Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0227 - Teoria e Diagnóstico Audiológico II
Theory and Diagnostic Audiology II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Ao final da disciplina o aluno estará apto a: (1) Desenvolver raciocínio teórico­prático para a realização da audiometria tonal liminar e logoaudiometria; (2) Dominar os princípios para a utilização do mascaramento na prática clínica; (3) Desenvolver raciocínio teórico­prático para a realização do diagnóstico diferencial entre os tipos de perda auditiva, o grau, a configuração e lateralidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2501295 - Andréa Cintra Lopes
3067525 - Lilian Cássia Bornia Jacob
 
Programa Resumido
Processo do diagnóstico audiológico: entrevista, audiometria tonal liminar condicionada, audiometria tonal liminar, logoaudiometria, testes acumétricos e mascaramento audiológico clínico.
 
 
 
Programa
1 – Entrevista audiológica
2 – Audiometria tonal liminar por condução aérea e óssea e logoaudiometria: objetivos, equipamentos, execução dos procedimentos, registro e interpretação dos resultados: tipos, graus, configuração e lateralidade das perdas auditivas 
3 – Mascaramento audiológico clínico: conceito, objetivo, princípios que regem sua utilização na prática clínica
4 - Testes acumétricos: conceitos, execução dos procedimentos, registro e interpretação dos resultados. 
5 – Atividades práticas envolvendo equipamentos virtuais ou físicos
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será realizada por meio de diferentes abordagens: prova escrita, discussões em grupos e trabalhos conduzidos em forma de tutoria aos alunos, roteiro de atividades utilizando material bibliográfico, no formato digital ou vídeos, atividade com simulação por meio de um software com equipamentos virtuais.
Critério
Serão aprovados os alunos que atingirem o mínimo de 5,0 (média final) e 70% de frequência. Os alunos que excederem as faltas permitidas estarão automaticamente reprovados. Avaliação de desempenho na participação, na discussão dos casos clínicos e nos estudos dirigidos e provas escritas que privilegiam o raciocínio téorico-prático.
Norma de Recuperação
Para os alunos que atingirem média final entre 3,0 e 4,9. A recuperação será aplicada aos alunos de acordo com a data estabelecida no calendário escolar da USP, na forma de prova escrita ou atividade monitorada.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 
ALVARENGA,K.F., JACOB, Lilian Cássia Bornia. O mascaramento na avaliação audiológica: um guia prático. São José dos Campos : Pulso Editorial, 2006 p.114. 
BOECHAT EM e col. tratado de audiologia, 2a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.
KATZ, J. (ed). Tratado de Audiologia Clínica. 4.ª Ed.. São Paulo: Manole, 1999, 832 p. 
Bibliografia Complementar: 
CARVALLO,R.M; MATAS,C.G.; SCHOCHAT,E. Procedimentos em audiologia. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 88p,2003.
MUSIEK,FE& RINTELMANN,WF. Perspectivas atuais em avaliação auditiva. Manole, 522pp, 2001. 
Northern, JL; Downs,MP. Audição na infância. 5ª. Edição. Guanabara Koogan, RJ, 2005.
 

Clique para consultar os requisitos para BAF0227

Clique para consultar o oferecimento para BAF0227

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP