Parte desta disciplina terá como cenário o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP para que os alunos conheçam, por meio de visita monitorada, os serviços oferecidos para o tratamento da deficiência auditiva. Fornecer subsídios teóricos ao aluno de Fonoaudiologia, no que se refere ao processo terapêutico de crianças com deficiência auditiva, abordando os princípios básicos para o desenvolvimento das habilidades auditivas e da aquisição da linguagem oral, fundamentados na abordagem Aurioral, assim como os princípios da orientação e do aconselhamento familiar. Ao final da disciplina o aluno estará apto a: - Aplicar a terapia fonoaudiológica Aurioral para crianças com deficiência auditiva. - Orientar pais de crianças com deficiência auditiva. - Aplicar estratégias e técnicas terapêuticas para o desenvolvimento das habilidades auditivas. - Aplicar estratégias e técnicas terapêuticas para o desenvolvimento da linguagem oral. - Orientar professores de crianças com deficiência auditiva.
Esta disciplina é organizada de forma condensada e permitirá ao aluno adquirir conhecimento sobre a habilitação e reabilitação auditivas da criança com deficiência auditiva, delimitação da área da Audiologia Educacional e suas interfaces, as deficiências auditivas e suas implicações e opções educacionais, a orientação e o aconselhamento familiar e os aspectos éticos do processo terapêutico na deficiência auditiva. Parte desta disciplina terá como cenário o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP para que os alunos conheçam, por meio de visita monitorada, os serviços oferecidos para o tratamento da deficiência auditiva.
- Conceituação e princípios da habilitação e reabilitação auditivas - Histórico da Audiologia Educacional - A terapia fonoaudiológica Aurioral - Técnicas e estratégias terapêuticas - Estratégias de comunicação - Fundamentos da percepção auditiva dos sons da fala - As habilidades auditivas: conceito e desenvolvimento - Fundamentos da orientação e do aconselhamento familiar na deficiência auditiva - A criança com deficiência auditiva e a escola - Aspectos éticos na habilitação e reabilitação auditivas.
Bevilacqua, M.C.; Martinez, M.A.N.; Balen, S.A.; Pupo, A.C.; Reis, A.C.M.; Frota, S. Tratado de Audiologia. São Paulo: Santos, 2011. Bevilacqua M C, Formigoni GMP. Audiologia educacional: uma opção terapêutica para a criança deficiente auditiva. Carapicuíba: Pró-fono Departamento Editorial, 1997. Bevilacqua MC, Moret ALM, organizadoras. Deficiência auditiva: conversando com familiares e profissionais de saúde. São José dos Campos: Pulso Editorial; 2005. BEVILACQUA MC, ALVES AMVS. Plano Terapêutico Fonoaudiológico (PTF) para o desenvolvimento das habilidades auditivas em crianças até 3 anos de idade usuárias de implante coclear. In: PRÓ-FONO (Org). Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos (PTFs). Barueri: Pró-Fono, 2012 BEVILACQUA MC, MORET ALM, ANGELO TCS. Plano Terapêutico Fonoaudiológico (PTF) para: Facilitando a construção da linguagem da criança implantada até três anos de idade. In: PRÓ-FONO (Org). Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos (PTFs). Barueri: Pró-Fono, 2012. Bibliografia Complementar: Bevilacqua, M.C.; Martinez, M.A.N.; Balen, S.A.; Pupo, A.C.; Reis, A.C.M.; Frota, S. Tratado de Audiologia. São Paulo: Santos, 2011. BOÉCHAT EM et al. Tratado de Audiologia. São Paulo: Santos, 2015. Alves AMVS. As metas terapêuticas na habilitação da criança deficiente auditiva usuária do implante coclear [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2002. Balieiro CR, Gallo SL. Escrita e surdez: uma proposta discursiva. In: Berberian AP, Massi GA, Guarinello AC. Linguagem escrita: referenciais para a clínica fonoaudiológica. São Paulo: Plexus Editora, 2003. p. 93-109. Tye-Murray N. Foundations of Aural Rehabilitation: Children, Adults, and Their Family Members. Cengage Learning, 2014. Smaldino JJ, Flexer C. Handbook of Acoustic Accessibility: Best Practices for Listening, Learning, and Literacy in the Classroom. New York: Thieme, 2012. Balieiro CR, Ficker LB. Reabilitação auditiva: a clínica fonoaudiológica e o deficiente auditivo. In: Lopes Filho O (ed). Tratado de Fonoaudiologia. Ribeirão Preto: Tecmedd, 2005. Johnson CD, Seaton JB(ed.).Educational audiology handbook. New York: Delmar, Cengage Learning, 2012.