Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Ciências Biológicas
 
Disciplina: BAB0166 - Farmacologia
Pharmacology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Oferecer ao aluno de graduação conhecimentos básicos de Farmacologia Geral e da Farmacologia de medicamentos que provocam distúrbios fonoaudiológicos, fornecendo subsídios para que o aluno possa identificar nestes distúrbios a participação de drogas como agentes etiológicos e compreender o mecanismo pelo qual tais distúrbios são produzidos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
363472 - Carlos Ferreira dos Santos
88944 - Flavio Augusto Cardoso de Faria
 
Programa Resumido
Histórico da farmacologia como ciência médica; noções sobre receptores farmacológicos e mecanismos gerais de ação dos fármacos; noções de farmacocinética. Farmacologia aplicada à Audiologia: noções gerais dos mecanismos de ototoxicidade induzida por medicamentos. Drogas antinflamatórias não esteroidais; Antibióticos ototóxicos; Farmacologia do Quinino e antimaláricos; Diuréticos de alça e inibidores da anidrase carbônica; drogas antineoplásicas (cisplatina e carboplatina). Drogas utilizadas nos distúrbios de equilíbrio. Farmacologia Aplicada à Linguagem, Voz e Motricidade orofacial: Drogas anticolinérgicas; Antihistamínicos e Corticosteróides; Anestésicos locais; Descongestionantes nasais e agentes mucolíticos; Antidepressivos, antipsicóticos e relaxantes musculares de ação central; Ansiolíticos e hipnóticos; Anticonvulsivantes; Drogas antipsicóticas; Anti-Parkinsonianos.
 
 
 
Programa
1) Histórico da Farmacologia como Ciência Médica 2) Noções sobre Receptores Farmacológicos e mecanismos gerais de ação dos fármacos. 3) Noções de Farmacocinética 4) Noções gerais de mecanismos de ototoxicidade induzida por medicamentos 5) Drogas Antinflamatórias não Esteroidais 6) Antibióticos ototóxicos. 7) Farmacologia do Quinino e antimaláricos. 8) Diuréticos de alça e inibidores da anidrase carbônica. 9) Drogas antineoplásicas: carboplatina e cisplatina. 10) Drogas utilizadas nos distúrbios de equilíbrio. 11) Drogas anticolinérgicas. Farmacologia da Acetil-colina, agonistas e antagonistas de seus receptores. 12) A Reação alérgica. Antihistamínicos e Corticosteróides. 13) Anestésicos locais. 14) Descongestionants nasais e agentes mucolíticos. 15) Antidepressivos, antipsicóticos e relaxantes musculares de ação central. Uso em dores crônicas e distúrbios da ATM. 16) Ansiolíticos e hipnóticos 17) Drogas anticonvulsivantes. Usos em dores crônicas e distúrbios da ATM 18) Drogas antipsicóticas 19) Drogas utilizadas nos distúrbios degenerativos do SNC. Parkinson e Demência.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas expositivas dialogadas com os alunos, utilizando casos clínicos como base para análise de problemas provocados pelo uso de medicamentos.
Critério
Provas bimestrais.
Norma de Recuperação
Será aprovado o aluno que obtiver média das provas final igual ou superior a 5,0 (cinco). O aluno que obtiver média entre 3,0 (três) e 4,9 (quatro e nove) deverá se submeter a nova avaliação teórica, no período determinado pelo calendário da USP para recuperação. Será aprovado aquele que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), levando-se em conta todas as provas realizadas na disciplina, incluindo aquelas do período regular.
 
Bibliografia
     
1) Bruton, LL; Chabner, BA; Knollmann, BC. "Goodman & Gilman's The Pharmacological Basis of Therapeutics", McGraw-Hill, 12th Edition, 2011.
2) Rang, HP; Dale, MM and Ritter, JM. "Farmacologia". Ed. Guanabara-Koogan, 7a Edição, 2010.
 

Clique para consultar os requisitos para BAB0166

Clique para consultar o oferecimento para BAB0166

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP