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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0213 - Fundamentos em Fonoaudiologia
Fundamentals of Speech Language Pathology and Audiology

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Ao final da disciplina os estudantes deverão estar aptos para: Conceituais/Cognitivos: - Definir a Fonoaudiologia como área da ciência - Caracterizar as diferentes áreas de atuação da Fonoaudiologia e suas especialidades - Identificar os locais de atuação do fonoaudiólogo - Caracterizar e discriminar as habilidades necessárias para atuação do profissional em Fonoaudiologia Procedimentais: - Demonstrar habilidade e didática na comunicação oral para apresentação dos seus estudos Atitudinais: - Conduzir com autonomia entrevista com os Fonoaudiólogos - Demonstrar segurança nas relações interpessoais - Desenvolver o hábito de leitura e busca pelo saber
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2509251 - Lidia Cristina da Silva Teles
 
Programa Resumido
Campos e cenários de atuação do fonoaudiólogo. A interrelação da Fonoaudiologia com as profissões da saúde, educação e ciências exatas. O processo da comunicação humana. Caracterização das habilidades da comunicação oral.
 
 
 
Programa
1. Campos e cenários de atuação do fonoaudiólogo. Áreas da saúde, educação e das ciências exatas relacionadas à prática profissional. 2. Áreas de especialidades da Fonoaudiologia: Audiologia, Motricidade Orofacial, Voz, Linguagem, Disfagia, Saúde Coletiva, Fonoaudiologia Educacional, Gerontologia, Fonoaudiologia Neurofuncional, Fonoaudiologia do Trabalho e Neuropsicologia. 3. Conselhos de classe. 4. O processo da comunicação humana. 5. Caracterização das habilidades da comunicação oral individual e em público, fonoaudiólogo profissional comunicativo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas dialogadas. Estudo do meio e contato com a realidade profissional. Conversa com profissionais. Seminários.
Critério
Participação ativa nas aulas expositivas Participação ativa no estudo do meio Apresentação dos seminários - análise do conteúdo e da didática
Norma de Recuperação
A recuperação será aplicada aos alunos de acordo com a data estabelecida no calendário escolar da USP, na forma de um trabalho sobre o tópico específico da disciplina.
 
Bibliografia
     
Básica: ROCKLAND A, BORBA J. Primeiros Passos na Fonoaudiologia. 2ª ed. São José dos Campos: Pulso Editorial, 2006. CESAR AM, MAKSUD SS. Fundamentos e Prática em Fonoaudiologia. Rio de Janeiro: Revinter, 2009. Complementar: ANDRADE CRF, MARCONDES E. Fonoaudiologia em Pediatria. São Paulo: Sarvier, 2003. BEUTTENMULLER G. O que é ser Fonoaudiólogo: memórias profissionais de Glorinha Beuttenmüller em depoimento a Alexandre Raposo. Rio de Janeiro: Record, 2003. BRITTO ATBO. Livro de Fonoaudiologia. São José dos Campos: Pulso Editorial, 2005. CASANOVA P (org). Manual de Fonoaudiologia. 2ª ed.Porto Alegre: Artmed 2002. Conselho Federal de Fonoaudiologia – www.fonoaudiologia.org.br Conselho Regional de Fonoaudiologia 2ª região – www.fonosp.org.br FERREIRA LP, BEFI-LOPES DM, LIMONGI SCO. (org). Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 2004. LAGROTA MGM, CÉSAR CPHAR. A Fonoaudiologia nas Instituições. São Paulo: Lovise, 1997. MEIRA I. História da Fonoaudiologia no Brasil. Distúrbios da Comunicação, 8(1): 87-92, 1996. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia – www.sbfa.org.br Conselho Regional de Fonoaudilogia- 2a Região - http://www.fonosp.org.br/crfa-2a-regiao/ Conselho Federal de Fonoaudilogia - http://www.fonoaudiologia.org.br/
 

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