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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia de Bauru
 
Fonoaudiologia
 
Disciplina: BAF0246 - Clínica de Linguagem Escrita - Estágio Supervisionado
Written Language Clinic – Supervised Internship

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 105 h ( Estágio: 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação: 31/12/2022

Objetivos
Capacitar o aluno para realizar intervenção fonoaudiologica nas diferentes alterações da escrita, assim como habilitá-lo a fornecer orientação à família e à escola, dentro dos princípios da prática profissional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
382400 - Aline Roberta Aceituno da Costa
2501681 - Patricia Abreu Pinheiro Crenitte
 
Programa Resumido
Aprofundamento em aspectos teóricos sobre os diversos métodos de avaliação e intervenção aplicados aos Distúrbios da Linguagem escrita. Realização de atendimento clínico na área de diagnóstico e intervenção das alterações da linguagem escrita; participação em supervisão quanto à discussão de literatura pertinente, diagnóstico, abordagem e estratégias terapêuticas; elaboração de planejamento terapêutico; realização de orientação à família e à escola, considerando os princípios éticos e normas de biossegurança da prática fonoaudiológica.
 
 
 
Programa
1.Quanto a formação do aluno:
a) Realizar aprofundamento teórico sobre avaliação e intervenção de:
- Leitura
- Escrita
- Compreensão leitora
- Aspectos subjacentes à leitura e à escrita
b) Realizar diagnóstico nas alterações da linguagem escrita.
- Anamenese
- Avaliação fonoaudiológica
- Exames complementares (encaminhamentos/ acompanhamentos)
- Discussão de casos
c) Realizar os procedimentos terapêuticos:
- Planejamento terapêutico
- Orientação familiar
- Discussão de casos
2. Quanto á supervisão: 
- Levantamento bibliográfico
- Discutir diagnóstico fonaudiológico
- Discussão do planejamento terapêutico
- Discussão de abordagens terapêuticas
- Discussão e preparação de estratégias terapêuticas
 
 
 
Avaliação
     
Método
Discussão de casos clínicos
Atendimento clínico individual
Apresentação de seminários
Elaboração e redação de relatórios
Realização de avaliações escritas
Critério
- Participação na discussão dos casos
- Desempenho da elaboração de relatórios de avaliação e acompanhamento da evolução clínica
- Desempenho na apresentação do caso atendido
- Desempenho em avaliação escrita
- Desempenho na apresentação de seminários
Norma de Recuperação
A disciplina não oferece recuperação.
 
Bibliografia
     
Bibliográfica Básica:
1- CALDANA M. L. & CRENITTE, P.A.P, Aquisição e Desenvolvimento da leitura e escrita. Em: K.F. Genaro, D.A.C., Lamônica & M.C. Bevilacqua (Orgs), O processo de comunicação: Contribuição para formação de professores na inclusão de indivíduos com necessidades educacionais especiais. Cap. 7. pp. 109-127, 2006.
2-   CAPOVILLA, A.G.S. ; CAPOVILLA, F.C. Problemas de leitura e escrita. Como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. São Paulo.E.d. Menon, São Paulo, 2001.
3-  ELLIS, A.W. Leitura, escrita e dislexia: uma análise cognitiva. Ed. Artmed. Porto Alegre/ RS.,1998.
4- KANDEL, E.R. ; SCWARTZ, J.H. ; JESSEL., T.M. Fundamentos da Neurociência e do comportamento. Rio de Janeiro: Prentice - Hall do Brasil, 1997 .
5- SANTOS, M.T.M, NAVAS, A.L.G.P. Transtornos de Linguagem Escrita: teoria e prática. São Paulo. Ed. Manoele, 2016
Bibliografia Complementar:
1- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DISLEXIA. Dislexia, cérebro, cognição e aprendizagem. São Paulo: Frontis, 2000
2- ANDRADE, O.V.C.A, ANDRADE, PE,CAPELLINI, S.A. Modelo de Resposta a Intervenção- como identificar e intervir com crianças de risco para os transtornos de aprendizagem. São José do Campos, SP. Ed. Pulso, 2014
3- CARDOSO, C.O, FONSECA, R.P.  Programa de Estimulação Neuropsicológica da Cognição em escolares: ênfase nas funções executivas. Ribeirão Preto SP, Book Toy. 2016
4- CRENITTE PAP. Disortografia na Dislexia. In: Senneyey AL, Capovilla FC, Montiel JM. (Orgs). Transtornos de Aprendizagem: da avaliação á reabilitação. Cap.10, pp.83-87, 2008
5- CIASCA, S. M. Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2003.
6- ELLIS, A.W. Leitura, escrita e dislexia: uma análise cognitiva. Ed. Artmed. Porto Alegre/ RS.,1998.
7- FERREIRA, L. P.; BÉFI-LOPES, D.M.; LIMONGI, S. C. O. (ORG). Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 2004. Cap. 42, 43, 57, 62, 64, 65, 66,67, 68.
8- FONSECA, R.P, PRANDO, M.L, ZIMMERMANN. Avaliação de Linguagem e funções executivas em crianças. São Paulo. Memnon, 2016
9- MORAIS,A.M.P. Distúrbios de Aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica. Ed. Edicon,São Paulo -SP, 1997.
10- GUERRA, L. B. A criança com distúrbio de aprendizagem : considerações sobre a terapia. Ed. E nduros. Rio de Janeiro/RJ., 2002.
11- GERBER, A. Problemas de Aprendizagem relacionados á Linguagem: sua natureza e tratamento. Artes médicas. Porto Alegre/RS., 1996.
12- GRÉGORIE, J. & PIÉRART , B. Avaliação dos problemas de leitura : os novos modelos teóricos esuas implicações diagnóticas. Artes Médicas. Porto Alegre /RS., 1997.
13- MOOJEN (coord); LAMPRECH et al. CONFIAS- Consciência Fonológica: instrumento de avaliação seqüencial. Casa do Psicólogo.
14- PEREIRA, L.D.; SCHOCHAT, E. Processamento auditivo central. São Paulo: Lovise, 1997..
15- REBOLLO, M.A. Dificultades del Aprendizaje.Montivideo. Ed Médica Latinoamericana. 2012
16- RODRIGUES, S.D, AZONI, C.S, CIASCA, S.M. Transtornos do Desenvolvimento:da identificação precoce ás estratégias de intervenção. Ribeirão Preto. Book Toy. 2014
17- CIASCA, S.M, RODRIGUES, S.D, AZONI, C.S,  LIMA, R.F. Transtornos de Aprendizagem- Neurociências e interdisciplinaridade. Ribeirão Preto. Book Toy. 2015
18- ROTTA, N. T., OHLEWEILER, L., RIESGO, R. DOS S. (2006). Transtornos da Aprendizagem: Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar. RS: Artes Médicas.
19- ZORZI, J.L. Aprender a Escrever: a apropriação do sistema ortográfico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998
 

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