- Cognitivos: identificar e diferenciar os tipos de alterações de fala e linguagem; conhecer os diferentes instrumentos de avaliação fonoaudiológica inerentes à esta distinção; analisar e interpreta resultados fornecidos pelos instrumentos; formular hipóteses diagnósticas - Procedimentais: selecionar, organizar e aplicar procedimentos de avaliação fonoaudiológica para as alterações de fala e linguagem; - Atitudinais: estabelecer a escuta empática; incentivar a expressão de preocupações e expectativas do paciente; identificar pistas verbais e não verbais na comunicação profissional-paciente; fazer uso de linguagem simples e objetiva; manejar problemas de comportamento infantil; demonstrar autonomia na aplicação de procedimentos de avaliação fonoaudiológica; envolver o paciente na tomada de decisões.
Atendimento e discussão de caso clínico. Anamnese semi-dirigida. Avaliação das habilidades comunicativas, da linguagem oral e do desenvolvimento infantil. Discussão de caso clínico e estabelecimento de conduta. Orientação parental. Parecer diagnóstico.
Atendimento e discussão de casos clínicos: - Anamnese semidirigida - Avaliação das habilidades comunicativas, da linguagem oral e do desenvolvimento infantil - Participação em discussão intradisciplinar - Levantamento de Diagnóstico funcional de alterações de linguagem na infância - Orientação e conduta (devolutiva)
Bibliografia Básica: ACOSTA VM et al. Avaliação da Linguagem: teoria e prática do processo de avaliação do comportamento lingüístico-infantil. São Paulo: Santos Editora, 2003. APA - AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5. Arlington, VA: American Psychiatric Publishing, 2013. AZONI CAS et al. Tratado de Linguagem: perspectivas contemporâneas. 2ª edição. Ribeirão Preto: Booktoy, 2023. Bibliografia complementar: ANDRADE CRF, BEFI-LOPES DM, FERNANDES FDM, WERTZNER HF. ABFW: Teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática. Edição revisada. Carapicuíba: Pró-Fono, 2023. CAPOVILLA CC, CAPOVILLA AGS. Prova de Consciência Sintática (PCS). São Paulo: Memnon, 2006. CAPOVILLA FC. Teste de vocabulário por figuras USP- TVfusp: normatizado para avaliar a compreensão auditiva de palavras dos 7 aos 10 anos. São Paulo: Memnom, 2011. FRANKENBURG WK, Dodds JB, Archer P et al. Denver II – Teste de Triagem do Desenvolvimento. São Paulo: Hogrefe, 2018. HAGE SRV, PEREIRA TC, ZORZI JL. Protocolo de Observação Comportamental – PROC - valores de referência para uma análise quantitativa. Revista Cefac, v.14, n.4, p. 677-690, 2012. HAGE SRV, RESEGUE MM, VIVEIROS DCS, PACHECO EF. Análise do perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas normais. Pró-Fono, v.19, n. 1, p. 49-58, 2007. MENEZES ML. ADL- Avaliação do Desenvolvimento da Linguagem. Rio de Janeiro: Menezes, 2019. SEABRA AG & DIAS NM (ORGS). Avaliação Neuropsicológica Cognitiva – Linguagem Oral. São Paulo: Memnon, 20212 SILVA PB, MECCA TP, MACEDO EC. TENA – Teste de Nomeação Automática. São Paulo: Hogrefe, 2018. STEIN, L. M., GIACOMONI, C. H., FONSECA, R. P. Teste de Desempenho Escolar – II. São Paulo: Vetor, 2017. FONSECA R et al. Avaliação de linguagem e funções executivas em crianças. (orgs). São Paulo: Memnon, 2016. SALLES et al. Neuropsilin – Inf – Instrumento de Avaliação Neuropsicológica breve para crianças. São Paulo: Vetor, 2017. SILVA MA, MENDONÇA FILHO EJ & BANDEIRA DR. IDADI – Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil. São Paulo: Vetor, 2020.