Introduzir ao aluno os conceitos de audição e perda auditiva e psicoacústica.
A disciplina introduz ao aluno os conceitos de psicoacustica aplicada a audiologia, assim como os indicadores de risco para a deficiência em diferentes ciclos de vida e a introdução ao processo da avaliação da audição.
1 - Psicoacústica 2 - Conceitos relacionados audição e perda auditiva 3 - Indicadores de risco para perda auditiva em diferentes ciclos de vida 4 - Audiômetro: tom puro, intensidade e frequência, ruído (SN, WN), nível de sensação, percepção, limiar auditivo.
Bibliografia Básica: Boechat EM e col. Tratado de Audiologia, 2a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. KATZ, J. (ed). Tratado de Audiologia Clínica. 4.ª Ed.. São Paulo: Manole, 1999, 832 p. Northern, JL; Downs,MP. Audição na infância. 5ª. Edição. Guanabara Koogan, RJ, 2005. Bibliografia Complementar: CARVALLO,R.M; MATAS,C.G.; SCHOCHAT,E. Procedimentos em audiologia. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 88p,2003. MUSIEK,FE& RINTELMANN,WF. Perspectivas atuais em avaliação auditiva. Manole, 522pp, 2001. World Health Organization. Deafness and hearing loss 2019. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/deafness-and-hearing-loss.