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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0245 - Clínica de Diagnóstico em Linguagem - Estágio Supervisionado
Language Diagnostic Clinic - Supervised Internship

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 60 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação: 31/12/2023

Objetivos
- Cognitivos: identificar e diferenciar os tipos de alterações de fala e linguagem; conhecer os diferentes instrumentos de avaliação fonoaudiológica inerentes à esta distinção; analisar e interpreta resultados fornecidos pelos instrumentos; formular hipóteses diagnósticas 
- Procedimentais: selecionar, organizar e aplicar procedimentos de avaliação fonoaudiológica para as alterações de fala e linguagem; 
- Atitudinais: estabelecer a escuta empática; incentivar a expressão de preocupações e expectativas do paciente; identificar pistas verbais e não verbais na comunicação profissional-paciente; fazer uso de linguagem simples e objetiva; manejar problemas de comportamento infantil; demonstrar autonomia na aplicação de procedimentos de avaliação fonoaudiológica; envolver o paciente na tomada de decisões.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2509244 - Dagma Venturini Marques Abramides
84752 - Simone Rocha de Vasconcellos Hage
 
Programa Resumido
Atendimento e discussão de caso clínico. Anamnese semi-dirigida. Avaliação das habilidades comunicativas, da linguagem oral e do desenvolvimento infantil. Discussão de caso clínico e estabelecimento de conduta. Orientação parental. Parecer diagnóstico.
 
 
 
Programa
Atendimento e discussão de casos clínicos:
- Anamnese semidirigida 
- Avaliação das habilidades comunicativas, da linguagem oral e do desenvolvimento infantil
- Participação em discussão intradisciplinar 
- Levantamento de Diagnóstico funcional de alterações de linguagem na infância
- Orientação e conduta (devolutiva)
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Problematização – práxis - Estudo de caso - Estudo dirigido de texto (leitura recomendada)
Critério
1 - Atendimento de avaliação Aspectos avaliados: habilidade conversacional e domínio das perguntas na condução de entrevistas; habilidade para a aplicação de protocolos e testes; postura profissional 2 - Supervisão Aspectos avaliados: habilidade em expor de forma clara e objetivo seu caso; capacidade de auxiliar na discussão dos casos do grupo, exposição de leitura recomendada, postura profissional, participação nas discussões intradisciplinares. 3 - Relatórios Aspectos avaliados: redação, apresentação das informações de forma clara e objetiva. 4 - Discussão de caso Aspectos avaliados: assertividade para responder perguntas e discutir; habilidade para apresentar hipótese diagnóstica coerente com as manifestações do quadro 5 - Devolutiva ao paciente Aspectos avaliados: clareza na explicação dos procedimentos e hipótese diagnóstica com linguagem acessível; fluência verbal e assertividade.
Norma de Recuperação
A disciplina não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica:
1. ACOSTA VM et al. Avaliação da Linguagem: teoria e prática do processo de avaliação do comportamento lingüístico-infantil. São Paulo: Santos Editora, 2003.   
2. ZORZI, JL; HAGE, SRV Protocolo de Observação Comportamental: avaliação de linguagem e aspectos cognitivos infantis. São José dos Campos (SP): pulso editorial, 2004.
Bibliografia complementar:
1. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM 5. Development. In: www.dsm5.org. 2013.
2. ANDRADE CRF, BEFI-LOPES DM, FERNANDES FDM, WERTZNER HF. ABFW: Teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática. Carapicuíba: Pró-Fono, 2016.
3. CAPOVILLA CC, CAPOVILLA AGS. Prova de Consciência Sintática (PCS). São Paulo: Memnon, 2006. 
4. FRANKENBURG WK, Dodds JB, Archer P et al. Denver II – Teste de Triagem do Desenvolvimento. São Paulo: Hogrefe, 2018. 
5. HAGE SRV, PEREIRA TC, ZORZI JL. Protocolo de Observação Comportamental – PROC - valores de referência para uma análise quantitativa. Revista Cefac, v.14, n.4, p. 677-690, 2012.
6. HAGE SRV, RESEGUE MM, VIVEIROS DCS, PACHECO EF. Análise do perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas normais. Pró-Fono, v.19, n. 1, p. 49-58, 2007.
7. MENEZES ML. ADL- Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem. Rio de Janeiro: Menezes, 2019.
8. FONSECA R et al. Avaliação de linguagem e funções executivas em crianças. (orgs). São Paulo: Memnon, 2016.  
9. SALLES et al. Neuropsilin – Inf – Instrumento de Avaliação Neuropsicológica breve para crianças. São Paulo: Vetor, 2017.
10. SILVA MA, MENDONÇA FILHO EJ & BANDEIRA DR. IDADI – Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil. São Paulo: Vetor, 2020.
 

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