Ao final da disciplina o aluno estará apto a: - Desenvolver raciocínio teórico-prático para a realização do diagnóstico das deficiências auditivas, em crianças acima de três anos, adolescentes, adultos e idosos; - Desenvolver o domínio da técnica dos diversos procedimentos de avaliação da audição, e; - Definir a conduta clínica, ao considerar a necessidade de avaliação complementar para o diagnóstico diferencial da perda auditiva.
A disciplina Clínica de Diagnóstico Audiológico permitirá ao aluno a atuação supervisionada no processo de diagnóstico das deficiências auditivas, possibilitando o raciocínio clínico na associação da teoria com a prática. Desenvolver domínio sobre as técnicas de avaliação da audição por meio do atendimento de indivíduos em diferentes ciclos da vida, discussão de casos clínicos, discussão dos princípios éticos do atendimento clínico e normas de Biossegurança.
1. Diferentes procedimentos de avaliação audiológica a) Audiometria tonal liminar a.1. condução aérea a.2. condução óssea b) Logoaudiometria c) O uso do mascaramento auditivo na Avaliação Audiológica d) Medida da Imitância Acústica e) Testes complementares: Tone Decay Test (supra-liminar) e Weber audiométrico 2) Definição do diagnóstico audiológico quanto a presença ou não da perda auditiva, quanto ao tipo e grau 3) Discussão de conduta clínicas 4) Acolhimento e orientação ao indivíduo e/ou família. 5) Discussão dos princípios éticos do atendimento clínico e normas de Biossegurança
Bibliografia Básica: Alvarenga KF, Jacob LCB. O mascaramento na avaliação audiológica: um guia prático. São José dos Campos: Pulso Editorial; 2006 Boèchat EM, Menezes PL, Couto CM, Frizzo ACF, Scharlach RC, Anastasio ART. (Org.). Tratado de Audiologia. 2ªed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. Marchesan I e col. Tratado de Especialidades em Fonoaudiologia. 1a Ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2014 KATZ, J. (ed). Tratado de Audiologia Clínica. 4.ª Ed.. São Paulo: Manole, 1999, 832 p. Bibliografia Complementar CARVALLO,R.M; MATAS,C.G.; SCHOCHAT,E. Procedimentos em audiologia. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 88p, 2003. HALL, J. W. & MELLER, H. G. Audiologist'sdeskreference. San Diego, Singular Publishing group, 1997. ROESER,RJ. Manual de consulta rápida em audiologia: um guia prático.Copyright, 1a ed.,388pp, 2001. MUSIEK,FE& RINTELMANN,WF. Perspectivas atuais em avaliação auditiva. Manole, 522pp, 2001. OTACILIO & CAMPOS. Tratado de ORL. Roca Ltda, 1a ed., 1147p., São Paulo, 1997. Bevilacqua MC, Moret ALM, organizadoras. Deficiência auditiva: conversando com familiares e profissionais de saúde. São José dos Campos: Pulso Editorial; 2005. ASHA – American Speech-Language-hearing Association. Commitee on Audiometric Evaluation. Guidelines for audiometric symbols. Websites: 1. American Academy of Audiology. www.audiology.org 2. American Speech-Languagem-Hearing Association. www.asha.org 3. http://www.who.int/pbd/deafness/en/ 4. Academia Brasileira de Audiologia www.audiologiabrasil.org.br 5. Ministério da Saúde – Saúde Auditiva - http://portal.saude.gov.br/portal/sas/mac/area.cfm?id_area=848 http://www.saudeauditivabrasil.org.br