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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0212 - Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo e Psicossocial
Psychology of Cognitive and Psychosocial Development

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Identificar, descrever e discutir os princípios gerais do desenvolvimento humano de natureza cognitiva, emocional, comportamental, social e cultural.
Articular os conceitos de desenvolvimento com a prática profissional na área da Fonoaudiologia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2509244 - Dagma Venturini Marques Abramides
 
Programa Resumido
Fatores biopsicossociais do desenvolvimento humano típico cognitivo, psicomotor e psicossocial. Teorias da aprendizagem na compreensão do desenvolvimento humano.
 
 
 
Programa
I-Desenvolvimento Humano
1.Bases conceituais do desenvolvimento
2.Família e suporte social
3.Marcos e habilidades do desenvolvimento neuropsicomotor, cognitivo e psicossocial:
- Infância
- Adolescência
- Adultez  
- Velhice
II - Desenvolvimento e Aprendizagem
1. Teoria Cognitivista e Comportamental
2. Teorias da Aprendizagem 
III - Temas Específicos sobre Desenvolvimento
 
 
 
Avaliação
     
Método
Tradicional/Construtivista - Estratégias: - Aula expositiva dialogada e reflexiva - Recurso de vídeos - Visita Técnica - Seminários - Técnicas de Observação do comportamento cognitivo e psicossocial
Critério
Conceitual: 1 prova com peso 2; Processual e Atitudinal: atividades teórico-práticas de aprendizagem: peso 1.
Norma de Recuperação
A recuperação será aplicada aos alunos de acordo com a data estabelecida no calendário escolar da USP na forma de prova sobre os tópicos específicos da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
- Papalia, DE; Olds, SW; Feldman, RD. Desenvolvimento Humano, 12ª edição, Artmed, 2013. 
- Catania, AC. (1999). Aprendizagem: Linguagem, comportamento e cognição. Porto Alegre: Artmed.
Bibliografia Complementar:
- Gazzaniga, MS; Ivry, RB; Mangun, GR. Neurociência Cognitiva. 2ª Edição, Artmed, 2006.
- Luria, AR; Leontiev, L; Vygotsky, LS. Bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Ed. Moraes, 1991.
- Riechi, TIJS; Valiat, MRMS; Antoniuk, AS. Práticas em Neurodesenvolvimento Infantil: fundamentos e evidências científicas. Curitiba: Ed. Íthala, 2017.
- Vygotsky, L.S. Pensamento e linguagem. SP: Martins Fontes, 2007.
- Bee, H.A Criança em Desenvolvimento, ARTMED, 12ª edição, 2011.
-Dessen, MA; Guedea, MTD. (2005). A ciência do desenvolvimento humano: ajustando o foco de análise. Paidéia (Ribeirão Preto), 15, 11-20.
-Dessen, MA (2010). Estudando a família em desenvolvimento: desafios conceituais e teóricos. Psicologia: ciência e profissão, 30, 202-219.
-Mourão-Júnior, CA, Oliveira, AO; Faria, ELB. (2011). Neurociência cognitiva e desenvolvimento humano. Temas em Educação e Saúde, 7.
-de Martino Jannuzzi, P; Barreto, RS;  de Sousa, MF. (2020). Monitoramento e Avaliação do Desenvolvimento Humano: a insensibilidade do Índice de Desenvolvimento Humano às políticas de desenvolvimento social. Revista Brasileira de Avaliação, 5, 60-79.
Piaget, J. (1989). Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense universitária.
 

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