Promover os princípios gerais do desenvolvimento humano de natureza cognitiva, emocional, social e cultural. Possibilitar a transposição dos conceitos de desenvolvimento para a prática profissional nas áreas de Audiologia, Linguagem, Motricidade Oral e Voz.
Fatores biopsicossociais do desenvolvimento humano típico cognitivo, psicomotor e psicossocial. Teorias da aprendizagem na compreensão do desenvolvimento humano.
I - Desenvolvimento Humano 1. Bases Conceituais do Desenvolvimento 2. Desenvolvimento Cognitivo, Neuropsicomotor e Psicossocial - Pré e Peri-natal - 1ª Infância - 2ª Infância - Adolescência, Adulto-Idoso II - Desenvolvimento e Aprendizagem 1. Teoria Cognitivista 2. Teoria Sócio-Interacionista 3. Teoria da Aprendizagem III - Temas Específicos sobre Desenvolvimento
Bibliografia Básica: - BEE, H. A Criança em Desenvolvimento, ARTMED, 12ª edição, 2011. - PAPAGLIA, D.E.; FELDMAN, R.D. Desenvolvimento Humano, 12ª edição, Artmed, 2013. Bibliografia Complementar - GAZZANIGA, MS; HEATHERTON, TF. Ciências Psicológica: mente, cérebro e comportamento. P.Alegre:Artmed, 2005. - GAZZANIGA, MS; IVRY, RB; MANGUN, GR. Neurociência Cognitiva. 2ª Edição, Artmed, 2006. - LURIA, AR; LEONTIEV, L; VYGOTSKY, LS. Bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Ed. Moraes, 1991. - RIECHI, TIJS; VALIATI, MRMS; ANTONIUK, AS. Práticas em Neurodesenvolvimento Infantil: fundamentos e evidências científicas. Curitiba: Ed. Íthala, 2017. - VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. SP: Martins Fontes, 2007.