Ao final da disciplina o aluno estará apto a: - Descrever as características físicas e componentes básicos dos aparelhos de amplificação sonora individuais (AASIs) - Conceituar as características eletroacústicas dos AASIs - Listar os procedimentos de otoplástica - Descrever as características estruturais e acústicas dos moldes auriculares - Explicar o processo de seleção de características estruturais e acústicas do molde auricular com base nas necessidades auditivas e não auditivas do indivíduo com deficiência auditiva - Explicar a aplicação e eficácia de sistemas de limitação de saída - Explicar a aplicação e eficácia de características especiais (redução digital do ruído, supressão de microfonia, microfones direcionais). - Discutir fatores relacionados à seleção de candidatos ao uso do AASI - Empregar adequadamente fórmulas prescritivas para seleção do ganho e saída máxima do AASI - Explicar as etapas do processo de verificação do AASI por meio de medidas com microfone sonda - Dar exemplos de procedimentos e instrumentos para a avaliação dos resultados obtidos com o uso do AASI
Componentes principais, características físicas e eletroacústicas dos AASIs. Otoplastica e Moldes auriculares. Métodos de prescrição de ganho e saída máxima. Sistemas de limitação de saída. Características especiais dos AASIs (redução digital do ruído, supressão da microfonia, microfones direcionais). Princípios de seleção, verificação e avaliação de resultados no processo de adaptação dos aparelhos de amplificação sonora individuais na população adulta e idosa.
1. Histórico dos aparelhos de amplificação sonora individuais; 2. Componentes principais dos AASIs; 3. Características físicas e eletroacústicas dos AASIs; 4. Princípios de otoplástica; 5. Moldes auriculares: características estruturais e acústicas; 6. Sistemas de limitação de saída máxima: compressão e corte de picos. 7. Características especiais: redução digital do ruído, supressão da microfonia e microfones direcionais. 8. Medidas em acopladores: especificações técnicas; 9. Métodos de prescrição do ganho, resposta de freqüência e saída máxima para a população adulta e idosa; 10. Seleção de candidatos para o aparelho de amplificação sonora individual; 11. Adaptação uni e bilateral; 12. Verificação do AASI: Medidas com microfone sonda; 13. Avaliação de Resultados da adaptação: avaliação da percepção de fala e questionários de avaliação de resultados. 14. Orientação ao usuário de AASI.
Bibliografia básica: ALMEIDA K; IORIO MCM. Próteses auditivas : fundamentos teóricos e aplicações clínicas. 2ª ed. São Paulo, Lovise, 2003. BOÈCHAT EM, MENEZES PL, COUTO CM, FRIZZO ACF, SCHARLACH RC, ANASTASIO ART. (Org.). Tratado de Audiologia. 2ªed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. KATZ, J. (ed). Tratado de Audiologia Clínica. 4.ª Ed.. São Paulo: Manole, 1999, 832 p. Bibliografia complementar: BEVILACQUA, MCM (eds). Deficiência auditiva: conversando com familiares e profissionais de saúde. São Paulo, Pulso, 2005. 320p. BLASCA, W; BEVILACQUA, M.C. – A Caminho do Som. CD ROM. BLASCA, W; CAMPOS, K. - Conhecendo e Aprendendo sobre o seu Aparelho Auditivo. CD ROM. BLASCA, W.Q.; CAMPOS, K.; ASCENCIO, A.C.S. A comunicação com o aparelho auditivo. Bauru: TBR, 2011. DVD. DILLON H. Hearing aids. Sydney, Boomerang Press, 2001. GENARO, KF.; LAMÔNICA, DAC; BEVILACQUA, MC (ed). O processo de comunicação. São Paulo, Pulso, 2007. 288p. SCHAUB A. Digital hearing aids. New York, Thieme, 2008. VALENTE M, HOSFORD-DUNN H, ROESER RJ (eds). Audiology Treatment. New York Thieme, 2008. VENEMA T. Compression for clinicians. New York, Thomson Delmar, 2006.