Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0212 - Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo e Psicossocial
Psychology of Cognitive and Psychosocial Development

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Promover os princípios gerais do desenvolvimento humano de natureza cognitiva, emocional, social e cultural.
Possibilitar a transposição dos conceitos de desenvolvimento para a prática profissional nas áreas de Audiologia, Linguagem, Motricidade Oral e Voz.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2509244 - Dagma Venturini Marques Abramides
 
Programa Resumido
Fatores biopsicossociais do desenvolvimento humano típico cognitivo, psicomotor e psicossocial. Teorias da aprendizagem na compreensão do desenvolvimento humano.
 
 
 
Programa
I - Desenvolvimento Humano
1. Bases Conceituais do Desenvolvimento
2. Desenvolvimento Cognitivo, Neuropsicomotor e Psicossocial
- Pré e Peri-natal
- 1ª Infância
- 2ª Infância
- Adolescência, Adulto-Idoso
II - Desenvolvimento e Aprendizagem
1. Teoria Cognitivista
2. Teoria Sócio-Interacionista
3. Teoria da Aprendizagem
III - Temas Específicos sobre Desenvolvimento
 
 
 
Avaliação
     
Método
Tradicional/Construtivista - Estratégias: - Aula expositiva dialogada e reflexiva - Recurso de vídeos - Visita Técnica - Seminários - Técnicas de Observação do comportamento cognitivo e psicossocial
Critério
Conceitual: 2 provas semestrais: valor 7,0 Processual e Atitudinal: Atividades Teórico-Práticas de aprendizagem: valor 3,0 - Total: 10,0
Norma de Recuperação
A recuperação será aplicada aos alunos de acordo com a data estabelecida no calendário escolar da USP na forma de prova sobre os tópicos específicos da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
- BEE, H. A Criança em Desenvolvimento, ARTMED, 12ª edição, 2011.
- PAPAGLIA, D.E.; FELDMAN, R.D. Desenvolvimento Humano, 12ª edição, Artmed, 2013.
Bibliografia Complementar
- GAZZANIGA, MS; HEATHERTON, TF. Ciências Psicológica: mente, cérebro e comportamento. P.Alegre:Artmed, 2005.
- GAZZANIGA, MS; IVRY, RB; MANGUN, GR. Neurociência Cognitiva. 2ª Edição, Artmed, 2006.
- LURIA, AR; LEONTIEV, L; VYGOTSKY, LS. Bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Ed. Moraes, 1991.
- RIECHI, TIJS; VALIATI, MRMS; ANTONIUK, AS. Práticas em Neurodesenvolvimento Infantil: fundamentos e evidências científicas. Curitiba: Ed. Íthala, 2017.
- VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. SP: Martins Fontes, 2007.
 

Clique para consultar os requisitos para BAF0212

Clique para consultar o oferecimento para BAF0212

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2023 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP