Fornecer subsídios teóricos ao aluno de Fonoaudiologia, no que se refere ao processo terapêutico de crianças, adolescentes e adultos com deficiência auditiva, incluindo: a avaliação contínua da percepção auditiva da fala e da linguagem, a orientação e o aconselhamento familiar, a orientação às escolas e aos professores de crianças com deficiência auditiva e a reabilitação auditiva do adulto. Ao final da disciplina o aluno estará apto a: - Aplicar a terapia fonoaudiológica Aurioral nas diferentes faixas etárias. - Orientar pais de crianças com deficiência auditiva, orientar adolescentes e adultos com deficiência auditiva. - Aplicar estratégias e técnicas terapêuticas avançadas para o desenvolvimento das habilidades auditivas nas diferentes faixas etárias. - Aplicar estratégias e técnicas terapêuticas para o desenvolvimento da linguagem oral nas diferentes faixas etárias. - Orientar professores de crianças com deficiência auditiva.
Esta disciplina é organizada de forma condensada e permitirá ao aluno adquirir avançar no conhecimento da habilitação e reabilitação auditiva da criança, do adolescente e do adulto com deficiência auditiva, as metas, técnicas e estratégias terapêuticas; avaliação contínua das habilidades auditivas e da linguagem oral, desempenho e capacidade auditiva da criança, a interface do processo terapêutico fonoaudiológico na escola da criança com deficiência auditiva, as implicações afetivo-emocionais no desenvolvimento da criança, do adolescente e do adulto com deficiência auditiva, a orientação e o aconselhamento familiar, treinamento para identificação e/ou resolução de problemas em implante coclear.
- Avaliação contínua do desempenho auditivo e da linguagem: a. Testes e inquéritos para avaliação da percepção auditiva da fala no silêncio e no ruído. b. Testes e inquéritos para avaliação da linguagem oral. - Técnicas e estratégias terapêuticas nas diferentes faixas etárias - Jogos e brincadeiras para as diferentes faixas etárias - Protocolos complementares de avaliação da criança, do adolescente e do adulto com deficiência auditiva - Orientação e aconselhamento familiar - A terapia fonoaudiológica: metas e planejamento terapêutico - Recursos auxiliares da terapia fonoaudiológica Aurioral (caderno de experiências e diário dialogado) - A criança com deficiência auditiva e a escola - Leitura e escrita e a criança com deficiência auditiva - Percepção musical e deficiência auditiva - Aspectos éticos na habilitação e reabilitação auditiva.
Bibliografia Básica: 1. Bevilacqua, M.C.; Martinez, M.A.N.; Balen, S.A.; Pupo, A.C.; Reis, A.C.M.; Frota, S. Tratado de Audiologia. São Paulo: Santos, 2011. 2. Bevilacqua MC, Formigoni GMP. O desenvolvimento das habilidades auditivas. In: Bevilacqua MC, Moret ALM, organizadoras. Deficiência auditiva: conversando com familiares e profissionais de saúde. São José dos Campos: Pulso Editorial; 2005. p. 179-202. 3. Bevilacqua MC, Moret ALM, organizadoras. Deficiência auditiva: conversando com familiares e profissionais de saúde. São José dos Campos: Pulso Editorial; 2005. 4. BOÉCHAT EM et al. Tratado de Audiologia. São Paulo: Santos, 2015. 5. Tye-Murray N. Foundations of Aural Rehabilitation: Children, Adults, and Their Family Members. Cengage Learning, 2014. Bibliografia Complementar: 1. Johnson CD, Seaton JB(ed.).Educational audiology handbook. New York: Delmar, Cengage Learning, 2012. 2. Smaldino JJ, Flexer C. Handbook of Acoustic Accessibility: Best Practices for Listening, Learning, and Literacy in the Classroom. New York: Thieme, 2012.