Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0215 - Teoria e Diagnóstico Audiológico I
Theory and Diagnostic Audiology I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Introduzir o aluno ao estudo do processo da audição em uma dimensão evolutiva,. Esta disciplina contempla a introdução ao estudo da audição humana e seus processos e ao estudo da Psicoacústica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2501295 - Andréa Cintra Lopes
3067525 - Lilian Cássia Bornia Jacob Corteletti
 
Programa Resumido
Audiologia: definição e campos de atuação. Conceitos relacionados à audição normal e deficiência auditiva; importância da audição para o desenvolvimento da linguagem falada; desenvolvimento da função auditiva; habilidades auditivas e processos da audição; noções de Psicoacústica.
 
 
 
Programa
I-­ Audiologia: definição e campos de atuação; II-­ Audição: conceito; importância para o desenvovlimento da linguagem falada. Conceitos relacionados à audição normal e deficiência auditiva: grau e tipo da perda auditiva III­- Desenvolvimento da função auditiva IV­- Habilidades auditivas. Função Normal do Processo Perceptual Auditivo. V­- Noções de Psicoacústica
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aula expositiva dialogada com a utilização derecursos audiovisuais Discussão de casos clínicos Atividades em grupos
Critério
Serão aprovados os alunos que atingirem o mínimo de 5,0 (média final) e 70% de frequência. Os alunos que excederem as faltas permitidas estarão automaticamente reprovados Avaliação de desempenho na participação das atividades programadas, como estudos dirigidos e provas escritas.
Norma de Recuperação
Para os alunos que atingirem média final entre 3,0 e 4,9. A recuperação será aplicada aos alunos de acordo com a data estabelecida no calendário escolar da USP, na forma de prova escrita.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: Boechat EM e col. Tratado de Audiologia, 2a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. KATZ, J. (ed). Tratado de Audiologia Clínica. 4.ª Ed.. São Paulo: Manole, 1999, 832 p. Northern, JL; Downs,MP. Audição na infância. 5ª. Edição. Guanabara Koogan, RJ, 2005. Bibliografia Complementar CARVALLO,R.M; MATAS,C.G.; SCHOCHAT,E. Procedimentos em audiologia. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 88p,2003. MUSIEK,FE& RINTELMANN,WF. Perspectivas atuais em avaliação auditiva. Manole, 522pp, 2001.
 

Clique para consultar os requisitos para BAF0215

Clique para consultar o oferecimento para BAF0215

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP