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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0218 - Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem II
Acquisition and Development of Language and Speech II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
- Conceituais: conhecer os modelos de aquisição de linguagem. - Procedimentais: analisar criticamente as diferenças e semelhanças entre eles. - Atitudinais: identificar os modelos de aquisição nas abordagens terapêuticas em linguagem infantil.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
382400 - Aline Roberta Aceituno da Costa
84752 - Simone Rocha de Vasconcellos Hage
 
Programa Resumido
Modelo Comportamentalista. Modelo Inatista. Construtivismo e Interacionismo. Modelo Cognitivista. Modelo Interacionista. Modelo Neuropsicolinguístico. Relações entre modelos de aquisição de linguagem e abordagens terapêuticas em linguagem infantil.
 
 
 
Programa
1- O Modelo Comportamentalista *Princípios gerais da Teoria da Aprendizagem *Modelo Comportamentalista aplicado à aquisição de linguagem * Relações com abordagens terapêuticas em linguagem infantil 2- O Modelo Inatista * Linguagem segundo N. Chomsky * Modelo Inatista aplicado à aquisição de linguagem * Relações com abordagens terapêuticas em linguagem infantil 3- A visão interacionista-construtivista sobre o desenvolvimento humano 3.1 - Os estudos de J. Piaget 3.2 - Os estudos de L. Vygotsky 4 - O Modelo Cognitivista * Relações entre cognição e linguagem * Relações com abordagens terapêuticas em linguagem infantil 5 = O Modelo Sociointeracionista * Contrução da linguagem por meio da atividade dialógica * Relações com abordagens terapêuticas em linguagem infantil 6 – O Modelo Neuropsicolinguístico - NPL * Bases do modelo NPLR * Relações com abordagens terapêuticas em linguagem infantil
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aula Expositiva Dialogada - Estudo de texto - Seminário
Critério
Desempenho em prova escrita dissertativa e por múltipla escolha com justificativa Desempenho no seminário
Norma de Recuperação
A recuperação será aplicada aos alunos de acordo com a data estabelecida no calendário escolar da USP, na forma de provas escritas e/ou de trabalho sobre o tópico específico da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 1. CHEVRIE-MULLER, C e NARBONA, J. (orgs). A linguagem da criança: aspectos normais e patológicos. Porto Alegre: Artmed, 2005. p 25-51. 2. DEL RÉ A. Aquisição da Linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: contexto, 2006. 3. PIAGET J. O pensamento e a linguagem na criança. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 4. VYGOTSKY LS. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005. 5. CHOMSKY N.A. Novos horizontes no estudo da linguagem e da mente. SãoPaulo: Editora UNESP, 2005 Bibliografia Complementar: 6. BORGES LC, SALOMÃO NMR. Aquisição da linguagem: Considerações da perspectiva da Interação Social. Psicologia: Reflexão & Crítica, v. 16, p. 327–336. 2003. 7. CASTAÑO J. Bases neurobiológicas del lenguaje y sus alteraciones. Revista de Neurología, v.36, n.8, p. 781-785, 2003. 8. CHOMSKY N. New Horizons in the Study of Language. D.E.L.T.A., 13. Edição Especial: Chomsky no Brasil, p. 1-20, 1997. 9. CORREA LMS. Aquisição da Linguagem: Uma Retrospectiva dos Últimos Trinta Anos. D.E.L.T.A., v.15, n.especial, p. 339-383, 1999. 10. DIAS F. O desenvolvimento cognitivo no processo de aquisição de linguagem. Letrônica. v. 3, n. 2, p. 107-119, 2010. 11. GAHYVA DLC, HAGE SRV. Intervenção nos Distúrbios Específicos de Linguagem. Em: Lopes-Herrera AS & Maximino LP. Fonoaudiologia - intervenção e alterações da linguagem oral infantil. Ribeirão Preto (SP): Novo Conceito Editora, 2011. – p. 111-131. 2011 12. HAGE SRV. Avaliando a Linguagem na Ausência da Oralidade: estudos psicolinguísticos. 2ª ed. Bauru, S.P.: EDUSC, 2004. 13. LEMOS C. Tendências de uma Aquisição da Linguagem Brasileira: Sobre o Interacionismo. Letras de Hoje, Volume especial. 1999. 14. LE NORMAND MT. Modelos psicolingüísticos do desenvolvimento da linguagem. In: CHEVRIE-MULLER, C; NARBONA, J. A linguagem da Criança: aspectos normais e patológicos. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. cap. 2, p. 52-70. 15. LENT R. Cem Bilhões de Neurônios: conceitos fundamentais de neurociencias - São Paulo:Ed Atheneu, 2001. p. 557 – 650. 16. MELO LE. Principais teorias/abordagens da aquisição de linguagem. In: MELO, Lélia Erbolato (Org.). Tópicos de psicolingüística aplicada. 2ª ed. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 1999, p. 25-53. 17. MONTOYA AO. Pensamento e Linguagem: percurso piagetiano de investigação. Psicologia em Estudo, v.11, n.1, p.119-127, 2006. 18. MOREIRA, M.B, MEDERIROS, C.A. Princípios básicos da Análise do Comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007. 19. NÓBREGA EVB. Piaget e Vygotsky – uma visão paralela. Graphos - Revista da Pós-Graduação em Letras – UFPB. 6(2/1): 225-231, 2004. 20. PEREIRA CL. Piaget, Vygotsky e Wallon: contribuições para os estudos da linguagem. Psicologia em Estudo, v. 17, n. 2, p. 277-286, 2012. 21. SOARES M V. Aquisição da linguagem segundo a Psicologia Interacionista: três abordagens. http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2009/12/maria_vilani_soares.pdf 22. ZORZI, JL. Aquisição da Linguagem Infantil: desenvolvimento, alterações,terapia. São Paulo: Pancast, 1993.
 

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