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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0233 - Audiologia Educacional e ( Re)habilitação Auditiva I
Educational Audiology and Auditory (Re)habilitation I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Fornecer subsídios teóricos ao aluno de Fonoaudiologia, no que se refere ao processo terapêutico de crianças com deficiência auditiva, abordando os princípios básicos para o desenvolvimento das habilidades auditivas e da aquisição da linguagem oral, fundamentados na abordagem Aurioral, assim como os princípios da orientação e do aconselhamento familiar. Ao final da disciplina o aluno estará apto a: - Aplicar a terapia fonoaudiológica Aurioral para crianças com deficiência auditiva. - Orientar pais de crianças com deficiência auditiva. - Aplicar estratégias e técnicas terapêuticas para o desenvolvimento das habilidades auditivas. - Aplicar estratégias e técnicas terapêuticas para o desenvolvimento da linguagem oral. - Orientar professores de crianças com deficiência auditiva.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
52388 - Adriane Lima Mortari Moret
3448798 - Natália Barreto Frederigue Lopes
1851311 - Regina Tangerino de Souza Jacob
 
Programa Resumido
Esta disciplina é organizada de forma condensada e permitirá ao aluno adquirir conhecimento sobre a habilitação e reabilitação auditiva da criança com deficiência auditiva, delimitação da área da Audiologia Educacional e suas interfaces, as deficiências auditivas e suas implicações e opções educacionais, a orientação e o aconselhamento familiar e os aspectos éticos do processo terapêutico na deficiência auditiva.
 
 
 
Programa
- Conceituação e princípios da habilitação e reabilitação auditivas - Histórico da Audiologia Educacional - A terapia fonoaudiológica Aurioral - Técnicas e estratégias terapêuticas - Estratégias de comunicação - Fundamentos da percepção auditiva dos sons da fala - As habilidades auditivas: conceito e desenvolvimento - Fundamentos da orientação e do aconselhamento familiar na deficiência auditiva - A criança com deficiência auditiva e a escola - Aspectos éticos na habilitação e reabilitação auditivas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas. - Palestras com professores convidados para temas específicos. - Discussão de vídeos. - Seminários com temas pertinentes ao conteúdo programático. - Oficinas de estratégias terapêuticas. - Discussão de casos clínicos.
Critério
Serão aprovados os alunos que atingirem o mínimo de 5,0 (média final) e 70% de frequência. Os alunos que excederem as faltas permitidas estarão automaticamente reprovados. Vale ressaltar que a disciplina é apresentada de forma condensada, havendo necessidade de especial atenção ao cômputo de faltas. - Prova escrita - Participação em sala de aula - Participação e apresentação em seminários - Trabalhos realizados e/ou apresentados
Norma de Recuperação
A recuperação será aplicada aos alunos de acordo com a data estabelecida no calendário escolar da USP, na forma de provas escritas e/ou de trabalho sobre o tópico específico da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bevilacqua, M.C.; Martinez, M.A.N.; Balen, S.A.; Pupo, A.C.; Reis, A.C.M.; Frota, S. Tratado de Audiologia. São Paulo: Santos, 2011. Bevilacqua M C, Formigoni GMP. Audiologia educacional: uma opção terapêutica para a criança deficiente auditiva. Carapicuíba: Pró-fono Departamento Editorial, 1997. Bevilacqua MC, Moret ALM, organizadoras. Deficiência auditiva: conversando com familiares e profissionais de saúde. São José dos Campos: Pulso Editorial; 2005. BEVILACQUA MC, ALVES AMVS. Plano Terapêutico Fonoaudiológico (PTF) para o desenvolvimento das habilidades auditivas em crianças até 3 anos de idade usuárias de implante coclear. In: PRÓ-FONO (Org). Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos (PTFs). Barueri: Pró-Fono, 2012 BEVILACQUA MC, MORET ALM, ANGELO TCS. Plano Terapêutico Fonoaudiológico (PTF) para: Facilitando a construção da linguagem da criança implantada até três anos de idade. In: PRÓ-FONO (Org). Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos (PTFs). Barueri: Pró-Fono, 2012. Bibliografia Complementar: Bevilacqua, M.C.; Martinez, M.A.N.; Balen, S.A.; Pupo, A.C.; Reis, A.C.M.; Frota, S. Tratado de Audiologia. São Paulo: Santos, 2011. BOÉCHAT EM et al. Tratado de Audiologia. São Paulo: Santos, 2015. Alves AMVS. As metas terapêuticas na habilitação da criança deficiente auditiva usuária do implante coclear [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2002. Balieiro CR, Gallo SL. Escrita e surdez: uma proposta discursiva. In: Berberian AP, Massi GA, Guarinello AC. Linguagem escrita: referenciais para a clínica fonoaudiológica. São Paulo: Plexus Editora, 2003. p. 93-109. Tye-Murray N. Foundations of Aural Rehabilitation: Children, Adults, and Their Family Members. Cengage Learning, 2014. Smaldino JJ, Flexer C. Handbook of Acoustic Accessibility: Best Practices for Listening, Learning, and Literacy in the Classroom. New York: Thieme, 2012. Balieiro CR, Ficker LB. Reabilitação auditiva: a clínica fonoaudiológica e o deficiente auditivo. In: Lopes Filho O (ed). Tratado de Fonoaudiologia. Ribeirão Preto: Tecmedd, 2005. Johnson CD, Seaton JB(ed.).Educational audiology handbook. New York: Delmar, Cengage Learning, 2012.
 

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