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Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0244 - Clínica de Audiologia Educacional e ( Re)habilitação Auditiva - Estágio Supervisionado
Educational Audiology and Auditory (Re)habilitation Clinic – Supervised Internship

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Possibilitar que o aluno adquira conhecimento e habilidades necessárias para o atendimento clínico terapêutico de crianças, adolescentes e adultos com deficiência auditiva usuários de dispositivos eletrônicos e suas famílias, fundamentadas no método Aurioral. Ao final da disciplina o aluno estará apto a: - Aplicar a terapia fonoaudiológica Aurioral para crianças, adolescentes e adultos com deficiência auditiva. - Orientar pais de crianças e adolescentes com deficiência auditiva. - Aplicar estratégias e técnicas terapêuticas para o desenvolvimento das habilidades auditivas. - Aplicar estratégias e técnicas terapêuticas para o desenvolvimento da linguagem oral. - Orientar professores de crianças e adolescentes com deficiência auditiva.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
52388 - Adriane Lima Mortari Moret
3448798 - Natália Barreto Frederigue Lopes
1851311 - Regina Tangerino de Souza Jacob
 
Programa Resumido
A disciplina permitirá ao aluno a atuação supervisionada para o aprendizado e desenvolvimento de competências no atendimento clínico às crianças e adolescentes com deficiência auditiva usuários de dispositivos eletrônicos e suas famílias, com base no método Aurioral. Desenvolver o domínio na aplicação e análise dos protocolos de avaliação e monitoramento do progresso da criança e adolescente com deficiência auditiva; técnicas terapêuticas; estratégias de comunicação; discussão de casos clínicos; discussão de princípios éticos e de biossegurança.
 
 
 
Programa
- Seleção e aplicação de protocolos de avaliação da audição, linguagem, cognição e aspectos educacionais de crianças e adolescentes com deficiência auditiva usuários de dispositivos eletrônicos. - Planejamento Terapêutico. - Terapia fonoaudiológica fundamentada no método Aurioral. - Técnicas terapêuticas e estratégias de comunicação. - Orientação quanto ao uso e manuseio dos dispositivos eletrônicos. - Orientação e aconselhamento às famílias (abordagem centrada na família). - Devolutiva às famílias e/ou pacientes do processo terapêutico. - Discussão dos princípios éticos do atendimento clínico e normas de Biossegurança.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Atendimento clínico de crianças, adolescentes e adultos com deficiência auditiva. - Atendimento às famílias no que se refere à orientação e aconselhamento familiar. - Discussão de vídeos. - Supervisão clínica. - Elaboração do Planejamento terapêutico. - Elaboração do plano semanal de atendimento. - Produção de relatórios de avaliação, planejamento, monitoramento e evolução clínica. - Participação de atividades por meio da observação de atendimento de pacientes no Centro Educacional do Deficiente Auditivo (CEDAU) do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da Universidade de São Paulo (USP).
Critério
- Raciocínio teórico-prático nos atendimentos e visitas às escolas. - Estabelecimento de planos e metas terapêuticas e avaliações do paciente. - Participação em discussões clínicas. - Trabalhos e seminários realizados e/ou apresentados. - Prova escrita. As questões da prova serão em sua maioria dissertativas e requerem a aplicação do conhecimento teórico e técnico a situações clínicas (Peso 1). - Prova prática: atendimento individual de caso clínico, conforme atuação terapêutica, discussão teórico prática, documentação, postura e responsabilidade (Peso 2). - Avaliação semanal e feedbacks fornecidos de forma verbal ao aluno em grupo e/ou individualmente.
Norma de Recuperação
A disciplina não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
Bevilacqua, M.C.; Martinez, M.A.N.; Balen, S.A.; Pupo, A.C.; Reis, A.C.M.; Frota, S. Tratado de Audiologia. São Paulo: Santos, 2011. Bevilacqua M C, Formigoni GMP. Audiologia educacional: uma opção terapêutica para a criança deficiente auditiva. Carapicuíba: Pró-fono Departamento Editorial, 1997. Bevilacqua MC, Moret ALM, organizadoras. Deficiência auditiva: conversando com familiares e profissionais de saúde. São José dos Campos: Pulso Editorial; 2005. BEVILACQUA MC, ALVES AMVS. Plano Terapêutico Fonoaudiológico (PTF) para o desenvolvimento das habilidades auditivas em crianças até 3 anos de idade usuárias de implante coclear. In: PRÓ-FONO (Org). Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos (PTFs). Barueri: Pró-Fono, 2012 BEVILACQUA MC, MORET ALM, ANGELO TCS. Plano Terapêutico Fonoaudiológico (PTF) para: Facilitando a construção da linguagem da criança implantada até três anos de idade. In: PRÓ-FONO (Org). Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos (PTFs). Barueri: Pró-Fono, 2012. Bibliografia Complementar Alves AMVS. As metas terapêuticas na habilitação da criança deficiente auditiva usuária do implante coclear [dissertação]. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 2002. Balieiro CR, Ficker LB. Reabilitação auditiva: a clínica fonoaudiológica e o deficiente auditivo. In: Lopes Filho O, editor. Tratado de Fonoaudiologia. Ribeirão Preto: Tecmedd, 2005. Balieiro CR, Gallo SL. Escrita e surdez: uma proposta discursiva. In: Berberian AP, Massi GA, Guarinello AC. Linguagem escrita: referenciais para a clínica fonoaudiológica. São Paulo: Plexus Editora, 2003. p. 93-109. BOÉCHAT EM et al. Tratado de Audiologia. São Paulo: Santos, 2015. Smaldino JJ, Flexer C. Handbook of Acoustic Accessibility: Best Practices for Listening, Learning, and Literacy in the Classroom. New York: Thieme, 2012. Tye-Murray N. Foundations of Aural Rehabilitation: Children, Adults, and Their Family Members. Cengage Learning, 2014. Duncan J et al. Auditory (Re)Habilitation for Adolescents with Hearing Loss: Theory and Practice. New York: Oxford University Press, 2015. Johnson CD, Seaton JB(ed.).Educational audiology handbook. New York: Delmar, Cengage Learning, 2012.
 

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