Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0234 - Dispositivos Eletrônicos Aplicados à Surdez
Hearing Aids

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Ao final da disciplina o aluno estará apto a: - Descrever as características físicas e componentes básicos dos aparelhos de amplificação sonora individuais (AASIs) - Conceituar as características eletroacústicas dos AASIs - Listar os procedimentos de otoplástica - Descrever as características estruturais e acústicas dos moldes auriculares - Explicar o processo de seleção de características estruturais e acústicas do molde auricular com base nas necessidades auditivas e não auditivas do indivíduo com deficiência auditiva - Explicar a aplicação e eficácia de sistemas de limitação de saída - Explicar a aplicação e eficácia de características especiais (redução digital do ruído, supressão de microfonia, microfones direcionais). - Discutir fatores relacionados à seleção de candidatos ao uso do AASI - Empregar adequadamente fórmulas prescritivas para seleção do ganho e saída máxima do AASI - Explicar as etapas do processo de verificação do AASI por meio de medidas com microfone sonda - Dar exemplos de procedimentos e instrumentos para a avaliação dos resultados obtidos com o uso do AASI
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
494263 - Deborah Viviane Ferrari
5519498 - Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli
2471560 - Wanderléia Quinhoneiro Blasca
 
Programa Resumido
Componentes principais, características físicas e eletroacústicas dos AASIs. Otoplastica e Moldes auriculares. Métodos de prescrição de ganho e saída máxima. Sistemas de limitação de saída. Características especiais dos AASIs (redução digital do ruído, supressão da microfonia, microfones direcionais). Princípios de seleção, verificação e avaliação de resultados no processo de adaptação dos aparelhos de amplificação sonora individuais na população adulta e idosa.
 
 
 
Programa
1. Histórico dos aparelhos de amplificação sonora individuais; 2. Componentes principais dos AASIs; 3. Características físicas e eletroacústicas dos AASIs; 4. Princípios de otoplástica; 5. Moldes auriculares: características estruturais e acústicas; 6. Sistemas de limitação de saída máxima: compressão e corte de picos. 7. Características especiais: redução digital do ruído, supressão da microfonia e microfones direcionais. 8. Medidas em acopladores: especificações técnicas; 9. Métodos de prescrição do ganho, resposta de freqüência e saída máxima para a população adulta e idosa; 10. Seleção de candidatos para o aparelho de amplificação sonora individual; 11. Adaptação uni e bilateral; 12. Verificação do AASI: Medidas com microfone sonda; 13. Avaliação de Resultados da adaptação: avaliação da percepção de fala e questionários de avaliação de resultados. 14. Orientação ao usuário de AASI.
 
 
 
Avaliação
     
Método
De modo a possibilitar maior eficiência da aprendizagem esta disciplina adota um modelo baseado no ensino híbrido e sala de aula invertida: - Ensino híbrido: de modo geral, é caracterizado como uma combinação de abordagens para a aprendizagem. O exemplo clássico é a combinação de atividades presenciais e a distância, sendo estas últimas disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem. - Sala de aula invertida: o estudante acessa conteúdos fundamentais (por meio de vídeos, textos, exercícios e outros recursos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem) antes da atividade presencial. Durante a atividade presencial o aprendizado será aprofundado por meio de exercícios, discussões, conteúdos complementares e esclarecimento de dúvidas.
Critério
Avaliação formativa: a avaliação da aprendizagem ocorrerá continuamente, por meio de diferentes atividades propostas: participação em fóruns, exercícios, registros individuais e trabalhos em grupo, de acordo com critérios definidos previamente. Avaliação somativa: será realizada por meio de avaliação escrita (prova) e apresentação de seminários. Será aprovado, com direito aos créditos correspondentes, o aluno que obtiver nota final igual ou superior a 5,0 (cinco) e tenha, no mínimo, 70% setenta por cento de freqüência na disciplina.
Norma de Recuperação
A recuperação será aplicada aos alunos de acordo com a data estabelecida no calendário escolar da USP, aos alunos que obtiverem nota 3,0 a 4,9 na média final.
 
Bibliografia
     
Bibliografia básica: ALMEIDA K; IORIO MCM. Próteses auditivas : fundamentos teóricos e aplicações clínicas. 2ª ed. São Paulo, Lovise, 2003. BOÈCHAT EM, MENEZES PL, COUTO CM, FRIZZO ACF, SCHARLACH RC, ANASTASIO ART. (Org.). Tratado de Audiologia. 2ªed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. KATZ, J. (ed). Tratado de Audiologia Clínica. 4.ª Ed.. São Paulo: Manole, 1999, 832 p. Bibliografia complementar: BEVILACQUA, MCM (eds). Deficiência auditiva: conversando com familiares e profissionais de saúde. São Paulo, Pulso, 2005. 320p. BLASCA, W; BEVILACQUA, M.C. – A Caminho do Som. CD ROM. BLASCA, W; CAMPOS, K. - Conhecendo e Aprendendo sobre o seu Aparelho Auditivo. CD ROM. BLASCA, W.Q.; CAMPOS, K.; ASCENCIO, A.C.S. A comunicação com o aparelho auditivo. Bauru: TBR, 2011. DVD. DILLON H. Hearing aids. Sydney, Boomerang Press, 2001. GENARO, KF.; LAMÔNICA, DAC; BEVILACQUA, MC (ed). O processo de comunicação. São Paulo, Pulso, 2007. 288p. SCHAUB A. Digital hearing aids. New York, Thieme, 2008. VALENTE M, HOSFORD-DUNN H, ROESER RJ (eds). Audiology Treatment. New York Thieme, 2008. VENEMA T. Compression for clinicians. New York, Thomson Delmar, 2006.
 

Clique para consultar os requisitos para BAF0234

Clique para consultar o oferecimento para BAF0234

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP