Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0242 - Clínica de Dispositivos Eletrônicos Aplicados à Surdez - Estágio Supervisionado
Hearing Aids Clinic – Supervised Internship

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
A disciplina enfoca o processo de seleção, verificação e adaptação do aparelho de amplificação sonora individual e aconselhamento para adultos e idosos com deficiência auditiva. Ao final da disciplina o aluno estará apto a: - Selecionar, aplicar e analisar resultados de instrumentos para avaliação dos aspectos biopsicossociais da deficiência auditiva. - Selecionar, aplicar e analisar resultados instrumentos para avaliação da prontidão para mudança (motivação) do indivíduo com deficiência auditiva para o processo de reabilitação auditiva. - Utilizar habilidades de comunicação profissional-paciente com base na abordagem centrada na pessoa. - Analisar resultados da avaliação audiológica, dados da necessidade comunicativa e impacto psicossocial da deficiência auditiva com vistas à determinação de candidatos para uso da amplificação. - Empregar adequadamente procedimentos de otoplástica para a impressão da orelha. - Selecionar as características estruturais e acústicas dos moldes auriculares/cápsulas com base nos dados audiológicos, necessidades comunicativas e outros fatores não auditivos do paciente - Prescrever as características físicas, eletroacústicas e características especiais do AASI com base nos dados audiológicos, necessidades comunicativas e outros fatores não auditivos - Avaliar e analisar resultados do desempenho eletroacústico do AASI no acoplador de 2 cc. - Conduzir a verificação e ajuste do AASI por meio de medidas com microfone sonda e analisar tais resultados. - Relacionar comentários do usuário e dados da avaliação de resultados com o uso da amplificação e propor soluções para possíveis problemas encontrados (ex: ajuste fino das parâmetros do AASI e sistemas de acoplamento (molde auricular / cápsula, aconselhamento ao usuário). - Selecionar, aplicar e analisar dados de procedimentos para avaliação de resultados com o uso da amplificação: audiometria em campo livre, testes de percepção de fala, inventários e questionários. - Realizar aconselhamento informativo e de ajuste pessoal ao indivíduo com deficiência auditiva. - Conduzir procedimentos baseados nos princípios éticos do atendimento clínico e normas de Biossegurança.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
494263 - Deborah Viviane Ferrari
5519498 - Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli
2471560 - Wanderléia Quinhoneiro Blasca
 
Programa Resumido
A disciplina enfoca a população de adultos e idosos. Particularmente, o desenvolvimento de competências clínicas a avaliação dos aspectos biopsicossociais da deficiência auditiva com vistas à seleção de candidatos ao uso do AASI, procedimentos de otoplástica, seleção de moldes auriculares e suas modificações acústicas, medidas em acoplador de 2cc, seleção, verificação e validação dos AASIs; aconselhamento ao usuário de AASI; princípios éticos do atendimento clínico e normas de Biossegurança.
 
 
 
Programa
1. Abordagem centrada na pessoa 2. Seleção de candidatos ao uso do AASI: critérios audiológicos e não audiológicos. 3. Procedimentos de otoplástica. 4. Seleção de moldes auriculares: considerações estruturais e modificações acústicas 5. Medidas eletroacústicas da performance do AASI no acoplador de 2cc: normas ANSI e IEC. 6. Métodos prescritivos lineares e não lineares para seleção do ganho por freqüência. 7. Métodos de prescrição da saída máxima. 8. Seleção de circuitos de limitação de saída: compressão e corte de picos 9. Seleção de características especiais: redução digital do ruído, cancelamento de microfonia, expansão e microfones direcionais 10. Resolução de problemas com o uso da amplificação 11. Avaliação dos resultados com uso da amplificação: a. Audiometria em campo livre b. Questionário de auto-avaliação. c. Avaliação da percepção da fala com o AASI 12. Aconselhamento ao usuário de AASI. 13. Discussão dos princípios éticos do atendimento clínico e normas de Biossegurança
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Atendimento clínico a pacientes e familiares; - Discussão de caso clínico em grupo; - Atividades de simulação - Análise de vídeos de atendimentos - Supervisão clínica. - Sala de aula invertida
Critério
- Desempenho nos atendimentos - Desempenho em exercícios ou seminários individuais ou em grupo - Participação em supervisão - Capacidade de colaboração e trabalho em equipe. - Prova escrita. As questões da prova serão em sua maioria dissertativas, que requerem a aplicação do conhecimento à situações clinicas - Prova prática: atendimento individual de caso clínico. Será aprovado, com direito aos créditos correspondentes, o aluno que obtiver nota final igual ou superior a 5,0 (cinco) e tenha, no mínimo, 70% setenta por cento de freqüência na disciplina.
Norma de Recuperação
A disciplina não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
ALMEIDA K; IORIO MCM. Próteses auditivas : fundamentos teóricos e aplicações clínicas. 2ª ed. São Paulo, Lovise, 2003. BOÈCHAT EM, MENEZES PL, COUTO CM, FRIZZO ACF, SCHARLACH RC, ANASTASIO ART. (Org.). Tratado de Audiologia. 2ªed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. KATZ, J. (ed). Tratado de Audiologia Clínica. 4.ª Ed.. São Paulo: Manole, 1999, 832 p. Bibliografia Complementar: DILLON H. Hearing aids. Sydney, Boomerang Press, 2001. BERNARDES-BRAGA Comparação das medidas com microfone sonda realizadas face a face e via teleconsulta Faculdade de Odontologia de Bauru [Dissertação].2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-15042009-100201/pt-br.php CAMPOS PD. Telessaúde: sistematização e avaliação da eficácia da teleconsulta na programação e adaptação de aparelho de amplificação sonora individual. Faculdade de Odontologia de Bauru [Dissertação].2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-28092011-091706/pt-br.php PAIVA PMP. Telessaúde e audiologia: teleconsulta para o preceptorado clínico na verificação dos aparelhos de amplificação sonora individuais. Faculdade de Odontologia de Bauru [Dissertação].2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-03092015-090511/pt-br.php SCHAUB A. Digital hearing aids. New York, Thieme, 2008. VALENTE M, HOSFORD-DUNN H, ROESER RJ (eds). Audiology Treatment. New York Thieme, 2008. VENEMA T. Compression for clinicians. New York, Thomson Delmar, 2006.
 

Clique para consultar os requisitos para BAF0242

Clique para consultar o oferecimento para BAF0242

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP