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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0239 - Teoria e Diagnóstico Audiológico III
Theory and Diagnostic Audiology III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Aprofundar o conhecimento sobre os procedimentos e técnicas de avaliação audiológica comportamental, eletroacústica e eletrofisiológica e capacitar o aluno para compreender o processo de diagnóstico e intervenção da perda auditiva nos primeiros anos de vida.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
66380 - Katia de Freitas Alvarenga
3067525 - Lilian Cássia Bornia Jacob Corteletti
 
Programa Resumido
Programa de Saúde Auditiva Infantil: triagem auditiva neonatal, diagnóstico e conduta clínica; Potenciais evocados auditivos de tronco encefálico; Emissões otoacústicas evocadas transientes e produto de distorção. Diagnóstico e intervenção da perda auditiva nos primeiros anos de vida.
 
 
 
Programa
1. Saúde auditiva neonatal 1.1. Implantação de programas de triagem auditiva neonatal 1.2. Protocolos de triagem auditiva neonatal 1.3. Técnicas de acolhimento e orientação familiar 2. Avaliação audiológica infantil. 2.1. Adequação dos procedimentos de avaliação auditiva e faixa etária. a) 0 a 6 meses b) 6 meses a 2a1/2 c) 2a1/2 em diante 3. Potenciais evocados auditivos 3.1. Definição e aplicabilidade clínica 3.2. Potencial evocado auditivo de tronco encefálico: captação e análise de registro 4. Emissões otoacústicas evocadas 4.1. Classificação e registro 4.2. Aplicabilidade clínica 5. Fundamentar o processo de diagnóstico e intervenção da perda auditiva nos primeiros anos de vida 6. Exemplificar resultados dos procedimentos de avaliação nos diferentes tipos e graus de perda auditiva na criança
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aula expositiva e dialogada com a utilização de recursos audiovisuais Grupos de verbalização Discussão de casos clínicos
Critério
Análise do desempenho nas atividades em sala de aula Provas escritas: serão aplicadas provas no decorrer do ano com conteúdo cumulativo.
Norma de Recuperação
Participação nas atividades em sala de aula Provas escritas: serão aplicadas provas no decorrer da disciplina, ao final de cada módulo de conteúdo. O aluno tomará ciencia no número de provas no primeiro dia de aula. 1) o conteúdo das provas é cumulativo. 2) a nota mínima na última prova é 5,0 (cinco). Caso o aluno não alcance esta nota, independente das notas anteriores, este deverá fazer a recuperação prevista para as disciplinas téóricas, seguindo o calendário da unidade. Na recuperação, a nota deverá ser maior ou igual a 5,0 para aprovação e definirá sua média final. 3) 70% de presença: será assinada lista de presença no início e término da aula. Caso o aluno não esteja presente neste momento receberá falta na aula correspondente.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: SOUSA, L.C.A., Piza,M.R.T., ALVARENGA, K. F., CÓSER,P.L. Eletrofisiologia da audição e emissões otoacústicas. São Paulo : Novo conceito Saúde, 2008 p.372. NORTHERN,J.L.& DOWNS,M.P. Audição na infância. 5ª Ed., Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 359p, 2005 BOÉCHAT, E. M. et al Tratado de Audiologia Clínica 2ª Edição Ed Guanabara Koogan, 2015 MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diretrizes de Atenção à Saúde Auditiva Neonatal. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_atencao_triagem_auditiva_neonatal.pdf. Acesso em 21 de julho de 2015. Bibliografia complementar BALEN, S.A. et al. Saúde Auditiva: da Teoria à Prática. Ed. Santos. 2010. BEVILACQUA, M.C., MORET, A.L.M. Deficiência Auditiva: Conversando com Familiares e Profissionais de Saúde. Ed Pulso, 2005. JOINT COMITTEE ON INFANT HEARING –Position Statement: PrinciplesandGuidelines for EarlyHearingDetectionandInterventionPrograms.http://www.jcih.org/posstatemts.htm. Acesso em 21 de julho de 2015. HALL, J.W. ­ Handbookofauditoryevoked responses. Copyright, 871pp., 1992. HALL, J.W. Handbookofotoacousticemissions. San Diego, Calif. : Singular, 635 p., 2000.
 

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