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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0240 - Audiologia Educacional e ( Re)habilitação Auditiva II
Educational Audiology and Auditory (Re)habilitation II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Fornecer subsídios teóricos ao aluno de Fonoaudiologia, no que se refere ao processo terapêutico de crianças, adolescentes e adultos com deficiência auditiva, incluindo: a avaliação contínua da percepção auditiva da fala e  da linguagem, a orientação e o aconselhamento familiar, a orientação às escolas e aos professores de crianças com deficiência auditiva e a reabilitação auditiva do adulto. 
Ao final da disciplina o aluno estará apto a:
- Aplicar a terapia fonoaudiológica Aurioral nas diferentes faixas etárias.
- Orientar pais de crianças com deficiência auditiva, orientar adolescentes e adultos com deficiência auditiva. 
- Aplicar estratégias e técnicas terapêuticas avançadas para o desenvolvimento das habilidades auditivas nas diferentes faixas etárias. 
- Aplicar estratégias e técnicas terapêuticas para o desenvolvimento da linguagem oral nas diferentes faixas etárias.
- Orientar professores de crianças com deficiência auditiva.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
52388 - Adriane Lima Mortari Moret
3448798 - Natália Barreto Frederigue Lopes
1851311 - Regina Tangerino de Souza Jacob
 
Programa Resumido
Esta disciplina é organizada de forma condensada e permitirá ao aluno adquirir avançar no conhecimento da habilitação e reabilitação auditiva da criança, do adolescente e do adulto com deficiência auditiva, as metas, técnicas e estratégias terapêuticas; avaliação contínua das habilidades auditivas e da linguagem oral, desempenho e capacidade auditiva da criança, a interface do processo terapêutico fonoaudiológico na escola da criança com deficiência auditiva, as implicações afetivo-emocionais no desenvolvimento da criança, do adolescente e do adulto com deficiência auditiva, a orientação e o aconselhamento familiar, treinamento para identificação e/ou resolução de problemas em implante coclear.
 
 
 
Programa
- Avaliação contínua do desempenho auditivo e da linguagem:
a. Testes e inquéritos para avaliação da percepção auditiva da fala no silêncio e no ruído.
b. Testes e inquéritos para avaliação da linguagem oral.
- Técnicas e estratégias terapêuticas nas diferentes faixas etárias
- Jogos e brincadeiras para as diferentes faixas etárias
- Protocolos complementares de avaliação da criança, do adolescente e do adulto com deficiência auditiva
- Orientação e aconselhamento familiar
- A terapia fonoaudiológica: metas e planejamento terapêutico
- Recursos auxiliares da terapia fonoaudiológica Aurioral (caderno de experiências e diário dialogado)
- A criança com deficiência auditiva e a escola
- Leitura e escrita e a criança com deficiência auditiva
- Percepção musical e deficiência auditiva
- Aspectos éticos na habilitação e reabilitação auditiva. 
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas. - Palestras com professores convidados para temas específicos. - Discussão de vídeos. - Seminários com apresentação de temas pertinentes ao conteúdo programático. - Oficinas de estratégias terapêuticas. - Discussão de casos clínicos.
Critério
- prova escrita; - participação em sala de aula; - participação e apresentação em seminários; - trabalhos realizados e/ou apresentados.
Norma de Recuperação
A recuperação será aplicada aos alunos de acordo com a data estabelecida no calendário escolar da USP, na forma de provas escritas e/ou de trabalho sobre o tópico específico da disciplina.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
1. Bevilacqua, M.C.; Martinez, M.A.N.; Balen, S.A.; Pupo, A.C.; Reis, A.C.M.; Frota, S. Tratado de Audiologia. São
Paulo: Santos, 2011.
2. Bevilacqua MC, Formigoni GMP. O desenvolvimento das habilidades auditivas. In: Bevilacqua MC, Moret ALM,
organizadoras. Deficiência auditiva: conversando com familiares e profissionais de saúde. São José dos Campos:
Pulso Editorial; 2005. p. 179-202.
3. Bevilacqua MC, Moret ALM, organizadoras. Deficiência auditiva: conversando com familiares e profissionais de
saúde. São José dos Campos: Pulso Editorial; 2005.
4. BOÉCHAT EM et al. Tratado de Audiologia. São Paulo: Santos, 2015. 
5. Tye-Murray N. Foundations of Aural Rehabilitation: Children, Adults, and Their Family Members. Cengage
Learning, 2014.
Bibliografia Complementar:
1. Johnson CD, Seaton JB(ed.).Educational audiology handbook. New York: Delmar, Cengage Learning, 2012. 
2. Smaldino JJ, Flexer C. Handbook of Acoustic Accessibility: Best Practices for Listening, Learning, and Literacy
in the Classroom. New York: Thieme, 2012.
 

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