Capacitar o aluno para realizar intervenção fonoaudiologica nas diferentes alterações da escrita, assim como habilitá-lo a fornecer orientação à família e à escola, dentro dos princípios da prática profissional.
Aprofundamento em aspectos teóricos sobre os diversos métodos de avaliação e intervenção aplicados aos Distúrbios da Linguagem escrita. Realização de atendimento clínico na área de diagnóstico e intervenção das alterações da linguagem escrita; participação em supervisão quanto à discussão de literatura pertinente, diagnóstico, abordagem e estratégias terapêuticas; elaboração de planejamento terapêutico; realização de orientação à família e à escola, considerando os princípios éticos e normas de biossegurança da prática fonoaudiológica.
1.Quanto a formação do aluno: a) Realizar aprofundamento teórico sobre avaliação e intervenção de: - Leitura - Escrita - Compreensão leitora - Aspectos subjacentes à leitura e à escrita b) Realizar diagnóstico nas alterações da linguagem escrita. - Anamenese - Avaliação fonoaudiológica - Exames complementares (encaminhamentos/ acompanhamentos) - Discussão de casos c) Realizar os procedimentos terapêuticos: - Planejamento terapêutico - Orientação familiar - Discussão de casos 2. Quanto á supervisão: - Levantamento bibliográfico - Discutir diagnóstico fonaudiológico - Discussão do planejamento terapêutico - Discussão de abordagens terapêuticas - Discussão e preparação de estratégias terapêuticas
Bibliográfica Básica: 1- CALDANA M. L. & CRENITTE, P.A.P, Aquisição e Desenvolvimento da leitura e escrita. Em: K.F. Genaro, D.A.C., Lamônica & M.C. Bevilacqua (Orgs), O processo de comunicação: Contribuição para formação de professores na inclusão de indivíduos com necessidades educacionais especiais. Cap. 7. pp. 109-127, 2006. 2- CAPOVILLA, A.G.S. ; CAPOVILLA, F.C. Problemas de leitura e escrita. Como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. São Paulo.E.d. Menon, São Paulo, 2001. 3- ELLIS, A.W. Leitura, escrita e dislexia: uma análise cognitiva. Ed. Artmed. Porto Alegre/ RS.,1998. 4- KANDEL, E.R. ; SCWARTZ, J.H. ; JESSEL., T.M. Fundamentos da Neurociência e do comportamento. Rio de Janeiro: Prentice - Hall do Brasil, 1997 . 5- SANTOS, M.T.M, NAVAS, A.L.G.P. Transtornos de Linguagem Escrita: teoria e prática. São Paulo. Ed. Manoele, 2016 Bibliografia Complementar: 1- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DISLEXIA. Dislexia, cérebro, cognição e aprendizagem. São Paulo: Frontis, 2000 2- ANDRADE, O.V.C.A, ANDRADE, PE,CAPELLINI, S.A. Modelo de Resposta a Intervenção- como identificar e intervir com crianças de risco para os transtornos de aprendizagem. São José do Campos, SP. Ed. Pulso, 2014 3- CARDOSO, C.O, FONSECA, R.P. Programa de Estimulação Neuropsicológica da Cognição em escolares: ênfase nas funções executivas. Ribeirão Preto SP, Book Toy. 2016 4- CRENITTE PAP. Disortografia na Dislexia. In: Senneyey AL, Capovilla FC, Montiel JM. (Orgs). Transtornos de Aprendizagem: da avaliação á reabilitação. Cap.10, pp.83-87, 2008 5- CIASCA, S. M. Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2003. 6- ELLIS, A.W. Leitura, escrita e dislexia: uma análise cognitiva. Ed. Artmed. Porto Alegre/ RS.,1998. 7- FERREIRA, L. P.; BÉFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S. C. O. (ORG). Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 2004. Cap. 42, 43, 57, 62, 64, 65, 66,67, 68. 8- FONSECA, R.P, PRANDO, M.L, ZIMMERMANN. Avaliação de Linguagem e funções executivas em crianças. São Paulo. Memnon, 2016 9- MORAIS,A.M.P. Distúrbios de Aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica. Ed. Edicon,São Paulo -SP, 1997. 10- GUERRA, L. B. A criança com distúrbio de aprendizagem : considerações sobre a terapia. Ed. E nduros. Rio de Janeiro/RJ., 2002. 11- GERBER, A. Problemas de Aprendizagem relacionados á Linguagem: sua natureza e tratamento. Artes médicas. Porto Alegre/RS., 1996. 12- GRÉGORIE, J. & PIÉRART , B. Avaliação dos problemas de leitura : os novos modelos teóricos esuas implicações diagnóticas. Artes Médicas. Porto Alegre /RS., 1997. 13- MOOJEN (coord); LAMPRECH et al. CONFIAS- Consciência Fonológica: instrumento de avaliação seqüencial. Casa do Psicólogo. 14- PEREIRA, L.D.; SCHOCHAT, E. Processamento auditivo central. São Paulo: Lovise, 1997.. 15- REBOLLO, M.A. Dificultades del Aprendizaje.Montivideo. Ed Médica Latinoamericana. 2012 16- RODRIGUES, S.D, AZONI, C.S, CIASCA, S.M. Transtornos do Desenvolvimento:da identificação precoce ás estratégias de intervenção. Ribeirão Preto. Book Toy. 2014 17- CIASCA, S.M, RODRIGUES, S.D, AZONI, C.S, LIMA, R.F. Transtornos de Aprendizagem- Neurociências e interdisciplinaridade. Ribeirão Preto. Book Toy. 2015 18- ROTTA, N. T., OHLEWEILER, L., RIESGO, R. DOS S. (2006). Transtornos da Aprendizagem: Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar. RS: Artes Médicas. 19- ZORZI, J.L. Aprender a Escrever: a apropriação do sistema ortográfico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998