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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0245 - Clínica de Diagnóstico em Linguagem - Estágio Supervisionado
Language Diagnostic Clinic - Supervised Internship

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 60 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Cognitivos: identificar e diferenciar os tipos de alterações de fala, linguagem ou de aprenizagem; conhecer os diferentes instrumentos de avaliação fonoaudiológica inerentes à esta distinção; analisar e interpreta resultados fornecidos pelos instrumentos; formular hipóteses diagnósticas - Procedimentais: selecionar, organizar e aplicar procedimentos de avaliação fonoaudiológica para as alterações de fala, linguagem ou de aprendizagem.
Atitudinais: estabelecer a escuta empática; incentivar a expressão de preocupações e expectativas do paciente; identificar pistas verbais e não verbais na comunicação profissional-paciente; fazer uso de linguagem simples e objetiva; manejar problemas de comportamento infantil; demonstrar autonomia na aplicação de procedimentos de avaliação fonoaudiológica; envolver o paciente na tomada de decisões.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2509244 - Dagma Venturini Marques Abramides
84752 - Simone Rocha de Vasconcellos Hage
 
Programa Resumido
Atendimento e discussão de caso clínico. Anamnese semi-dirigida. Avaliação das habilidades de fala, linguagem oral e/ou de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Discussão de caso clínico e estabelecimento de conduta. Orientação parental. Parecer diagnóstico.
 
 
 
Programa
Atendimento e discussão de casos clínicos:
- Entrevista semidirigida com a família e escola
- Avaliação das habilidades de fala, linguagem oral e/ou de aprendizagem e desenvolvimento infantil
- Participação em discussão interdisciplinar 
- Levantamento de Diagnóstico funcional de alterações de fala, linguagem e/ou de aprendizagem
- Orientação e conduta (devolutiva)
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Problematização - Práxis - Estudo de caso - Estudo dirigido de texto (leitura recomendada)
Critério
Atendimentos: Anamnese habilidade conversacional; domínio das perguntas na condução de entrevistas. Avaliação: demonstração de preparo prévio para aplicação dos instrumentos, habilidade para a aplicação de protocolos e testes compatível com o 3º ano. Atendimentos complementares: entrevista/visita à escola. Devolutiva: clareza na explicação dos procedimentos ou da hipótese diagnóstica. Adequação da linguagem ao nível do interlocutor. Capacidade de responder a perguntas, fluência verbal e assertividade. Relatórios: redação, apresentação correta das informações de forma clara e objetiva. Seminários - discussão do caso: domínio das informações do caso, domínio para responder perguntas e discutir. Qualidade dos slides (visual, informações contidas). Levantamento da hipótese diagnóstica. Prova teórico-prática: capacidade de analisar testes, iguais aqueles aplicados no caso, capacidade de raciocínio clínico para definir hipótese diagnóstica.
Norma de Recuperação
A disciplina não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
ACOSTA VM et al. Avaliação da Linguagem: teoria e prática do processo de avaliação do comportamento lingüístico-infantil. São Paulo: Santos Editora, 2003.   
APA - AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing, 2013.
AZONI CAS et al. Tratado de Linguagem: perspectivas contemporâneas. 2ª edição. Ribeirão Preto: Booktoy, 2023.
Bibliografia complementar:
ANDRADE CRF, BEFI-LOPES DM, FERNANDES FDM, WERTZNER HF. ABFW: Teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática. Edição revisada. Carapicuíba: Pró-Fono, 2023.
CAPOVILLA CC, CAPOVILLA AGS. Prova de Consciência Sintática (PCS). São Paulo: Memnon, 2006. 
CAPOVILLA FC. Teste de vocabulário por figuras USP- TVfusp: normatizado para avaliar a compreensão auditiva de palavras dos 7 aos 10 anos. São Paulo: Memnom, 2011.
FRANKENBURG WK, Dodds JB, Archer P et al. Denver II – Teste de Triagem do Desenvolvimento. São Paulo: Hogrefe, 2018. 
HAGE SRV, PEREIRA TC, ZORZI JL. Protocolo de Observação Comportamental – PROC - valores de referência para uma análise quantitativa. Revista Cefac, v.14, n.4, p. 677-690, 2012.
HAGE SRV, RESEGUE MM, VIVEIROS DCS, PACHECO EF. Análise do perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas normais. Pró-Fono, v.19, n. 1, p. 49-58, 2007.
MENEZES ML. ADL- Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem. Rio de Janeiro: Menezes, 2019.
SEABRA AG & DIAS NM (ORGS). Avaliação Neuropsicológica Cognitiva – Linguagem Oral. São Paulo: Memnon, 20212
SILVA PB, MECCA TP, MACEDO EC. TENA – Teste de Nomeação Automática. São Paulo: Hogrefe, 2018. 
STEIN, L. M., GIACOMONI, C. H., FONSECA, R. P. Teste de Desempenho Escolar – II. São Paulo: Vetor, 2017.
FONSECA R et al. Avaliação de linguagem e funções executivas em crianças. (orgs). São Paulo: Memnon, 2016.  
SALLES et al. Neuropsilin – Inf – Instrumento de Avaliação Neuropsicológica breve para crianças. São Paulo: Vetor, 2017.
SILVA MA, MENDONÇA FILHO EJ & BANDEIRA DR. IDADI – Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil. São Paulo: Vetor, 2020.
 

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