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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0224 - Linguagem Escrita
Written Language

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Anual
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
1- Fornecer conhecimentos teóricos sobre o desenvolvimento normal e o processamento da leitura e da escrita 2- Propiciar conhecimentos teóricos sobre a classificação, avaliação e diagnóstico, modelos de intervenção nos Distúrbios da linguagem escrita.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
382400 - Aline Roberta Aceituno da Costa
2501681 - Patricia Abreu Pinheiro Crenitte
 
Programa Resumido
Aquisição e desenvolvimento normal da linguagem escrita, introdução a aspectos teóricos e práticos sobre os diversos métodos de avaliação e intervenção aplicados aos distúrbios da Linguagem escrita.
 
 
 
Programa
- Subtratos Neurológicos no ato de Aprendizagem - Função Cortical: aprendizagem - Aquisição e desenvolvimento normal da Linguagem escrita (Jean Piaget, Emilia Ferreiro e VigostsKy) - Processamento Fonológico como habilidade necessária para alfabetização: consciência fonológica, acesso ao léxico, memória de trabalho. - Processamento da linguagem escrita - Requisitos básicos para o processo de aprendizagem: processamento auditivo, processamento visual, processo cognitivos, aspectos neuropsicológicos. - Relação entre linguagem oral e escrita. - Diagnóstico Diferencial nas Alterações de Aprendizagem: Dislexia, Disturbios de Aprendizagem, - Dificuldades Escolares, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. - Análise do Sistema de Ensino Brasileiro, Métodos de alfabetização, atuação fonoaudiológica na escola. - Avaliação Fonoaudiológica nos Distúrbios de Aprendizagem: Anamnese e Avaliação especifica, testes padronizados, escalas de desenvolvimento, devolutiva, orientações, encaminhamentos. - Diagnóstico Interdisciplinar - Diferentes abordagens terapêuticas. - Discussão de casos clinicos - Atuação em equipes inter e multidisciplinares - Discussão dos princípios éticos do atendimento clinico e normas de Biossegurança
 
 
 
Avaliação
     
Método
- aulas teóricas expositivo-dialogadas
- discussão de artigos científicos
- ilustração de casos clínicos
- estudos de caso
- apresentação de seminários
- realização de avaliações escritas
- realização de atividade prática de observação de crianças em fase de desenvolvimento da linguagem escrita
Critério
- Desempenho na avaliação escrita
- Desempenho na apresentação de seminários
- Desempenho na atividade prática
Norma de Recuperação
A recuperação será aplicada aos alunos de acordo com a data estabelecida no calendário escolar da USP, na forma de provas escritas e/ou de trabalho sobre o tópico específico da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliográfica Básica: 1- CALDANA M. L. & CRENITTE, P.A.P, Aquisição e Desenvolvimento da leitura e escrita. Em: K.F. Genaro, D.A.C., Lamônica & M.C. Bevilacqua (Orgs), O processo de comunicação: Contribuição para formação de professores na inclusão de indivíduos com necessidades educacionais especiais. Cap. 7. pp. 109-127, 2006. 2- CAPOVILLA, A.G.S. ; CAPOVILLA, F.C. Problemas de leitura e escrita. Como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. São Paulo.E.d. Menon, São Paulo, 2001. 3- ELLIS, A.W. Leitura, escrita e dislexia: uma análise cognitiva. Ed. Artmed. Porto Alegre/ RS.,1998. 4- KANDEL, E.R. ; SCWARTZ, J.H. ; JESSEL., T.M. Fundamentos da Neurociência e do comportamento. Rio de Janeiro: Prentice - Hall do Brasil, 1997 . 5- SANTOS, M.T.M, NAVAS, A.L.G.P. Transtornos de Linguagem Escrita: teoria e prática. São Paulo. Ed. Manoele, 2016 Bibliografia Complementar: 1-ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DISLEXIA. Dislexia, cérebro, cognição e aprendizagem. São Paulo: Frontis, 2000 2-ANDRADE, O.V.C.A, ANDRADE, PE,CAPELLINI, S.A. Modelo de Resposta a Intervenção- como identificar e intervir com crianças de risco para os transtornos de aprendizagem. São José do Campos, SP. Ed. Pulso, 2014 3-CARDOSO, C.O, FONSECA, R.P. Programa de Estimulação Neuropsicológica da Cognição em escolares: ênfase nas funções executivas. Ribeirão Preto SP, Book Toy. 2016 4- CRENITTE PAP. Disortografia na Dislexia. In: Senneyey AL, Capovilla FC, Montiel JM. (Orgs). Transtornos de Aprendizagem: da avaliação á reabilitação. Cap.10, pp.83-87, 2008 5- CIASCA, S. M. Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2003. 6- ELLIS, A.W. Leitura, escrita e dislexia: uma análise cognitiva. Ed. Artmed. Porto Alegre/ RS.,1998. 7- FERREIRA, L. P.; BÉFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S. C. O. (ORG). Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 2004. Cap. 42, 43, 57, 62, 64, 65, 66,67, 68. 8- FONSECA, R.P, PRANDO, M.L, ZIMMERMANN. Avaliação de Linguagem e funções executivas em crianças. São Paulo. Memnon, 2016 9- MORAIS,A.M.P. Distúrbios de Aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica. Ed. Edicon,São Paulo -SP, 1997. 10- GUERRA, L. B. A criança com distúrbio de aprendizagem : considerações sobre a terapia. Ed. E nduros. Rio de Janeiro/RJ., 2002. 11- GERBER, A. Problemas de Aprendizagem relacionados á Linguagem: sua natureza e tratamento. Artes médicas. Porto Alegre/RS., 1996. 12- GRÉGORIE, J. & PIÉRART , B. Avaliação dos problemas de leitura : os novos modelos teóricos esuas implicações diagnóticas. Artes Médicas. Porto Alegre /RS., 1997. 13- MOOJEN (coord); LAMPRECH et al. CONFIAS- Consciência Fonológica: instrumento de avaliação seqüencial. Casa do Psicólogo. 14- PEREIRA, L.D.; SCHOCHAT, E. Processamento auditivo central. São Paulo: Lovise, 1997.. 15-REBOLLO, M.A. Dificultades del Aprendizaje.Montivideo. Ed Médica Latinoamericana. 2012 16- RODRIGUES, S.D, AZONI, C.S, CIASCA, S.M. Transtornos do Desenvolvimento:da identificação precoce ás estratégias de intervenção. Ribeirão Preto. Book Toy. 2014 17- - CIASCA, S.M, RODRIGUES, S.D, AZONI, C.S, LIMA, R.F. Transtornos de Aprendizagem- Neurociências e interdisciplinaridade. Ribeirão Preto. Book Toy. 2015 16- ROTTA, N. T., OHLEWEILER, L., RIESGO, R. DOS S. (2006). Transtornos da Aprendizagem: Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar. RS: Artes Médicas. 17- ZORZI, J.L. Aprender a Escrever: a apropriação do sistema ortográfico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
 

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