Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Dentistística, Endodontia e Materiais Dentários
 
Disciplina: BAD0313 - Dentística Pré-Clínica II
Preclinical Restorative Dentistry II

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Propiciar ao aluno conhecimento teórico e prático de aplicação racionalizada dos instrumentos e equipamentos utilizados para o preparo biomecânico de cavidades e restaurações com materiais de inserção direta, de técnicas de isolamento do campo operatório, de técnicas de preparação cavitária e de manipulação e inserção dos materiais restauradores.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
10715660 - Diana Gabriela Soares dos Passos
1163303 - Linda Wang
 
Programa Resumido
Técnicas de preparo e restauração com materiais de inserção direta em cavidades resultantes de lesões clássicas da Doença Cárie: amálgama, resina composta e cimento de ionômero de vidro. Manuseio racionalizado de instrumentos e equipamentos para preparo cavitário e restauração. Prática em laboratório de execução de preparos cavitários, restaurações, reprodução anatômica.
 
 
 
Programa
Técnicas de preparo e restauração com materiais de inserção direta: amálgama, resina composta e cimento de ionômero de vidro. Manuseio de instrumentos e equipamentos para preparo cavitário e restauração. Prática em laboratório de execução de preparos cavitários, restaurações, reprodução anatômica.
1- Princípios Gerais do Preparo Cavitário 
2- Isolamento do campo operatório
3 - Técnica de preparo e restauração de amálgama- Classe I simples
4- Técnicas de preparo e restaurações com resina composta em dentes posteriores (Classes I, II e V)
5- Técnicas de preparo e restaurações com resina composta em dentes anteriores (Classes III, IV, V e fratura)
6- Técnicas de preparo e restaurações com cimento de ionômero de vidro (Classe I, III e V)
7- Acabamento e polimento das restaurações com materiais de inserção direta
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliações teóricas dissertativas e/ou de múltipla escolha e avaliação prática. As avaliações teóricas serão realizadas diariamente em cada atividade prática além das avaliações bimestrais. Atividades complementares no E-Disciplina também serão oportunamente realizadas.
Critério
O aproveitamento teórico é verificado pela aplicação de avaliações com questões no início de cada laboratório referentes à atividade que será desenvolvida e 2 provas bimestrais. As provas realizadas antes do início do laboratório têm peso 2. As avaliações bimestrais têm peso 8. A média de aproveitamento teórico é obtida pela média ponderada dessas provas. Em caso de cômputo das atividades via E-disciplina de forma complementar, estas terão peso 2 conforme as avaliações teóricas em laboratório. O aproveitamento prático é avaliado por conceito de assiduidade, pontualidade, interesse e dedicação, com peso 2, e por avaliação prática de preparo de cavidade com peso 8. O zelo pelo patrimônio nas atividades também será considerada na análise no aproveitamento prático. A média final será obtida pela média aritmética entre aproveitamento teórico e aproveitamento prático.
Norma de Recuperação
A recuperação do aluno é realizada durante todo o semestre, uma vez que ele está sendo avaliado desde o início da disciplina. Os alunos que não estiverem alcançando aproveitamento teórico e/ou prático podem receber treinamento em horários extra classe além de estudos dirigidos oportunamente. Se, ao final do semestre, ele ainda não tiver alcançado média de aproveitamento, serão oferecidas atividades teórica práticas para o reforço em aspectos com deficiência. Avaliação prática e/ou teórica será feita para verificar o aproveitamento da recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica: 
MAGALHÃES, AC; RIOS, D; WANG, L.; BUZALAF, MAR. Cariologia da base à clínica. Barueri, Manole, 2021. 228p
MONDELLI J, FURUSE AY, MONDELLI RFL, MONDELLI AL. Estética e cosmética em clínica integrada restauradora. 2. ed. São Paulo: Quintessence, 2018.476 p. 
NAVARRO, M. F. L.; PASCOTTO, R. C. Cimentos de ionômero de vidro: aplicações clínicas em Odontologia. 1. ed. São Paulo: Artes Médicas, 1998. 179 p. (Série EAP-APCD). 
PEREIRA, JC; ANAUATE-NETTO, C; GONÇALVES, SA et al. – Dentística – Uma Abordagem Multidisciplinar, Ed. Artes Médicas, 2014. 
Bibliografia complementar:
CONCEIÇÃO, E. N. et al. Dentística: saúde e estética. 3.ed. São Paulo: Quintessence, 2018. 648 p.
CONCEIÇÃO, E. N. et al. Dentística: Saúde e Estética. 2a Ed.. São Paulo: Artmed Editora, 2007. 584p
PAZINATTO, F.B.; WANG, L.; ATTA, M.T. – Cimentos de Ionômero de Vidro. Pro-Odonto – Estética. Ciclo 2, módulo 2, p.9-47. Ed. Artmed, 2008.
SOUZA, JR. MHS ET AL. – Odontologia Estética – Fundamentos e Aplicações Clínicas. Restaurações com Resina Composta. Ed. Santos, 2002.
 

Clique para consultar os requisitos para BAD0313

Clique para consultar o oferecimento para BAD0313

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP