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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0215 - Teoria e Diagnóstico Audiológico I
Theory and Diagnostic Audiology I

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Introduzir ao aluno os conceitos de audição e perda auditiva e psicoacústica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2501295 - Andréa Cintra Lopes
3067525 - Lilian Cássia Bornia Jacob
 
Programa Resumido
A disciplina introduz ao aluno os conceitos de psicoacustica aplicada a audiologia, assim como os indicadores de risco para a deficiência em diferentes ciclos de vida e a introdução ao processo da avaliação da audição.
 
 
 
Programa
1 - Psicoacústica
2 - Conceitos relacionados audição e perda auditiva
3 - Indicadores de risco para perda auditiva em diferentes ciclos de vida
4 - Audiômetro: tom puro, intensidade e frequência, ruído (SN, WN), nível de sensação, percepção, limiar auditivo.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As atividades didáticas serão executadas por meio de aulas expositivas dialogadas com a utilização de recursos audiovisuais, discussões e trabalhos em grupo, aprendizagem por pares (Peer Instruction); sala de aula invertida e atividades no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. A avaliação será processual considerando o desempenho dos alunos em cada uma destas atividades, assim como na avaliação final.
Critério
Serão aprovados os alunos que atingirem o mínimo de 5,0 (média final) e 70% de frequência. Os alunos que excederem as faltas permitidas estarão automaticamente reprovados. Avaliação de desempenho na participação das atividades programadas assim como na avaliação final.
Norma de Recuperação
Para os alunos que atingirem média final entre 3,0 e 4,9. A recuperação será aplicada aos alunos de acordo com a data estabelecida no calendário escolar da USP, na forma de prova escrita.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 
Boechat EM e col. Tratado de Audiologia, 2a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. 
KATZ, J. (ed). Tratado de Audiologia Clínica. 4.ª Ed.. São Paulo: Manole, 1999, 832 p. 
Northern, JL; Downs,MP. Audição na infância. 5ª. Edição. Guanabara Koogan, RJ, 2005. 
Bibliografia Complementar:
CARVALLO,R.M; MATAS,C.G.; SCHOCHAT,E. Procedimentos em audiologia. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 88p,2003. 
MUSIEK,FE& RINTELMANN,WF. Perspectivas atuais em avaliação auditiva. Manole, 522pp, 2001.
World Health Organization. Deafness and hearing loss 2019. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/deafness-and-hearing-loss.
 

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