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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0245 - Clínica de Diagnóstico em Linguagem - Estágio Supervisionado
Language Diagnostic Clinic - Supervised Internship

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 75 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação:

Objetivos
- Cognitivos: identificar e diferenciaros tipos de alterações de fala, linguagem e aprendizagem; conhecer os diferentes instrumentos de avaliação fonoaudiológica inerentes a esta distinção; analisar e interpreta resultados fornecidos pelos instrumentos; formular hipóteses diagnósticas. - Procedimentais: selecionar, organizar e aplicar procedimentos de avaliação fonoaudiológica para as alterações de fala, linguagem e aprendizagem. - Atitudinais: estabelecer a escuta empática; incentivar a expressão de preocupações e expectativas do paciente; identificar pistas verbais e não verbais na comunicação profissional-paciente; fazer uso de linguagem simples e objetiva; manejar problemas de comportamento infantil; demonstrar autonomia na aplicação de procedimentos de avaliação fonoaudiológica; envolver o paciente na tomada de decisões.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2509244 - Dagma Venturini Marques Abramides
84752 - Simone Rocha de Vasconcellos Hage
 
Programa Resumido
Atendimento, observação e discussão de casos clínicos. Anamnese semi-dirigida. Avaliação das habilidades comunicativas, da linguagem oral e escrita e do desenvolvimento infantil. Discussão interdisciplinar. Conduta interdisciplinar. Orientação. Parecer diagnóstico.
 
 
 
Programa
Atendimento e discussão de casos clínicos: - Anamnese semidirigida - Avaliação das habilidades comunicativas, da linguagem oral e escrita e do desenvolvimento infantil - Participação em discussão interdisciplinar - Levantamento de Diagnóstico funcional de alterações de linguagem e aprendizagem. - Orientação e conduta (devolutiva)
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Problematização – práxis - Estudo de caso - Estudo dirigido de texto (leitura recomendada)
Critério
1. Atendimento Aspectos avaliados: habilidade conversacional e domínio das perguntas na condução de entrevistas; preparo prévio e habilidade para a aplicação de protocolos e testes; postura profissional (pontualidade, ética, vestimenta) 2. Supervisão Aspectos avaliados: demonstração de estudo prévio para aplicação dos procedimentos; nível e pertinência das dúvidas; habilidade em expor de forma clara e objetivo seu caso; exposição de leitura recomendada, postura profissional, participação nas discussões intra e interdisciplinares. 3. Relatórios Aspectos avaliados: redação e apresentação das informações de forma clara e objetiva. 4. Seminário Aspectos avaliados: capacidade de síntese dos dados, clareza na exposição, levantamento pertinente de hipótese(s) diagnóstica(s). 5. Outros O professor poderá inserir outros critérios, como por exemplo, prova oral ou escrita.
Norma de Recuperação
A disciplina não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica: 1. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM 5. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013. 2. SALLES et al. Neupsilin – Inf – Instrumento de Avaliação Neuropsicológica breve para crianças. São Paulo: Vetor, 2017. 3. ZORZI, JL; HAGE, SRV Protocolo de Observação Comportamental: avaliação de linguagem e aspectos cognitivos infantis. São José dos Campos (SP): pulso editorial, 2004. Bibliografia complementar: 1. ANDRADE CRF et al. ABFW: Teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática. 2ª edição, Carapicuíba: Pró-Fono, 2016. 2. ASHA – American Speech-Language-Hearing Association. ASHA. USA, c1997-2019. Disponível em: https://www.asha.org. 3. BISHOP D et al. Phase 2 of CATALISE: a multinational and multidisciplinary Delphi consensus study of problems with language development: Terminology. ournal of Child Psychology and Psychiatry, 58(10): 1068–80, 2017. 4. CAPOVILLA FC. Teste de vocabulário por figuras USP- TVfusp: normatizado para avaliar a compreensão auditiva de palavras dos 7 aos 10 anos. São Paulo: Memnom, 2011. 5. CAPELLINI et al. PROLEC - Provas de avaliação dos processos de leitura. 2ª edição. São Paulo: Casa do psicólogo, 2014. 6. FRANKENBURG WK et al. Denver II – Teste de Triagem do Desenvolvimento. São Paulo: Hogrefe, 2018. 7. HAGE SRV et al. Análise do perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas normais. Pró-Fono, v.19, n. 1, p. 49-58, 2007. 8. HAGE SRV, GRIVOL MA. Reference values of nonword repetition test for Brazilian Portuguese-speaking children. Journal of Applied Oral Science, v. 7, n.spe, p. 63-68, 2009. 9. HAGE SRV. Roteiro de anamnese fonoaudiológica. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, USP, 2020. 2 p. [material didático criado na disciplina Clínica de Diagnóstico em Linguagem]. 10. HAGE SRV. Roteiro de avaliação fonoaudiológica. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, USP, 2020. 2 p. [material didático criado na disciplina Clínica de Diagnóstico em Linguagem]. 11. MENEZES, ML. Avaliação do desenvolvimento da Linguagem 2. Rio de Janeiro: Maria Lúcia N. Menezes, 2019. 12. MOOJEN SMP. A escrita ortográfica na escola e na clínica. São Paulo: Casa do psicólogo, 2009. 13. PRANDO ML et al. Discurso Narrativo Oral. In: Avaliação de linguagem e funções executivas em crianças. Rochele Fonseca et al. (orgs). São Paulo: Memnon, 2016. Cap.06. 14. SARAIVA RA, MOOJEN SMP, MUNARSKI – Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos – para fonoaudiólogos e psicopedagogos. 3ª edição, São Paulo: Casa do psicólogo, 2015. 15. SANTOS MA; HAGE SRV. Produção textual de crianças sem dificuldades de aprendizagem. CoDAS, 27 (4): 350-8, 2015. 16. SEABRA AG, DIAS NM. Avaliação Neuropsicológica Cognitiva: linguagem oral. São Paulo: Memnon, 2012. 17. SILVA et al. Tena – Teste de Nomeação Automática. São Paulo: Hogrefe, 2018. 18. STEIN LM et al. TDE II – Teste de Desempenho Escolar. São Paulo: Vetor, 2019.
 

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