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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0227 - Teoria e Diagnóstico Audiológico II
Theory and Diagnostic Audiology II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Anual
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Ao final da disciplina o aluno estará apto a - Desenvolver raciocínio teórico­prático para a realização do diagnóstico dos distúrbios da audição. - Desenvolver o domínio da técnica dos procedimentos de avaliação da audição.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2501295 - Andréa Cintra Lopes
66380 - Katia de Freitas Alvarenga
3067525 - Lilian Cássia Bornia Jacob Corteletti
 
Programa Resumido
Processo diagnóstico audiológico. audiometria de reforço visual, audiometria tonal liminar condicionada, audiometria tonal liminar, testes de reconhecimento e percepção da fala, testes acumétricos, medidas da imitância acústica, mascaramento audiológico clínico. Testes Supraliminares na avaliação da perda auditiva sensorioneural.
 
 
 
Programa
1 - O processo diagnóstico audiológico 2 - Métodos subjetivos: teoria e técnica: a) Audiometria tonal liminar por condução aérea e óssea b)Avaliação audiológica infantil: adequação dos procedimentos de avaliação auditiva e faixa etária; audiometria de reforço visual c) testes de reconhecimento e percepção da fala. d) teste acumétrico e) Mascaramento audiológico clínico: f) Distorções das sensações do estímulo acústico: g) Testes Supraliminares na avaliação de patologia coclear, retrococlear e central: 3 - Métodos objetivos: teoria e técnica: a) Medidas da Imitância acústica multifrequencial 4 - Tecnicas de avaliação audiológica - atividades clínicas
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aula expositiva dialogada com a utilização de recursos audiovisuais Discussão de casos clínicos Atividades em grupos Atividade com simulação por meio de um software com audiometria e imitanciometria virtuais
Critério
Serão aprovados os alunos que atingirem o mínimo de 5,0 (média final) e 70% de frequência. Os alunos que excederem as faltas permitidas estarão automaticamente reprovados Avaliação de desempenho na participação, na discussão dos casos clínicos e nos estudos dirigidos e provas escritasque privilegiam o raciocínio téoricoprático.
Norma de Recuperação
Para os alunos que atingirem média final entre 3,0 e 4,9. A recuperação será aplicada aos alunos de acordo com a data estabelecida no calendário escolar da USP, na forma de prova escrita sobre o tópico específico da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: ALVARENGA,K.F., JACOB, Lilian Cássia Bornia. O mascaramento na avaliação audiológica: um guia prático. São José dos Campos : Pulso Editorial, 2006 p.114. Boechat EM e col. tratado de audiologia, 2a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015 KATZ, J. (ed). Tratado de Audiologia Clínica. 4.ª Ed.. São Paulo: Manole, 1999, 832 p. Bibliografia Complementar CARVALLO,R.M; MATAS,C.G.; SCHOCHAT,E. Procedimentos em audiologia. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 88p,2003. MUSIEK,FE& RINTELMANN,WF. Perspectivas atuais em avaliação auditiva. Manole, 522pp, 2001. Northern, JL; Downs,MP. Audição na infância. 5ª. Edição. Guanabara Koogan, RJ, 2005.
 

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