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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0214 - Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem I
Acquisition and Development of Language and Speech I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
- Conceituais: conhecer as etapas de aquisição de linguagem.
- Procedimentais: identificar as características do desenvolvimento típico da linguagem 
- Atitudinais: diferenciar características do desenvolvimento típico daquelas não típicas, em crianças em idade pré-escolar.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
382400 - Aline Roberta Aceituno da Costa
84752 - Simone Rocha de Vasconcellos Hage
 
Programa Resumido
Comunicação pré-linguística. Desenvolvimento semântico-lexical. Evolução da fluência da fala em crianças em aquisição de linguagem. Desenvolvimento morfossintático. Desenvolvimento fonológico. Desenvolvimento pragmático. 
 
 
 
Programa
1. O desenvolvimento da linguagem no 1o ano de vida: da atividade reflexa à atividade comunicativa
1.1 - Definição de comportamentos comunicativos intencionais e funções dos mesmos
1.2 - Características do desenvolvimento da linguagem no primeiro ano de vida
2. O desenvolvimento da linguagem no segundo ano de vida
2.1 - A dependência dialógica da criança como fator construtivo da aquisição da linguagem
2.2 - Características do desenvolvimento da linguagem no segundo ano de vida
3. Desenvolvimento da linguagem no terceiro ano de vida, considerando os subsistemas linguísticos.
3.1 - Desenvolvimento semântico-lexical: a aquisição dos diferentes tipos de significado, os desvios semânticos naturais e características das disfluências comuns de crianças em aquisição de linguagem.  
3.2 - Desenvolvimento morfossintático: domínio das regras e estruturas gramaticais da língua 
3.3 - Desenvolvimento fonológico: simplificações fonológicas típicas e perfil da velocidade na produção de sílabas
3.4 - Desenvolvimento pragmático: habilidades conversacionais e funções comunicativas
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aula Expositiva Dialogada - Estudo de texto - Seminário - Estudo de vídeos - Estudo do meio
Critério
– Desempenho em prova escrita – Apresentação de seminário: domínio do conteúdo pertinente ao tema exposto na apresentação e na discussão
Norma de Recuperação
A recuperação será aplicada aos alunos de acordo com a data estabelecida no calendário escolar da USP, na forma de provas escritas e/ou de trabalho sobre o tópico específico da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 
ACOSTA VM. et al. Avaliação da Linguagem: teoria e prática do processo de avaliação do comportamento lingüístico-infantil. São Paulo: Livraria Santos, 2003.
YAVAS, M.; HERNANDORENA, C.L.M.; LAMPRECHT, R.R.  Avaliação Fonológica da Criança: reeducação e terapia. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
ZORZI, J.L.; HAGE, S.R.V.  Desenvolvimento normal da linguagem e de aspectos cognitivos ligados ao simbolismo.  In: ZORZI, J.L.; HAGE, S.R.V. Protocolo de observação comportamental: avaliação de linguagem e aspectos cognitivos infantis.  São José dos Campos: Pulso, 2004.  cap. 4, p. 51-71.
Bibliografia Complementar:
CHEVRIE-MULLER C, NARBONA J. A linguagem da Criança: aspectos normais e patológicos. 2ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2005.
GANDARA JP, BEFI-LOPES DM. Tendências da aquisição lexical em crianças em desenvolvimento normal e crianças com Alterações Específicas no Desenvolvimento da Linguagem. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 2010, 15(2): 297-304.
HAGE SRV, RESEGUE MM, VIVEIROS DCS, PACHECO EF. Análise do Perfil das Habilidades Pragmáticas em Crianças Normais. Pró-Fono. 2007, 19(1): 49-58. 
HAGE SRV, NICOLIELO, AP, LOPES-HERRERA AS. Considerações sobre intervenção em linguagem com base na perspectiva pragmática. In: Lamônica, DA, ed. Estimulação da Linguagem: aspectos teóricos e práticos. São José dos Campos: pulso editorial; 2008. p. 75-90.
HAGE SRV, PINHEIRO LA. Desenvolvimento típico de linguagem e a importância para a identificação de suas alterações na infância. In: Lamônica DAC; Britto D. (Org.). Tratado de Linguagem: perspectivas contemporâneas. Ribeirão Preto (SP): Booktoy, 2016, p. 31-37.
LAMPRECHT, R. et al. Aquisição Fonológica do português: perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. São Paulo: Artmed, 2004. 
LOWE RJ. Fonologia: avaliação e intervenção: aplicações na patologia da fala. Porto Alegre: Artes Médicas; 1996.
MERÇON SAA, NEMR K. Gagueira e disfluência comum na infância: análise das manifestações clínicas nos seus aspectos quantitativos e qualitativos. Revista do CEFAC. 2007; 9(2): 174-179.
MARTINS VO, ANDRADE CRF. Perfil evolutivo da fluência da fala de falantes do Português brasileiro. Pró-Fono. 2008, 20(1):7-12.
PALLADINO RRR, MACHADO FP. Aquisição de Linguagem – três questões em pauta. In: Irene Marchesan; Hilton Justino; Marileda Tomé. (Orgs.). Tratado das Especialidades em Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 2014, p. 615-619.
PEDROSO FS, ROTTA NT, DANESI MC, AVILA LN, SAVIO CB. Evolução das manifestações pré-linguísticas em crianças normais no primeiro ano de vida. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2009, 14(1): 22-25.  
PERRONI MC. O desenvolvimento do discurso narrativo. Campinas, Martins Fontes, 1992.
TRISTÃO, RM, FEITOSA, MAG. Percepção de fala em bebês no primeiro ano de vida. Estudos de Psicologia. 2003, 8(3): 459-467. 
WERTERBY, AM, RODRIGUEZ, GP . Measurement of Communicative Intetions in Normally developing children during structured and unstructured contexts. Journal of Speech and Hearing Research. 1992, 35(1): 130-8.
WERTZNER HF. Estudo da aquisição do sistema fonológico: o uso de processos fonológicos em crianças de três a sete anos. Pró-Fono. 1995, 7(1): 21-6.
ZESKIND PS, LESTER BM. Analysis of infant crying. In: Singer LT, Zeskind PS, eds. Biobehavioral assessment of the infant. New York, NY: The Guilford Press; 2001. p.149-166.
 

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