rotulagem e certificação ambiental.- Noções de gestão ambiental aplicada ao design.- Ciclo de vida dos produtos e avaliação de impactos ambientais.- Design, inovação social e sustentabilidade.
Bibliografia BásicaKAZAZIAN, Thierry (org.). Haverá a idade das coisas leves: design e desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005. 194 p. ISBN 85-7359-436-5.MANZINI, Ezio & VEZZOLI, Carlo. O desenvolvimento de produtos sustentáveis. São Paulo: EDUSP, 2003..Bibliografia Complementar ABNT. ISO/TR 14062. Gestão ambiental – integração de aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento do produto. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 26 p.ABNT. NBR ISO 14040. Gestão ambiental – avaliação do ciclo de vida – princípios e estrutura. Rio de Janeiro: ABNT, 2001.ABNT ISO Guia 64:2008. Guia para consideração de questões ambientais em normas de produtos. Rio de Janeiro: ABNT, 2008.BOYLSTON, Scott. Designing sustainable packaging. London: Laurence King Publishing, 2009.BROWER, Cara et all. Experimental ecodesign. Mies: RotoVision, 2005.BURAL, Paul. Green design. London: The Design Council, 1991.FRY, Tony. Ecodesign, sustentabilidade e desenvolvimento. In: Catálogo prêmio Ecodesign. São Paulo: FIESP/CIESP; Centro São Paulo Design, 2003.GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008.- (Série Unifreire;2)GUATTARI, Felix. As três ecologias. Campinas, SP: Papirus, 1999.KRUCKEN, Lia. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.MACKENZIE, Dorothy. Green design: design for environment. London: Lawrence King, 1991.MANZINI, Ezio. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.MAU, Bruce; LEONARD, Jennifer and Institute without boundaries. Massive change. New York: Phaidon Press, 2004. McCRACKEN, Grant. Cultura e consumo. Rio de Janeiro: MAUAD, 2003. 208 p. ISBN 8574781088NOVAES, Washington (coord.) Agenda 21 brasileira – bases para discussão. Brasília: MMA/PNUD, 2000. 196 p.PAPANEK, Victor. Diseñar para el mundo real. Ecologia humana y cambio social. Madrid: H. BLume Ediciones, 1977.SACHS, Ignacy. Estratégias de transição para o século XXI. Desenvolvimento e ambiente. São Paulo: Studio Nobel, 1993.SOUSA, Cyntia Santos Malaguti de. Impacto ambiental: parâmetro para o projeto de embalagens – o caso do plástico. São Paulo, FAUUSP – tese de doutorado, 2000.THACKARA, John. Plano B: o design e as alternativas viáveis em um mundo complexo. São Paulo: Saraiva: Versar, 2008.VEZZOLI, Carlo. Design de sistemas para a sustentabilidade: teoria, métodos e ferramentas para o design sustentável de “sistemas de satisfação”. Salvador: EDUFBA, 2010.